A Câmara Brasil Rússia promove no Rio de Janeiro, no dia 5 de novembro, um evento gratuito e com inscrições limitadas sobre moedas digitais, Drex, blockchain e muito mais.
”A transformação do sistema financeiro global está em curso — e o Brasil ocupa um papel estratégico nesse processo. O 1º Workshop sobre Moedas Digitais e Sociais reunirá especialistas de destaque nas áreas de blockchain, tokenização e inovação jurídica para discutir como as carteiras digitais, as stablecoins e o Drex estão redefinindo o futuro das transações internacionais, da inclusão financeira e da soberania monetária“, diz a chamada do evento.
O encontro marca o início de uma série de debates promovidos pela Câmara Brasil–Rússia, voltados à integração entre tecnologia, segurança e governança econômica global, lembra a iniciativa.
Saiba mais sobre o evento para empresas do Brasil, Rússia e CEI sobre criptomoedas
De acordo com a Câmara Brasil-Rússia, o evento tem a proposta de aproximar advogados, empresários, economistas e outros profissionais de tecnologia.
A pauta em que eles podem se unir envolve a construção de infraestruturas financeiras seguras, interoperáveis e soberanas, que conectam economias emergentes.
O evento busca aproximar juristas, empresários, economistas e profissionais de tecnologia em torno de uma pauta comum: como construir infraestruturas financeiras seguras, interoperáveis e soberanas, capazes de conectar economias emergentes e reduzir assimetrias no comércio internacional.
Com vagas limitadas e inscrições gratuitas para o evento presencial no Rio de Janeiro, a proposta apresentará palestras até sobre o Drex.
- Deivison Arthur (Diretor de Inovação & Tecnologia da Câmara Brasil–Rússia
CEO da EBX | Especialista em Open Banking, CBDC e Blockchain) 
Tema: “FPS vs Blockchain – Um panorama sobre Pix, Drex e Tokenização”
- Leandro Sender (Sócio da Sender Advogados Associados | Presidente da Comissão de Tokenização Imobiliária da OAB/RJ)
 
Tema: “O Futuro do Mercado Imobiliário: Inovação e Tendências”
- Carlos Russo (CEO e Co-Fundador da Bloquo | Coordenador da ABToken | Ex-CFO da Transfero)
 
Tema: “Pagamentos Sem Fronteiras – O Papel das Stablecoins”
- Luiz Octávio Villela de Viana Bandeira (Sócio-fundador da Viana Bandeira Advogados | PhD USP | LL.M. London School of Economics)
 
Tema: “Entre Bancos e Blockchain – Como as Stablecoins Estão Redesenhando o Crédito”
O que é a Câmara Brasil Rússia?
Fundada em 1982, a Câmara Brasil–Rússia de Indústria, Comércio e Turismo tem entre seus associados empresas e entidades brasileiras e russas de todos os portes, atuantes em setores que vão desde energia, tecnologia, agronegócio, comércio exterior, educação e inovação.
A iniciativa atua no país a serviço da colaboração entre as macroeconomias de Brasil, Rússia e CEI, que são amplamente complementares, conforme indica em seu site.
Assim, “diversas empresas de diversos setores são associadas a Câmara; não apenas firmas de capital e know-how, mas também, empresas brasileiras ligadas ao comércio exterior, bem como empresas e instituições radicadas na Rússia e CEI“, explica.
Os países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) são Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Moldávia, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão. Ou seja, a iniciativa busca alinhar empresas e agora começa a mostrar uma visão de criptomoedas para os seus membros.