Canal Samsung Brasil no YouTube é hackeado e promove golpe com criptomoedas

Na tarde desta segunda-feira, o canal da Samsung já tinha sido restaurado.

Apenas alguns dias após um dos maiores YouTubers do Brasil ter o canal hackeado e usado para aplicar golpes com criptomoedas, o mesmo aconteceu com o canal oficial da Samsung Brasil, que teve o nome trocado para “MicroStrategy” e foi usado para aplicar o famoso golpe da promoção falsa de Ethereum.

Como mostrado pelo TecnoBlog, a companhia confirmou a invasão em seu canal no YouTube, relatado inicialmente através do Twitter, com alguns usuários notando que o canal da Samsung tinha sido alterado pelos golpistas nas primeiras horas desta segunda-feira (4).

O canal da Samsung Brasil tem cerca de 1,4 milhão de inscritos, um número bastante considerável. Já o golpe era o que muitos esperam desse tipo de ataque hacker. Os vídeos antigos são privados (muitas vezes deletados) e apenas um conteúdo fica ativo: uma live usando o nome de algum famoso do mercado de criptomoedas.

No hack da Samsung Brasil estava sendo exibida uma live com uma “apresentação” de Michael Saylor, o CEO da MicroStrategy, empresa que ficou famosa após comprar milhões em bitcoin para sua reserva.

Uma curiosidade sobre o caso específico é que o conteúdo colocado pelos hackers era uma live exibida com o nome “Samsung e MicroStrategy explicam como o bitcoin pode chegar a US$ 120 mil” 

O uso do nome Samsung no título do golpe é diferente dos outros que aconteceram recentemente, onde o canal simplesmente muda completamente suas características para se passar por outra empresa. Isso indica que o ataque pode ter sido premeditado e já estava considerando o uso do nome Samsung para ser concretizado.

De acordo com o Tecnoblog, ainda na manhã desta segunda o nome do canal chegou a ser alterado para MicroStrategy e a live continuava no ar.

Como funciona o golpe da promoção falsa de criptomoedas?

Os golpes funcionam de forma bem simples: A live, que nada mais é do que palestras ou entrevistas roubadas de outras fontes com algum nome importante, exibe o tempo todo um site ou um QR Code com instruções para quem está assistindo enviar criptomoedas (Ethereum, no caso da Samsung) para uma carteira.

Eles prometem que quem enviar algum valor, receberá em dobro em alguns minutos. Isso, claro, é uma grande mentira e o dinheiro é roubado.

É um golpe simples de roubo e com vetores secundários com links para sites com malware para infectar novas vítimas e propagar os golpes. Recentemente esses golpes têm ficado bem comuns no YouTube brasileiro.

Eles são sempre espalhados por phishing, com e-mails sugerindo propostas ou parcerias e com anexos em .exe que são o ponto de entrada dos hackers.

Na tarde desta segunda-feira, o canal da Samsung já tinha sido restaurado.

Em casos de canais menores, com muito menos influência que a Samsung, essa recuperação tende a demorar alguns dias e até mesmo exige certa pressão e apoio público a quem foi afetado. Todo o cuidado é pouco nessas horas.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias