Uma falha no CoinMarketCap, um dos maiores sites de rastreamento de preço de criptomoedas, fez com que o preço de todas moedas subisse para níveis inimaginários na noite desta última terça-feira (14).
Conforme o site não negocia criptomoedas, apenas acompanha os preços, este bug não prejudicou nenhum usuário. Apesar disso algumas pessoas se espantaram com valores, pensando que estavam ricos já que o site também conta com uma ferramenta para acompanhar seu portfólio.
Usuários de outros serviços também reportaram que seus portfólios estavam mostrando dados errados, indicando que estes valores poderiam estar sendo importados do CoinMarketCap. Contudo, todos serviços já estão trabalhando normalmente nesta quarta-feira.
Spoiler do futuro
A mudança de preço foi tão grande que nem os mais otimistas acreditaram que era real, afinal o preço do Bitcoin chegou a cada dos 814 bilhões de dólares, fazendo com que seu valor de mercado pulasse para a casa dos 15 quintilhões de dólares.
O mesmo aconteceu com todas outras criptomoedas, incluindo stablecoins como Tether (USDT) e USD Coin (USDC) que saltaram para o valor de 14 milhões de dólares, enquanto seus valores reais são de 1 dólar por unidade.
“Qual foi a sensação de ser um trilionário por algumas horas?”
How did it feel to be a trillionaire for a couple hours?😂
— CoinMarketCap (@CoinMarketCap) December 14, 2021
O bug ocorreu no início da noite desta última terça-feira (14) e durou cerca de uma hora para ser corrigido pela equipe que desculpou-se pelo ocorrido e informou que estaria reiniciando seus servidores.
Alternativas ao CoinMarketCap
Outro grande site do setor que pode ser utilizado como alternativa ao CoinMarketCap é o CoinGecko que desde 2014 monitora o mercado de criptomoedas e também apresenta métricas sociais e outros recursos.
Caso você esteja interessado em acompanhar o mercado de corretoras brasileiros, através do Livecoins você pode acessar o MercadoCripto, site que monitora exchanges nacionais e as moedas que são negociadas por elas.