O brasileiro Edilson Osório Júnior ganhou meio bitcoin, cerca de R$ 65 mil reais, após desvendar o segredo de uma carteira que teve sua chave privada perdida.
Apresentador do Morning Crypto, um programa que começou em 2021, Edilson recebeu um convite inusitado de um de seus espectadores: descobrir a chave de um endereço e ficar com tudo que lá tinha.
De acordo com o ex-dono da carteira de bitcoin, ele não conseguia mais ter acesso aos 0,5 bitcoins que estavam depositados no endereço. Ele até tinha anotado a chave privada, mas por algum motivo as palavras não estavam dando acesso aos valores.
Assim, ele indicou que Edilson poderia ficar com o valor, avaliado em R$ 65 mil, caso conseguisse acessar o endereço.
🌟 Em um gesto de generosidade sem precedentes, um membro da nossa comunidade decidiu doar uma quantia significativa em bitcoin, mas havia um pequeno problema: a chave privada estava perdida!
— EddieOz ⚡ (@eddieoz) September 20, 2023
Brasileiro começou plano identificando como poderia descobrir senha da carteira
Por meio de seu blog, Edilson entendeu que era uma proposta audaciosa, descobrir a senha de acesso de um endereço bitcoin. Mas como o dono doaria o valor para seu programa, o entusiasta do bitcoin logo se animou para a tarefa.
Primeiramente, ele coletou todos os dados da carteira do ex-dono, qual era o endereço público e quais palavras da chave privada ela ainda tinha.
Ao analisar as palavras anotadas, Edilson percebeu que três delas não constam na lista do BIP-39, ou seja, haviam sido anotadas erradas. O homem tinha uma carteira Ledger Nano física para guardar seus bitcoins, intocáveis para sempre a menos que alguém conseguisse descobrir a senha.
“Durante o processo, percebi que a Ledger tinha uma peculiaridade que poderia ser vista como uma falha de UX: algumas palavras se assemelhavam muito no visor, facilitando confusões por usuários mais desatentos”, disse o brasileiro.
Ele analisou ainda outros casos de sucesso em que pessoas conseguiram desvendar as senhas, assim como documentos da carteira.
Brasileiro consegue quebrar senha de acesso utilizando as palavras anotadas na carteira de bitcoin
Após uma semana rodando scripts em Python e realizando testes com processamentos de placas gráficas, Edilson conseguiu uma lista de senhas candidatas.
Todos os códigos do brute force foram colocados à disposição dos interessados no GitHub do programador, que acabou ganhando 0,5 BTC como recompensa pelo seu trabalho.
“Esta jornada não apenas resultou em vitória, mas também serviu como um lembrete poderoso da importância da segurança e da auto-custódia no mundo das criptomoedas“, concluiu Edilson na sua publicação via blog.
O analista recomenda a todos que anotem a senha de suas carteiras papel ou preferencialmente em metal. Além disso, ter mais de uma carteira, com a senha dividida em vários locais diferentes, pode ajudar muito a evitar perder o acesso de um endereço.
Apesar dos problemas para novos membros da comunidade bitcoin, Edilson é categórico sobre as pessoas não guardarem suas moedas em corretoras. “Pratique a auto-custódia, uma ferramenta vital para preservar a sua liberdade, autonomia e soberania financeira no mundo digital“, conclui o desenvolvedor brasileiro.