Dois candidatos a vereador que apoiam publicamente o bitcoin tentaram sua primeira eleição como candidatos a vereador da cidade de São Paulo. Ambos se apresentam como libertários e defendem pautas importantes para a economia do Brasil.
Contudo, tanto Raphaël Lima, quanto Paulo Kogos não conseguiram a quantidade de votos necessária para se elegerem desta vez. Mesmo assim, em sua primeira eleição na maior cidade brasileira, mostraram força para que em próximas eleições voltem a concorrer ao cargo.
A cidade de São Paulo conta com 55 cadeiras de vereadores e a disputa se deu de forma acirrada, visto que 1.016 candidatos tentaram uma vaga, segundo dados do TSE consultados pelo Livecoins.
Além disso, a capital paulista teve 10 candidatos ao cargo de prefeito, sendo que Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) disputarão o segundo turno no dia 27 de outubro de 2024.
Veja quanto cada candidato a vereador por São Paulo que apoia o bitcoin conseguiu nas urnas durante as eleições 2024
Anunciando pela primeira vez em sua carreira, Raphaël Lima disputou as eleições 2024 como um candidato a vereador pelo partido NOVO. Para isso, se candidatou utilizando o número 30.777, colocando como frase da campanha “SP para cima”.
Com 100% das urnas apuradas, Lima contou com 21.704 votos, sendo o segundo mais votado pelo NOVO. Em sua frente, a vereadora eleita Cris Monteiro conseguiu uma vaga como vereadora, com 56.899 votos. Ou seja, Raphaël Lima, ainda que não eleito agora, é o primeiro suplente do NOVO caso Cris se afaste do cargo nos próximos anos.
Via Facebook, ele publicou uma mensagem aos apoiadores, agradecendo a todos que acreditaram em seu trabalho.
“É, não deu. Ainda assim, foram quase 22mil pessoas que confiaram em mim, e tenho uma responsabilidade com todos vocês, com todos os doadores e todos pelo Brasil que torceram por essa campanha.
Tenho muito a aprender e a refazer. Tenho muito a pensar sobre os próximos passos. Para São Paulo a prioridade agora é garantir a derrota da esquerda. Nas cidades onde o Partido NOVO foi ao segundo turno, verei o que posso fazer para contribuir para a vitória. Parabéns a todos os vitoriosos pelo Brasil que se levantaram para defender a liberdade. Queria ter ajudado mais vocês, mas esse ano não consegui.
E para o Brasil, continuarei fazendo meu melhor para espalhar a liberdade por esse país. Continuo acreditando que boa parte da população é libertária e só não sabe disso. E sinto que é minha responsabilidade despertá-los para isso. E finalmente, parabéns Cris Monteiro pela vitória esmagadora. Que seu mandato seja brilhante!”
Dono do canal Ideias Radicais no YouTube, com mais de 800 mil seguidores, ele se mostrou feliz com o resultado do partido NOVO. Isso porque, o partido conseguiu eleger mais prefeitos e vereadores em São Paulo, o que para Raphaël Lima abre espaço para apresentar mais ideias de liberdade no estado paulista.
Já Paulo Kogos que disputou pelo partido União Brasil, candidato a vereador que também apoia o bitcoin publicamente, recebeu 11.263 votos nas eleições 2024 em São Paulo.
O seu partido conseguiu 7 cadeiras dentre às 55 disponíveis, e ainda compõe a base eleitoral de Ricardo Nunes. Entre os eleitos pelo União Brasil está Amanda Vettorazzo (do MBL).
Diferente de Raphaël Lima, Paulo Kogos ainda não se manifestou publicamente após o resultado nas urnas.