Câmara discute riscos de adoção de criptomoedas no Brasil

Amanhã é dia de discussão sobre moedas digitais na Câmara dos Deputados.

-

Siga no
Camara Deputados Brasil. Imagem: Wikipédia
Camara Deputados Brasil. Imagem: Wikipédia

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados se reúne amanhã (14/8), às 10h, para deliberar, entre outras propostas, sobre os riscos e consequências da adoção de criptomoedas no Brasil.

No dia 31 de julho o deputado Glaustin Fokus (PSC-GO) requereu a realização de audiência púbica sobre o tema, REQ nº 70/2019, argumentando que a utilização de criptomoedas no mundo tem se intensificado. Atualmente, mais de duas mil e quinhentas moedas digitais, tokens ou ativos digitais com valor de mercado superior a U$ 290 bilhões.

Segundo Fokus, embora o principal risco com que se deparam os adquirentes dessas criptomoedas pareça ser a oscilação elevada dos valores em moedas soberanas, sabe-se que o risco não se limita a isso.

A emissão e comercialização de criptomoedas e de tokens ou ativos digitais traz várias ameaças no campo econômico em áreas como lavagem de dinheiro e ocultação de capitais, defesa do consumidor e regulação do sistema financeiro e do mercado de capitais.

O requerimento do deputado solicita que os integrantes da Comissão recebam esclarecimentos de especialistas do mercado e do governo, acerca dos riscos e desdobramentos do aumento nas operações realizadas com criptomoedas, fichas e ativos digitais.

Dia de discussão sobre moedas virtuais na Câmara dos Deputados.

Após a reunião da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, às 14h30 acontece a Reunião Ordinária da comissão especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei (PL) nº 2.303, de 2015, que “dispõe sobre a inclusão das moedas virtuais e programas de milhagem aéreas na definição de ‘arranjos de pagamento’ sob a supervisão do Banco Central”.

Este PL altera a Lei nº 12.865, de 2013, e a Lei nº 9.613, de 1998.
Na reunião serão votados três requerimentos para a realização de audiências públicas: o primeiro, REQ nº 1/2019, para convidar os representantes do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), BACEN, IDEC, RECEITA FEDERAL, FLOWBTC, MERCADO BITCOIN, para discutir sobre as moedas virtuais.

O segundo, REQ nº 2/2019, para discutir sobre meios de institucionalização de mercados disruptivos com a participação dos seguintes representantes: Silvio Meira, Fundador do Porto Digital, C.E.S.A.R e Prof. da UFPE-CIN; Paulo Uebel, secretário especial de Desburocratização Gestão e Governo Digital; André Ramos Santa Cruz, do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI); Vanessa Almeida, líder da iniciativa Blockchain do BNDES; Carlos Berwanger, representante da CVM, responsável pela iniciativa de sandbox regulatória; e Igor Nazareth, subsecretário de Inovação no Ministério da Economia.

E o terceiro, REQ nº 3/2019, para discutir sobre as diferentes tipos de empresas atuantes no mercado de criptoativos.

Para acompanhar:

https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/56734

https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/56722

 

Saiba tudo sobre:
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Eveline de Assis
Eveline de Assis
Jornalista, especialista em revisão de textos, entrando no mercado das criptomoedas!
Compra de Imóveis com criptomoedas

Venda de imóveis com criptomoedas dispara no Brasil

No Brasil, a procura por imóveis durante a crise tem aumentado de acordo com especialistas do setor e dados recentes. Na visão de um...
Hathor

Blockchain Hathor registra grande crescimento

A blockchain Hathor ainda não é listada em nenhuma exchange, sendo assim, sua cripto (HTR) não tem um valor de mercado definido. Mas como...
Ministro Bento Albuquerque, de Minas e Energia, e Presidente Jair Bolsonaro

Ministério de Minas e Energia busca profissional blockchain

Em busca de inovações, o Governo Federal do Brasil tem estado de olho nas tecnologias emergentes. Uma delas, a tecnologia blockchain, será necessária para...