Carteira de Bitcoin emite alerta sobre App falso na loja da Apple

Essa não é a primeira vez que a Apple disponibiliza aplicativos falsos que roubam criptomoedas em sua loja. Apesar da alta rigorosidade na listagem de novos apps, a gigante já foi processada por uma falsa carteira de Ripple (XRP).

A Electrum, uma das mais respeitadas carteiras de Bitcoin, alertou seus seguidores sobre a presença de uma carteira falsa na App Store da Apple. Além de usar o mesmo nome, o aplicativo dos golpistas também imita o logotipo da carteira.

Conforme a Electrum não possui uma versão para iOS, sistema operacional usado pela Apple, usuários destacam que o aplicativo falso é o primeiro a aparecer nas buscas.

“O aplicativo se parece com o real, logotipo semelhante, nome semelhante. No entanto, eles se descrevem como um ‘Gerente de Despesas e Orçamento’ e até incluem algumas isenções de responsabilidade afirmando que não são uma ‘carteira de criptomoeda’”, escreveu um investidor chamado Oscar P no Twitter.

Segundo relato, seu amigo perdeu uma pequena quantia no golpe. “Não eram valores que mudam vidas, mas eram significativos para eles”, completou enquanto alertava outros investidores sobre o golpe.

Falsa carteira de Bitcoin faz vítimas na App Store

Essa não é a primeira vez que a Apple disponibiliza aplicativos falsos que roubam criptomoedas em sua loja. Apesar da alta rigorosidade na listagem de novos apps, a gigante já foi processada por uma falsa carteira de Ripple (XRP).

Segundo o senador americano Sherrod Brown, esses golpes já fizeram investidores perderem R$ 222 milhões nos últimos anos. Outras empresas, como Microsoft e Google, enfrentam os mesmos problemas de segurança.

Sendo assim, cabe ao próprio usuário estar atento as práticas dos golpistas. Em tuíte publicado nesta segunda-feira (13), a própria Electrum avisou seus usuários sobre a existência de um ‘clone’ de sua carteira na App Store da Apple, focada no roubo de criptomoedas.

“AVISO: Um aplicativo falso da Electrum está sendo distribuído na App Store da Apple.”

“A Electrum não está na AppStore, então o aplicativo falso pode ocupar o primeiro lugar no ranking de pesquisa”, comentou Oscar P, primeiro a alertar sobre o problema. “Ela aparecerá como sendo o ‘resultado correto’ para um usuário inexperiente ou apressado que não vai ler o resumo [do aplicativo].”

“Os aplicativos solicitam uma chave privada e, quando recebem uma frase-semente [de 12 palavras], eles imediatamente a carregam em seu servidor e [enviam as criptomoedas para] seu próprio endereço.”

Seguindo, o investidor destaca que a Electrum não é a única carteira que está com versões maliciosas. Algumas delas são a Samourai, Jaxx e Lumi, mas a lista parece bem maior.

Carteiras falsas de criptomoedas na App Store da Apple. Fonte: Oscar P/Reprodução.
Carteiras falsas de criptomoedas na App Store da Apple. Fonte: Oscar P/Reprodução.

Em teste realizado, o Livecoins encontrou a carteira falsa da Electrum na App Store, o que mostra que a Apple ainda não solucionou o problema mesmo sendo marcada nas denúncias acimas.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias