Calmaria indica nova tempestade para o Bitcoin, entenda

Siga no

Há pelo menos 25 dias o preço do Bitcoin encontra-se dentro da faixa inferior da Zona Neutra, no qual é o começo da região de resistência que se eleva até os $58,000, seria uma indecisão de mercado ou a calmaria antes da tempestade?

Gráfico Diário BITCOIN/USD

O padrão de alta formado nos preços indica continuação já que os pontos principais não foram perdidos e ainda há espaço para realização de lucro maior, porém a maior parte dos indicadores de rede sugerem os preços buscarem níveis acima do atual.

Na semana passada houve uma movimentação intensa na cadeia, ocorrendo grandes fluxos de entrada/saída de BTC confirmado não ser transação interna, ou seja, eram pessoas externas realizando essas transações.

Fluxos de entrada/saída de Bitcoin + Netflow

Logo após essas movimentações a rede ficou parada com fluxos ocorrendo abaixo da média enquanto os preços estão presos numa faixa ainda menor no curto prazo ($46,500 – $49,500).

Nesta citação no dia 25 de agosto é possível ver o volume em saídas de Bitcoin das corretoras e o volume apresentado ocorre no mesmo patamar desde o rompimento de $37,000 após confirmar a última armadilha no suporte principal.

Esse volume apresentado saiu apenas da corretora CoinbasePro, sendo confirmado o endereço como de cliente e não ser uma transação interna da própria bolsa.

Além disto houve também fluxos de entrada de BTC. No texto anterior havia mostrado uma transação da Houbi Global no qual tinha sido confirmado como transação interna, ocorreu uma entrada de 17,000 BTC naquele respectivo endereço.

Após 3 dias de investigação pela equipe da CryptoQuant diretamente com a corretora e um jornalista local Chinês, foi confirmado o endereço não pertencer a Houbi, mas sim a algum cliente.

Após a atualização na cadeia do respectivo endereço, 3 dias depois ocorreu novamente mais uma entrada de BTC na Huobi Global vinda do mesmo endereço, também confirmado como transação de cliente externo.

No indicador BTC Netflow é possível identificar os fluxos citados, ficando com saldo positivo dentro das bolsas em 18,800 BTC.

Isto significa que no curto prazo há players possivelmente posicionando oferta em patamares futuros já que não houve uma pressão de venda maior nos últimos dias, cobrindo margem em operações abertas no Futures ou até mesmo posicionando-se em outros ativos no par BTC.

Enquanto isso as Reservas de Stablecoin dentro das bolsas continuam o padrão de alta e batem novo All Time High, um dia antes da última grande saída de BTC.

Reservas de Stablecoin em todas as Exchanges (Gráfico 1h)

Essa sinalização é um bom sinal para os preços que não sofre impacto de imediato, porém ao longo dos próximos dias é possível que esse fluxo em Fiat (Stablecoins) dilua para Bitcoin/Altcoins.

A Taxa de Financiamento chegou a tocar 0.03 positivo, um patamar não visto desde maio deste ano, na quebra do suporte em $50,000 no qual agora é uma resistência de curto prazo.

Taxas de Financiamento em todas as Exchanges (Gráfico 1h)

Ao romper essa faixa podemos esperar que a taxa também aumente fora deste range que trabalha desde o começo de agosto. Isto sinaliza maior otimismo em posições Long e possivelmente um novo ciclo de alavancagem no mercado.

O FOMO ainda não foi instaurado, essa retomada recente aconteceu sem irracionalidade, apenas a oferta sentida no patamar de preços atual.

A calmaria é só mais um combustível nessa fogueira e ao romper a faixa de $50,000 o sentimento começa a mudar e intensificar para retomada de preços acima do último ATH.

Índice medo/ganância

O índice de ganância/medo já atingiu quase 73 pontos. Neste nível em diante devemos chegar e permanecer por algum tempo na ganância extrema ao atingi-la.

Os mineiros seriam bons vendedores de topo? Baseando-se no MPI, os mineiros vendem seus ativos antes do topo final de ciclo. Isto ocorreu em 2013, 2017 e agora em 2021.

Indicador MPI (Miners Position Index)

A seta amarela indica o momento em que o volume começa a ser cada vez maior, e, logo após um grande volume de saídas de mineiros, a pressão diminui e os próximos picos são mais baixos.

Historicamente na caixa amarela, é o melhor momento de comprar barato, a indicação é de que mineiros vendem seus BTC antes do possível topo e sempre que ocorreu este movimento foi durante mercados de baixa, e recentemente entramos num mercado de baixa de curto prazo, considerado também uma correção de preços. Contudo, a fase amarela é quando os mineiros acumulam mais BTC sendo um bom sinal para alta de preços.

Reservas de todos os Mineiros (Gráfico 1h)

O círculo branco marcado no indicador em 2013 e 2017 são os ATH que sinalizou final de ciclo. Repare como 2013 é bem parecido com o bull market atual, o topo histórico que finalizou a corrida acontece durante o momento que estamos abaixo de 2.00 (linha pontilhada vermelha).

Concluímos que os mineiros não acertam o momento exato do topo, porém após eles venderem podemos esperar um topo nos preços.

A força computacional da rede já volta 61,8% da correção de -75% de profundidade por conta da proibição na China, sendo o principal indicativo de que os mineiros estão ligando novamente suas máquinas em outro local que é muito bom a longo prazo para a descentralização, já que as fazendas de mineração se concentram menos em apenas um lugar.

Força computacional da rede Bitcoin (Hashrate)

O número total de transações não gastas desde o recorde histórico permanece estagnada sinalizando pouca movimentação na rede assim como a media de taxa paga na cadeia em USD está em um patamar relativamente baixo.

A média de tokens transferidos na cadeia bateu novo recorde histórico justamente nos dias que ocorreram os fluxos apresentados acima deste texto, de saídas de Bitcoin da Coinbase. 31 BTC por transação em média são transferidos na rede.

Dados da rede (Network Data)

A média de transações por bloco apresenta uma retomada na movimentação em cadeia, a linha amarela sinaliza um fluxo maior sendo movimentado nos últimos dias, sendo mais um sinal positivo para médio prazo.

O alvo nos preços seguindo apenas Análise Técnica é o topo da ZN ($58,016.89) no qual é toda região que abrange a resistência. Estamos na faixa inferior dessa faixa correndo perigo de que o suporte de curto prazo seja quebrado. Se isto acontecer um novo teste no ponto principal ($37,158.02) é inevitável, iniciando a primeira correção do movimento de recuperação desde a armadilha no suporte principal.

Gráfico Diário BITCOIN/USD

A Zona Neutra é definida ser região de Suporte ou Resistência em relação ao Canal de Referência, preço rompe topo do CR olha-se para cima do gráfico e então marca-se a resistência na ZN. Preço rompe fundo do Canal de Referência olha-se para baixo do gráfico e então marca-se suporte na Zona Neutra.

Cada linha nova formando os canais é chamado de expansão. A primeira é a partir do Canal de Referência e a partir daqui é possível medir um movimento alinhado perfeitamente com o anterior, seguindo o padrão natural do mercado!

Repare como a retração do exato movimento desde a mínima até a máxima bate em FIBO 0.618 exatamente no ponto principal citado. Isto acontece porque a expansão é o movimento referência, a partir de qualquer movimentação que expandir as retrações vão bater iguais as expansões.

Não é preciso usar mais nada no gráfico para identificar as regiões para compra e venda, basta posicionar-se nas respectivas faixas parcialmente após expandir.

 

  • Ao clicar na legenda dos gráficos você é redirecionado direto para a CryptoQuant e pode visualizar o gráfico ao vivo.
Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gabriel Cordeirohttps://www.investemais.net/
Sou Gabriel, Gestor Fundo Privado na InvesteMais. Analista dados on-chain/Técnico. Investidor e Trader criptoativos. Atuava no Mercado Tradicional, agora é 24/7 Bitcoin!
PayPal e Bitcoin

PayPal anuncia novo aplicativo para criptomoedas

O PayPal continua apostando nas criptomoedas, após ingressar no criptomercado há cerca de um ano, a empresa revelou seu novo app que traz recursos...
Ethereum. (Imagem: Adobe Stock)

Investidor veterano alerta: “Ethereum está entrando em momento de queda prolongada”

Peter Brandt é um veterano do mercado de investimentos e um nome bem respeitado entre quem acompanha criptomoedas. Peter não é um estranho para o...

“Corretoras de criptomoedas estão em risco”, diz Bloomberg

As corretoras de criptomoedas dos EUA podem estar prestes a enfrentar um grande risco de existência conforme as questões sobre a regulamentação do setor...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias