Cardano – Tome uma decisão de staking melhor

Siga no
Cardano staking
proof-of-stake Cardano

Postado originalmente em Cardanians.io em 07/10/2020 por Cardanians. Traduzido e revisado por Marcus Vinicius.

Como holder da Cardano, você provavelmente está interessado em delegar suas ADAs a uma pool. Resumindo, você está interessado em fazer stake. Este artigo pode ajudá-lo a entender o panorama geral por trás de todo o processo de staking na Cardano e suas recompensas. Mostraremos como você pode encontrar todas as informações relevantes na ferramenta ADApools.

Visão geral das moedas ADA

Simplificamos intencionalmente alguns processos e cálculos que você encontrará neste artigo. Queríamos fornecer informações compreensíveis para todos. Podemos nos aprofundar nos detalhes da próxima vez.

Cardano tem uma oferta limitada e apenas 45 bilhões de moedas “ADA” estarão em circulação. Vamos chamá-la de suprimento máximo. Isso nunca vai mudar, portanto, isto torna as ADAs um recurso precioso. Atualmente, por volta da época 220, ~31.600.000.000 de moedas circulam (oferta circulante) e ~13.400.000.000 de moedas serão gradualmente liberadas pelo protocolo nos anos seguintes.

O protocolo recompensa operadores de pool e holders pela participação ativa na descentralização da rede. Existem duas fontes de onde as moedas “ADA” são retiradas para serem usadas na recompensa da época:

 

  • Taxas de transação: Espera-se que não haja muitas transações no início. O número de transações aumentará com o tempo, pois o protocolo será mais útil e mais pessoas o usarão. Assim, as taxas irão gradativamente formar o principal recurso de recompensa.
  • Expansão monetária: O protocolo tem ~ 13.400.000.000 moedas ADA para recompensar. Vamos chamar de orçamento de recompensa. O recurso será consumido gradativamente a cada época. Portanto, as recompensas são relativamente altas no início e serão menores no futuro.

 

No início, a expansão monetária será o principal recurso para as recompensas e deverá ser substituída gradativamente pela cobrança de taxas de transação. Observe que, ao contrário da expansão monetária, a cobrança de taxas de transação não aumenta a oferta circulante. As moedas coletadas em uma determinada época são apenas redistribuídas dos usuários para os holders. Os usuários pagam pelo uso do protocolo e as taxas pertencem aos proprietários do protocolo.

A cada época, todas as taxas de transação são inseridas em um pote virtual de recompensas. Atualmente, existem cerca de 20.000 transações em cada época. Uma taxa de transação típica custa 0,164 ADAs. Isso significa que aproximadamente 3.000 ADA são coletadas como taxas de transação e colocadas no pote de recompensa virtual. A segunda fonte de recursos é a expansão monetária que é definida pelo parâmetro ρ. Atualmente, está definido em 0,2%. A cada época, 0,2% é retirado do orçamento de recompensa e também inserido no pote de recompensa virtual. Este ciclo se repete a cada época.

É necessário referir que a parte de 0,2% (expansão monetária), que é retirada do orçamento de recompensas, não é integralmente paga. Parte disso é colocada de volta no orçamento de recompensas. O protocolo sempre prepara a parte de 0,2% que representa a recompensa ideal e máxima possível. Cada moeda ADA é candidata ao prêmio, portanto, o prêmio é preparado para todas as moedas ADA em circulação. Para pagar a recompensa máxima possível, deveriam existir um número de pools igual ao definido pelo parâmetro K (atualmente 150), todas as pools deveriam estar totalmente saturadas, contando com a pledge do operador, e todas as pools deveriam ter 100% sucesso na produção de blocos. Na realidade, porém, apenas parte da recompensa máxima possível é paga por uma variedade de razões. Por exemplo, nem todas as moedas são usadas para stake, existem baixas pledges, existem nós com baixo desempenho e existem pools com baixa saturação.

A realidade é que pode existir uma pool com uma pledge baixa e apenas algumas moedas delegadas. Se a pool não criar nenhum bloco na época, uma vez que o protocolo não atribuiu nenhum slot a pool, ele não receberá recompensa. Assim, apesar de as moedas serem utilizadas para stake, nenhuma recompensa será paga ao operador da pool e também aos delegadores. Pode acontecer com uma pool de tamanho médio, que o nó possa ter alguns problemas técnicos e não consiga criar alguns blocos. Nesse caso, a recompensa será menor. Observe que colocar a recompensa não paga de volta no orçamento de recompensa é realmente bom, pois haverá mais moedas no futuro.

Para os fins do artigo, vamos supor que cerca de 50% da recompensa máxima possível seja paga. O resto é colocado de volta no orçamento de recompensa. Atualmente, 52% das moedas em circulação são utilizadas para stake e existem pools muito pequenas com baixo stake.

Suponhamos que haja 13.400.000.000 moedas ADA no orçamento de recompensa e 31.600.000.000 moedas ADA em circulação. 0,2% de 13.400.000.000 dá 26.800.000. É a recompensa máxima possível. O seguinte vai acontecer:

 

  • A soma das taxas de transação coletadas e 0,2% do orçamento de recompensa são inseridos no pote de recompensa virtual: 3.000 + 26.800.000 = 26.803.000 moedas ADA para recompensa.
  • O orçamento de recompensa após a dedução da parte de 0,2% é: 13.400.000.000-26.800.000 = 13.373.200.000
  • Como dissemos, assumimos que apenas metade da recompensa máxima possível será paga. Vamos supor que 13.400.000 moedas ADA serão pagas (recompensa paga) e o resto, 13.400.000, será colocado de volta no orçamento de recompensa (recompensa não paga). Para a próxima época, haverá o seguinte número de moedas: 13.373.200.000 + 13.400.000 = 13.386.600.000
  • Como você verá mais adiante, da recompensa paga um 20% é retirado e inserido na tesouraria.
  • Observe que as taxas de transação coletadas são totalmente distribuídas.
  • A oferta circulante será aumentada, pois a recompensa paga será adicionada a ela: 31.600.000.000 + 15.000.000 = 31.615.000.000
  • . Esta é um nova oferta em circulação para os próximos 5 dias. Observe que isso aumentará a capitalização de mercado do projeto.

 

Este ciclo se repete a cada época. Isso significa que a oferta circulante aumenta a cada 5 dias e se aproxima gradualmente da oferta máximo de 45.000.000.000 de moedas ADA. O orçamento de recompensa será gradualmente esgotado. Espera-se que a cada 4 a 5 anos haja apenas metade do orçamento de recompensa. Isso significa que haverá aproximadamente 6.700.000.000 de moedas ADA no orçamento de recompensa em 2025. Novamente, é apenas uma estimativa aproximada.

Como a recompensa da época é distribuída?

A cada época, o pote de recompensa virtual guarda as moedas ADA que serão distribuídas. Nós a chamamos de recompensa da época e ela será dividida em duas partes:

 

  • Tesouraria: O parâmetro τ define a% da recompensa da época que será enviada para a tesouraria do projeto. O parâmetro é definido para 20%.
  • A recompensa total para todas as pools: O resto, ou seja, 80%, é usado para recompensas de pools. Vamos chamar de recompensa de pools. A recompensa em grupos é posteriormente distribuída aos operadores e interessados.

 

Mostramos acima que a recompensa da época pode ser de aproximadamente 30.000.000 moedas ADA e diminui a cada época. Neste caso particular, 6.000.000 de moedas serão enviadas para a tesouraria do projeto (20%) e 24.000.000 de moedas serão usadas para premiar pools incluindo todos os delegadores (80%). Assumiremos que exatamente a metade, 12 milhões, será paga, o restante será colocado de volta no orçamento de recompensa.

As partes interessadas são operadores e delegadores de pool. Delegadores são usuários que possuem moedas ADA e as delegam a um das pools. É importante dizer que nem todas os holders da ADA são delegadores. A delegação é um processo ativo no qual as moedas são delegadas a uma pool selecionado. É economicamente vantajoso delegar moedas a uma pool; no entanto, as partes interessadas não são obrigadas a fazê-lo. Assim, nem todas as moedas que estão em circulação são ativamente utilizadas para stake. Os usuários podem ter moedas em exchanges ou poderão usá-las em outros projetos descentralizados no futuro. Vamos chamar as moedas delegadas de moedas em stake e as moedas não delegadas de moedas passivas. No momento em que este artigo foi escrito, aproximadamente 16.500.000.000 de moedas estão em stake (as moedas foram delegadas a pool) e o restante, aproximadamente 15.100.000.000 de moedas não foram delegadas. Observe que não haverá recompensa paga aos detentores de moedas passivas.

As moedas em stake são a soma das moedas que os operadores da pool usaram como pledge da pool e as moedas que os acionistas delegaram aos pools. Existem muitos pools no ecossistema Cardano e seu poder é o reflexo do número de moedas que foram prometidas pelos operadores e delegadas pelas partes interessadas a eles. Vamos chamá-lo de stake da pool.

Os stakes das pools são informações de entrada importantes para o protocolo, pois influenciam o número de slots em que os pools terão a oportunidade de criar blocos. Em outras palavras, uma pool pode se tornar um líder de slot de um determinado slot de protocolo e produzir um bloco. Recompensas de época são distribuídas apenas para pools que criaram pelo menos um bloco em uma determinada época. Pools maiores terão mais oportunidades para criar blocos. A criação de blocos pode falhar por vários motivos. Portanto, a taxa de sucesso pode variar. Além disso, o número de oportunidades de criação de blocos não é totalmente proporcional o stake das pools. Também existe um fator de aleatoriedade que influencia isso. Assim, é possível que a taxa de sucesso de uma pool seja superior a 100%. A taxa de sucesso influencia diretamente as recompensas.

Vamos explicar com mais detalhes. Por razões de simplicidade, negligenciaremos o parâmetro d que influencia a taxa de blocos que são criados por pools públicos nos primeiros meses da rede principal Shelley. Existem 432.000 segundos na época (5 dias) e o número é igual ao número de slots na época. No entanto, o protocolo é configurado de forma que os blocos sejam criados aproximadamente a cada 20 segundos. Assim, aproximadamente 21.600 blocos são criados dentro da época. Devido à aleatoriedade que está embutida no protocolo, ele pode ser criado em mais ou menos blocos.

O desempenho da pool é calculado como o número de blocos que uma pool produziu em uma determinada época, dividido pelo número esperado de blocos. O número esperado reflete o stake proporcional da pool. Suponhamos que uma pool tenha uma participação de 1%. Isso significaria que ele pode criar 1% dos blocos, que é 216. Nesse caso, a taxa de sucesso seria de 100%. Devido à aleatoriedade, a pool pode criar mais blocos do que o esperado, por exemplo, 237, portanto a taxa de sucesso é de 110%. Se a pool criar apenas 194 blocos, a taxa de sucesso será de apenas 90%.

Vamos supor que a recompensa paga seja de 12 milhões de moedas ADA em uma determinada época. Este é o valor que será distribuído a todas as pools com base no tamanho do stake, aleatoriedade e taxa de sucesso das pools. É possível fazer uma estimativa aproximada da recompensa de uma pool com base no stake de uma determinada pool. Vamos supor que um determinada pool tenha um stake de 1%, que é 1% das moedas em stake. São 165 milhões de moedas. Tal pool receberia 1% da recompensa das pools, que seria de de 120.000 moedas, as quais seriam posteriormente distribuídas entre o operador da pool e todos os delegadores. Vamos chamá-lo de recompensa da pool.

O protocolo primeiro recompensa os operadores da pool e o resto é dado aos delegadores. A recompensa para um operador de pool consiste em uma parte fixa e uma margem. A parte fixa é definida hoje em um mínimo de 340 moedas ADA. Os operadores de pool podem aumentar o número, mas a maioria escolhe 340 moedas. Quando uma parte fixa é deduzida, a margem é calculada a partir do resto. Então, a margem também é deduzida. A margem é definida por um percentual que a operadora deseja manter como prêmio. É geralmente definido de 1% a 5%. O maior percentual pode ser considerado margem excessiva. No entanto, os operadores podem configurá-lo como quiserem. A parte fixa deduzida e a margem deduzida são a recompensa para o operador da pool. O resto pertence aos delegadores. Vamos mostrar no exemplo.

Uma pool obteve 120.000 moedas como recompensa da pool. O operador mantém 340 moedas como parte fixa e define a margem para 2%.

Recompensa da pool: 120.000 moedas

Resto após a dedução da parte fixa: 120.000-340 = 119.660

Margem: 2% de 119.660 dá ~ 2.393

Recompensa dos operadores: 340 + 2.393 = 2.733

A recompensa para delegadores: 120.000–2.733 = 117.267

Como você pode ver, o operador receberá aproximadamente 2% do prêmio da pool. O resto é distribuído aos delegadores. É importante mencionar que a recompensa anual de ~ 5% é preparada para cada moeda ADA. Se você, como delegado, delegar suas moedas em uma pool e a pool receber a recompensa, você também receberá a recompensa. Na verdade, não importa se você delega suas moedas a uma pool pequeno ou grande. Você sempre receberá uma recompensa muito semelhante no caso de o desempenho da pool ser bom em relação à produção de blocos. A recompensa para delegadores é distribuída proporcionalmente. Por exemplo, se você tiver 1% do stake em um determinada pool, receberá 1% das recompensas. Em nosso exemplo, 1% de 117.267, que é ~ 1.172 moedas. Observe que também o operador da pool é uma parte interessada. O operador tem uma pledge (o stake que foi usada durante a criação da pool) e também está sujeito a recompensa.

Vamos dar uma olhada em como uma recompensa de época pode ser calculada. A recompensa anual é definida em ~ 5%. É necessário dividir a recompensa entre todas as épocas do ano. Vamos calculá-lo para 50.000 moedas ADA. A época dura 5 dias, isso significa que existem 73 épocas no ano. 5% de 50.000 é 2.500 o que é aproximadamente a recompensa anual. Se você dividir a recompensa anual pelo número de épocas, obterá aproximadamente a recompensa de época. No nosso caso, são ~ 34 moedas ADA. Nós negligenciamos uma coisa importante. Cada recompensa é usada automaticamente para o stake na carteira. Isso significa que você delega mais moedas a cada época.

Vamos resumir brevemente o que acontece em cada época. As taxas de transação e 0,2% do orçamento de recompensa são inseridos em um pote virtual. 20% do pote virtual vai para a tesouraria do projeto. 80% dele é usado para recompensar pools. Apenas uma parte das moedas que serão usadas para recompensar pools é paga. A parte não paga é devolvida ao orçamento de recompensa. A recompensa para pools é distribuída com base no stake das pools e seu desempenho. A partir da recompensa da pool, o operador é recompensado em primeiro lugar. A parte fixa e a margem são deduzidas da recompensa da pool. O restante é distribuído aos delegadores com base em seu stake.

Saturação

O coração do protocolo Cardano é a descentralização. Para evitar a existência de grandes pools, existe um tamanho idealista de pools que é ideal para a rede. Assim, o protocolo o apóia de forma que, assim que uma pool atinge um certo tamanho, as recompensas diminuem. Saturação é o termo que indica que o stake da pool é maior do que seria o ideal para a rede. O stake de uma pool consiste na pledge do operador e nas moedas delegadas. A saturação foi projetada para sinalizar aos delegadores que eles deveriam delegar a outros pools com um stake mais baixa para maximizar seus lucros.

A saturação pode ser facilmente calculada a partir do fornecimento circulante e do número de pools que são suportados pelo protocolo. O número define o parâmetro K e atualmente está definido como 150.

Saturação = 31.600.000.000 / 150 = ~ 210.600.000

Como dissemos, a oferta circulante cresce a cada época devido às recompensas de época. Assim, o nível de saturação também aumenta com o tempo. É muito provável que o parâmetro K seja aumentado no futuro para apoiar uma maior descentralização.

Ferramenta ADApools

Agora, você conhece a teoria básica por trás de todo o processo de recompensas. Descreveremos a ferramenta ADApools que você pode usar para encontrar informações úteis.

No topo do painel, você pode encontrar as informações básicas sobre época e slots. Cada época dura 5 dias e podemos ver quando termina a época 221. A Live Stake é o número de moedas ADA que são usadas para stake e o número de delegadores que têm moedas delegadas em pools (59.525). É 16,71B. Observe que o Live Stake reflete o estado real das moedas na época 221. O protocolo usa Active Stake como informação de entrada para recompensa. É o estado que foi capturado na época anterior 220 e reflete o estado das moedas no final da época 219. Observe que o stake ativo é 16,5B. Você também pode encontrar uma porcentagem que indica quantas moedas do estoque circulante são usadas para stake. Como você pode ver, é de 52,9%. A última informação refere-se ao número de pools e ao preço do ADA em USD e Satoshis.

No próximo bloco, você pode encontrar informações sobre os slots. Por exemplo, você pode ver com que frequência os blocos são criados, quem eram os líderes dos slots e quantas transações ocorriam em blocos.

A parte mais interessante em relação à recompensa é a visão geral das pools e estatísticas relacionadas. Um algoritmo de ordenação especial é usado para classificação, uma vez que existem mais parâmetros que devem ser levados em consideração.

O “Nome” é o nome das pools e você também pode encontrar “tickers de pools”. Você também pode copiar / colar “ID da pool”.

“ROA (Retorno de ADA)” é o retorno anualizado esperado de ADA com base no resultado de estaqueamento dos últimos 30 dias. É a recompensa para delegadores após a dedução da recompensa para operadores. Dependendo de quando você estiver lendo este texto, este intervalo pode ter uma base mais precisa, maior que 30 dias.

O “Stake” representa moedas que formam o poder de uma pool. Consiste em compromissos do operador e todas as moedas delegadas. Não se esqueça que o operador da pool também é titular do stake.

A “Sorte” reflete a aleatoriedade do protocolo. Se uma pool criar mais blocos do que seria esperado com base no stake, o número é superior a 100%. E vice-versa, se uma pool criar menos blocos do que seria esperado, o número será menor que 100%. A informação é calculada com base em todas as épocas anteriores. É importante saber que não importa se uma pool está atualmente acima ou abaixo de 100%. Dentro de um ano, deve ~ 100%.

“BPE (Blocos por Época)” mostra o número de blocos que foram criados em épocas anteriores. Se você rolar para cima, poderá selecionar as colunas individuais e ver os números exatos. O número atrás das colunas é o número de blocos que foram produzidos até agora na época real.

As “Taxas” são as recompensas para os operadores. Você pode encontrar a margem (você pode ver%) e a parte fixa (apenas um número que representa moedas ADA, principalmente 340 o que é o mínimo exigido).

Os “Custos” são as porcentagens da recompensa total da pool que os operadores de pools mantêm para si próprios. Significa quanto é uma recompensa do operador perceptivelmente quando as taxas são deduzidas da recompensa total da pool. É calculado a partir do Live Stake.

“Pledge” mostra o comprometimento em ADAs dos operadores de pool.

Vamos agora discutir algumas coisas importantes.

Não se esqueça que uma pool é recompensado por produzir blocos. Se o stake de uma pool estiver abaixo de um certo limite, ela pode não se tornar um líder de slot. Se a pool não criar blocos em uma determinada época, não receberá recompensa. Isso significa que o operador não será recompensado e também todos os delegadores, que delegaram moedas a pool. A aleatoriedade desempenha um papel importante no caso de tais pools. Atualmente, pools com cerca de 500.000 a 4 milhões de stake podem se tornar líderes de slots ou não. Pode acontecer que uma pool se torne um líder de slot 2x por época com um stake de 150K. Também pode acontecer que uma pool com um stake de 5M não tenha oportunidade de produzir um bloco. É seguro delegar moedas a uma pool que produziu alguns blocos em épocas anteriores e que tem um stake igual ou superior. Pode acontecer que uma pool menor produza blocos apenas devido a um delegador que delegou 2 milhões de moedas. No caso em que o delegador decida delegar moedas para outra pool, as oportunidades da pool de criar blocos diminuem. Você pode delegar moedas a pools menores, mas precisa ter cuidado com o stake.

O número de delegadores também é uma informação interessante. Se você clicar no nome de uma pool, verá muitos detalhes. Por exemplo, você pode ver a  Live Stake e o Active Stake da pool. Você pode ver quantos blocos foram criados pela pool em toda sua vida em Lifetime Blocks. O campo Delegadores é o número de delegadores que atualmente delegaram moedas a pool. Você pode encontrar outras informações autoexplicativas interessantes.

Quanto mais holders delegarem moedas para a pool, maior a probabilidade de a pool manter o stake. Claro, pode haver uma baleia com um grande stake, então se a baleia decidir sair, o stake da pool será significativamente afetada. Se você clicar na guia Delegadores, encontrará informações sobre os delegadores.

Você pode notar que pools menores têm custos superiores a 10%, apesar do fato de que a margem é relativamente baixa. Isso é causado pelo fato de que 340 moedas ADA são o mínimo exigido. É a recompensa obrigatória para os operadores e eles não podem diminuí-la, mesmo que assim o desejem. Infelizmente, quando uma pool tem um stake muito pequeno, também a recompensa por época é menor. Quando uma recompensa de pool é, por exemplo, 2.615 moedas ADA, 340 moedas fazem ~ 13%, mesmo no caso de o operador definir a margem para 0%. Deve ser dito que, para os delegadores, a recompensa ainda pode ser razoável, então não tenha tanto medo de apoiar pools menores se você encontrar um bom motivo para isso.

Você encontrará muito mais informações interessantes no ADApools e a ferramenta está ainda em desenvolvimento. Novos recursos são adicionados com bastante frequência. 

Primeiro rendimento em 15 a 20 dias

 

No artigo, não cobrimos outro tópico importante sobre épocas. Os rendimentos do staking não começam a cair imediatamente quando você delega suas ADAs. Você deve saber que se delegar moedas a uma pool na época 221, o stake será usado na época 223. É por isso que ADApools mostra o Live Stake e o Stake Ativo.  Em outras palavras, ao delegar suas ADAs, os rendimentos devem começar a ser pagos em 15 a 20 dias. Depois disso suas recompensas serão pagas de 5 em 5 dias.

 

Alguns pontos chamam atenção sobre staking da Cardano:

  • Nenhum valor mínimo está definido pelo protocolo. Você pode delegar poucas ADAs;
  • Você pode delegar moedas via carteiras oficiais como Daedalus ou Yoroi;
  • Moedas nunca saem de carteiras. Você sempre pode usá-las;
  • Você recebe uma recompensa a cada 5 dias;
  • As recompensas dependem do desempenho das pools;

 

Videos explicativos

 

A história das recompensas

https://youtu.be/Viby4__njN4

 

O ciclo de delegação da Cardano

https://youtu.be/4NnhsjglNs4

 

Como as taxas da stake pool afetam as recompensas?

https://youtu.be/xNfaCmRB5JY

Créditos: pool brasileira EBS

Conclusão

Esperamos ter tido sucesso na explicação do processo de recompensa e mecânica por trás de Cardano. Como dissemos no início, simplificamos um pouco para não sobrecarregar você com detalhes. No entanto, se você detectar um erro ou se nossa simplificação for enganosa, avise-nos e nós o corrigiremos.

ADA Brasil

A rede ADA Brasil está presente no Instagram e, além disso, tem um Twitter disponíveis para leitura. 

Por fim, este texto foi promovido por colaboradores da rede ADA Brasil e pelo Embaixador Cardano, Marcus Vinicius.

Se gostou deste conteúdo, confira também nosso canal no YouTube. Disponibilizamos 3 editorias sobre o projeto Cardano: Lives, Videos e Entrevistas.

https://www.youtube.com/oreganoeconomia

Se você gostou do nosso trabalho, agradecemos qualquer doação 🙏

ADA Brasil (Tradução)

Cardano [ADA]: Ae2tdPwUPEZ7mYXhtYDzrSs9GWbPLjopzYgPBwEigabfHAKqRkewec6YfiQ

Bitcoin [BTC]:

1BSEgdNera2Ziw6BnSy47GwSP7MKNf5x53

Ethereum [ETH, ERC20]:

0x9864CDA2B0Bce470A489B80cB0D6F993B9EaEf11

Cardanians.io (Texto original)

Cardano [ADA]: Ae2tdPwUPEZKXn3Qr2jButWgRJRB4S8TrnQvsy6uFnDCbGwc9XgtUSvbxKG

Bitcoin [BTC]:

13rxBopLWDqdUS3KzG3Jj1JNZoK43sLXde

Ethereum [ETH, ERC20]:

0x448AC9321B12490Ac8faf121B40fc6c7CDBa8fA4

Obrigado pelo apoio! ❤ 

Avatar
marcusoreganohttps://www.instagram.com/cardanobrasil
Marcus Vinicius conheceu o Bitcoin em 2014. Embaixador do projeto de Blockchain Cardano. É graduado em Ciências Econômicas pela FCE/UERJ.

Rússia pode reconhecer criptomoedas como propriedade

A Rússia tem uma história bem conturbada com relação as criptomoedas, desde projetos de lei que pretendiam criminalizar os ativos até a proposta de...

Justiça manda bitcoin.org revelar quantos bitcoins brasileiro tem

A justiça do Estado de São Paulo expediu um ofício ao Bitcoin.org, considerado o site oficial do Bitcoin no mundo todo. O caso aconteceu...
BlackFriday-Bitcoin

Bitcoin com 20% de desconto na Black Friday

O bitcoin estará à venda com desconto nesta Black Friday, quando se espera que bilhões sejam gastos em todos os tipos de produtos e...

Últimas notícias

Justiça manda bitcoin.org revelar quantos bitcoins brasileiro tem

A justiça do Estado de São Paulo expediu um ofício ao Bitcoin.org, considerado o site oficial do Bitcoin no mundo todo. O caso aconteceu...

Bitcoin com 20% de desconto na Black Friday

O bitcoin estará à venda com desconto nesta Black Friday, quando se espera que bilhões sejam gastos em todos os tipos de produtos e...

Por que o Bitcoin caiu $ 3.000 em poucas horas?

O Bitcoin não conseguiu superar seu preço histórico e caiu rapidamente de $ 19.500 para menos de $ 17.000. A moeda digital chegou enfrentar...