Com os avanços da CBDC da China, conhecida como Yuan Digital, o país asiático está começando a ampliar os testes da sua moeda, com a distribuição de 40 milhões de Yuans para a população de Pequim. A administração financeira local vai distribuir o dinheiro através de um sorteio, com residentes locais podendo ganhar 200 Yuan Digital.
O anuncio oficial feito pelo Escritório de Administração e Supervisão Financeira Local foi publicado na última terça-feira. No documento, o governo explica que serão distribuídos um total de 200 mil “envelopes vermelhos” com 200 Yuan Digital em Pequim. O valor distribuído para cada morador é de aproximadamente US$ 159.
Os moradores que decidirem participar precisam se registrar através de aplicativos do Banco da China e o banco Comercial e Industrial da China até o dia 7 de junho. Apenas os moradores da região de Pequim poderão participar da distribuição, com localização de GPS sendo utilizada para verificar a posição do participante, além do número de celular.
A ideia do sorteio é começar a distribuição do Yuan Digital é para que as moedas comecem a circular para que o sistema seja testado de forma eficiente. Não é de agora que esses testes estão sendo realizados, com valores sendo distribuídos entre os moradores de Pequim.
Em fevereiro deste ano, a cidade de Pequim distribuiu 10 milhões de Yuan Digital para 50 mil moradores locais. Com esses recentes testes, a cidade de Pequim está se preparando para usar a sua moeda digital durante as Olímpiadas de Inverno em 2022.
Fora da capital, a China já conduziu cerca de 10 loterias do Yuan Digital em cinco cidades. Principalmente as cidades de Shenzhen e Suzhou foram alguns dos locais onde a distribuição de moedas ocorreu, com cada uma realizando três loterias do tipo.
Essas campanhas de distribuição começaram em outubro de 2020 e cerca de 230 milhões de Yuan Digital (R$ 183 milhões) já foram distribuídos.
A distribuição do Yuan Digital ainda está em um momento inicial, provavelmente testando as capacidades da rede de lidar com transações em nível varejista, ou talvez determinar o quanto o sistema oferece informações à rede financeira do país.
A China começou a pesquisar e a desenvolver o Yuan Digital ainda em 2014, fortalecendo seus esforços após o anuncio da Libra do Facebook, em 2019.
E mesmo estando em momentos iniciais, o país asiático é o que está mais avançado no desenvolvimento de uma CBDC, com o Reino Unido ainda estudando a possibilidade de começar a desenvolver um Euro digital.