Câmara dos Deputados discutirá Real digital e pirâmides de criptomoedas

Eventos prometem tirar a dúvida da população sobre dois temas em alta e associados indiretamente às criptomoedas.

Siga no
Dep. Áureo Ribeiro (SD-RJ)
Dep. Áureo Ribeiro (SD-RJ) - Crédito: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Nesta semana a Câmara dos Deputados terá dois eventos públicos para discutir mais detalhes sobre o Real digital e pirâmides com criptomoedas.

Ambos os requerimentos foram apresentados pelo Deputado Federal Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), autor do projeto de regulação do Bitcoin no país.

Os eventos serão públicos e a população em geral poderá acompanhar essas discussões pela internet, esclarecendo suas dúvidas sobre o assunto.

Comissão convocou especialistas em CBDC para conversar sobre Real digital

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados se reúne na próxima terça-feira (26) para falar sobre o tema do Real digital.

Essa espécie de CBDC que o Banco Central do Brasil está estudando criar seria o novo modelo de moeda digital do país, um assunto ainda novo e muito polêmico.

Para esclarecer alguns detalhes sobre o funcionamento desta tecnologia, os deputados se reunirão no plenário 12 para discutir mais sobre o assunto, visto que países como China já estão em fase de implementação de suas moedas similares a que o Brasil espera criar.

O evento acontece então às 17 horas, contando com o Professor Eduardo Diniz (EAESP), Fábio Araújo (secretário executivo do Bacen) e Keiki Sakai (R3).

Evento também sobre pirâmides financeiras com imagem das criptomoedas foi marcado

Outro evento em pauta no Congresso Nacional nesta semana é sobre as pirâmides financeiras que utilizam a imagem das criptomoedas, que ocorre na próxima quarta-feira (27).

Convocado desde setembro de 2021 pelo Deputado Aureo Ribeiro, este será um encontro com várias pessoas ligadas ao mercado, governo e polícias, somando mais de 12 pessoas.

Pelo lado das instituições do governo, foram pedidos o envio de representantes do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério da Economia e Ministério da Justiça, da Polícia Federal (PF), do Banco Central do Brasil e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), estes dois últimos que deverão ser os responsáveis por criar regras ao setor.

Da sociedade civil e representando o mercado de criptomoedas, foram chamados os advogados Artêmio Ferreira Picanço Neto, Caio Sanas e Jeferson Sarandy Brandão, todos com experiência em casos envolvendo tributações e golpes no setor.

As chamadas pirâmides financeiras têm causado problemas no Brasil há alguns anos, visto que utilizam a imagem do Bitcoin, por exemplo, para prometer rendimentos fixos no mercado para investidores. Após captar milhões com clientes, utilizando contratos e passando a imagem de negócios sólidos, muitos acabam finalizando o esquema sem devolver o dinheiro dos investidores.

Essa situação em alta no Brasil voltou a tona em 2021 com a situação de Cabo Frio, onde várias empresas surgiram no mercado com essas propostas indecorosas. Em 2019, na região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, que também chamou atenção com esquemas similares.

Tanto o evento sobre o Real digital, quanto o das pirâmides financeiras, serão abertos para que a população acompanhe pelo YouTube da Câmara dos Deputados.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Jack Dorsey abandona Twitter e agora pode se dedicar ao Bitcoin

Jack Dorsey, criador do Twitter, abandonou o cargo de diretor executivo da empresa nesta segunda-feira (29). Seu cargo será ocupado por Parag Agrawal que...

Iate virtual é vendido por R$ 3,7 milhões no Metaverso

O setor do Metaverso parece estar ganhando cada vez mais tração nos últimos dias, após a venda de um terreno por R$ 14 milhões...
Pessoa com óculos de metaverso e encostando em bloco

Banco Inter destaca potencial do Metaverso com criptomoedas

O Banco Inter publicou um novo relatório no qual destaca o potencial do Metaverso com as criptomoedas. Este é apenas mais um relatório publicado...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias