Canadenses recebem cartas com pó branco suspeito e pedido de Bitcoin

Cartas possuem ameaças à vida e exigem que os destinatários enviem fundos em Bitcoin, caso contrário, eles e / ou suas famílias sofreriam danos possivelmente por envenenamento com a substância na carta.

Siga no
Imagem: ctvnews.ca
Imagem: ctvnews.ca

Aparentemente uma nova onda de golpes com criptomoedas começou a surgir no mundo. Dessa vez, no Canadá, com moradores de diversas cidades recebendo cartas ameaçadoras pelo correio acompanhadas de um pó branco misterioso.

A polícia de Toronto emitiu um alerta no país após várias pessoas reportarem terem recebido a carta com o pó suspeito e um pedido de bitcoins.

“Dentro do envelope, uma carta vem acompanhada de um saquinho contendo um pó branco que se diz ser fentanil, a carta instrui a pessoa a depositar Bitcoin em troca do bem-estar de sua família.”

Fentanil é uma substância semelhante a morfina, porem, 100 vezes mais forte, geralmente é usada para tratar pacientes com dor intensa, principalmente após cirurgia. A substância sintética é vendida ilegalmente como pó, e alguns traficantes a misturam com outras drogas, como heroína, cocaína, metanfetamina e MDMA. O fentanil pode causar sedação, inconsciência, sonolência e até levar a morte por overdose.

Ou seja, receber o pó em casa pode significar uma grande ameaça para toda família.

A polícia do Canadá disse, contudo, que após uma análise inicial o pó parece ser apenas açúcar de confeiteiro.

Os moradores foram avisados ​​de que se trata de uma tentativa de extorsão e foram instruídos a não enviar nenhum Bitcoin para os golpistas.

As pessoas que receberam as cartas não sabiam o que era o pó, elas foram aterrorizadas e obrigadas a depositar Bitcoin “em troca do bem-estar da família”, disse a polícia de Toronto.

“As cartas possuem ameaças à vida e exigem que os destinatários enviem fundos, caso contrário, eles e / ou suas famílias sofreriam danos (possivelmente por envenenamento por fentanil)”, diz o site CTVNEWS.

Polícias de Toronto investiga cartas suspeitas contendo uma substância branca que alguns residentes relataram ter recebido pelo correio. Imagem ctvnews.ca
Polícias de Toronto investiga cartas suspeitas contendo uma substância branca que alguns residentes relataram ter recebido pelo correio. Imagem ctvnews.ca

Na semana passada, conforme publicado pelo Livecoins, um empresário russo sofreu também ameaças de terrorismo onde os golpistas pediam Bitcoin para não “explodir sua loja”. Ou seja, existe uma nova onda de golpes surgindo que é focada na chantagem e terrorismo virtual.

Extorsão envolvendo Bitcoin não é algo novo, desde o surgimento das moedas digitais os “ciber-vagabundos” estão criando novas técnicas para roubar dinheiro das pessoas. Sendo os mais comuns os ransomwares, vírus que toma controle do computador e pede resgate em Bitcoin, e a Sextorção, fraude onde o golpista diz ter gravado a pessoa no computador em um momento “íntimo” e pede Bitcoin para não vazar o suposto vídeo.

Extorsão com terrorismo e golpe com Bitcoin

No caso do terrorismo mais recente, a tática funciona assim: Um golpista ameaça a vida da vítima, ou de sua família, e pede que uma quantia de Bitcoin seja paga para que eles não cometam os crimes.

A polícia do Canadá agora investiga o golpe e alertou toda a população para quem receber a carta não manusear e pedir ajuda o quanto antes.

“Nossos investigadores estão apelando para o público que está recebendo esses pacotes e essas cartas para tentar, tanto quanto possível, não manusear essas cartas, levá-las para fora, pegar algum tipo de lata de lixo ou tampa e colocar tudo sobre a parte superior da carta para protegê-la dos elementos e notificar a polícia imediatamente ”.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Roberto von der Osten, da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT)

Bitcoin é inevitável, diz sindicalista da CUT

O sindicalista Secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Sistema Financeiro (CONTRAF-CUT), Roberto von der Osten, disse em um programa de...

Axie Infinity não pagará mais jogadores iniciantes

Axie Infinity ainda é um dos grandes sucessos dos jogos blockchain, representando uma oportunidade para muitos conseguirem ganhar enquanto jogam. No entanto, novas mudanças...
Bitcoin e criptomoedas em ETF

NASDAQ indica que ETF de Bitcoin pode ter sido aprovado, preço dispara

Os investidores de Bitcoin tem aguardado ansiosamente por uma possível aprovação de um ETF de Bitcoin, o que poderia fazer o preço do ativo...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias