O investigador de criptomoedas e blockchain ZachXBT, conhecido mundialmente, acusou o brasileiro Glauber Contessoto, que mora nos Estados Unidos, de manipular o mercado de uma memecoin nova.
Glauber se tornou conhecido mundialmente após divulgar sua história envolvendo a Dogecoin. Na ocasião, quando Elon Musk se aproximou da DOGE em 2021, o brasileiro pegou dinheiro emprestado com seu banco e comprou tudo em Dogecoin.
Rapidamente, ele alcançou US$ 1 milhão de dólares e passou a observar outras memecoins, se tornando um influencer das criptomoedas.
Contudo, ele agora está envolvido em uma polêmica de manipulação de mercado da memecoin inspirada no meme “Gata Rabugenta” (Grumpy Cat).
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
“Anti-Pepe”, brasileiro buscava nova memecoin para impulsionar com seguidores
Com mais de 258 mil seguidores apenas em sua conta no Twitter, o brasileiro Glauber, conhecido também como “ProTheDoge”, iniciou uma campanha aberta contra a criptomoeda Pepe (PEPE).
A moeda inspirada em um sapo valorizou mais de 20.000% desde abril de 2023 e chegou a ameaçar o reinado da Dogecoin.
Na última quarta-feira (10), por exemplo, ele perguntou aos seus seguidores qual a nova memecoin que deveria ultrapassar a Pepe.
“So we need the next $PEPE to be an original iconic meme for this to work”
Please leave your favorite memes under this tweet – let’s brainstorm and find the next #PEPE – open to all suggestions👇🏼 pic.twitter.com/le6lG0O5zv
— SlumDOGE Millionaire (@ProTheDoge) May 10, 2023
No entanto, rapidamente ele parece ter encontrado a “sombra” de uma nova memecoin que surgiu no mercado, envolvendo a imagem da Gata Rabugenta.
Assim, desde a última quinta-feira (11), Glauber começou a publicar que está comprando a GrumpyCat Coin, e que ela vai superar a Pepe em valor de mercado.
Autor do meme original alerta que criptomoeda é um golpe
Ao ver o brasileiro tentando impulsionar seus seguidores a comprar a nova GrumpyCat, o autor original do meme se revoltou.
Com 1,5 milhão de seguidores, o perfil Real Grumpy Cat, criado em 2012 com o surgimento do meme da gata, disse que a memecoin é um golpe.
Além disso, o perfil pede que as pessoas não comprem a nova moeda, que pode ser uma fraude completa.
“Moeda fraudulenta não oficial. Não compre.”
Investigador de criptomoedas entra em cena e acusa brasileiro de manipular o mercado
Ao ver que o próprio autor do meme da Gata Rabugenta estava preocupado com uma fraude envolvendo a imagem da brincadeira da internet, o investigador ZachXBT entrou em ação.
Em uma rápida pesquisa na carteira pública do brasileiro Glauber Contessoto, ZachXBT descobriu que ele ganhou 1,8% de todas as GrumpyCat’s. Ou seja, ao se apresentar como um investidor do projeto, ele tenta impulsionar a novidade para seus seguidores, mas seu maior lucro pode vir de um pagamento na própria moeda, o que soa como uma possível manipulação de mercado.
Na última quinta-feira, Glauber chegou a criar um Twitter Spaces para falar do projeto e, confrontado pelo criador original do meme, expulsou este da conversa. Além disso, ele se recusou a comentar publicamente se está manipulando seus seguidores, mesmo após indícios públicos de sua possível ação fraudulenta.
“Atualização: ProTheDoge realizou um espaço no Twitter para a memecoin e baniu o “Grumpy Cat Manager” depois que eles denunciaram o pump and dump. Chamei o ProTheDoge por deter 1,8% de todo o supply e ele excluiu seu tweet.”
Update: @ProTheDoge held a Twitter spaces for the meme coin and kicked the Grumpy Cat Manager after they denounced the pump and dump.
I called ProTheDoge out for holding 1.8% of the entire supply and he then deleted his tweet. https://t.co/RjaDcjkghV pic.twitter.com/M6Agc4uywG
— ZachXBT (@zachxbt) May 12, 2023
Os chamados esquemas de pump e dump ocorrem quando um influencer pede que os investidores comprem determinadas criptomoedas, enquanto vendem as suas próprias no mercado. Publicamente, Glauber Contessoto ignorou as acusações e segue divulgando a memecoin para seguidores.