Carteira mais famosa de Bitcoin tem redes sociais invadidas para promover golpe

Ledger fez um malabarismo para dizer que não foi hackeada, mas sim que a conta de um de seus funcionários terceirizados foi comprometida.

A Ledger, famosa carteira de Bitcoin e criptomoedas, teve suas redes sociais invadidas neste final de semana. Os golpistas usaram o espaço para promover um golpe, visando roubar as economias dos seguidores.

A mensagem afirmava que os dados dos usuários da Ledger haviam sido expostos e recomendava que os investidores acessassem um site falso onde deveriam conectar suas carteiras.

Embora o golpe seja nítido, ele pode funcionar contra investidores recém-chegados, bem como com pessoas que agem às pressas e não verificam links com cuidado.

Conta de administrador do Discord da Ledger é hackeada para roubar criptomoedas

Hoje a Ledger conta com mais de 25.000 usuários em seu servidor do Discord, rede social que foi alvo do ataque no final de semana. A mensagem dos hackers apontava para uma vulnerabilidade, encaminhando os investidores para um site externo.

“Queremos informá-lo sobre uma vulnerabilidade recentemente descoberta em nosso sistema de segurança Ledger que pode ter resultado na exposição de dados sensíveis dos usuários”, apontava a mensagem falsa.

Para atrair a atenção das vítimas em potencial, os golpistas afirmavam que detalhes de envio, frases de recuperação de 24 palavras e dados de transações vinculados às frases de recuperação estavam comprometidos.

“Conecte sua carteira seguindo as instruções exibidas na tela”, continuava a mensagem falsa, prometendo uma compensação aos supostos afetados. Embora a mensagem já tenha sido apagada, alguns usuários capturaram a tela.

Conta de administrador do Discord da Ledger foi invadida para promover golpe no servidor da empresa. Fonte: Shuri2060/X/Reprodução.
Conta de administrador do Discord da Ledger foi invadida para promover golpe no servidor da empresa. Fonte: Shuri2060/X/Reprodução.

Há poucas semanas, outros investidores relataram que clientes da Ledger estavam recebendo cartas físicas falsas com o mesmo intuito.

Além da popularidade, as carteiras de hardware da Ledger são escolhidas por oferecerem uma maior proteção frente a alternativas mais tradicionais. Portanto, esses motivos explicam o interesse dos hackers na busca por meios alternativos para roubar esses investidores.

Fundador da Binance se pronuncia sobre vazamento, Ledger responde

Dado a fama da Ledger, até mesmo Changpeng Zhao, fundador da Binance, se pronunciou sobre o ataque. Na visão do bilionário, as redes sociais são o elo mais fraco das empresas e, portanto, investidores devem tomar cuidado.

“A conta de administrador do Discord da Ledger foi hackeada. O golpista afirmou falsamente que havia uma falha de segurança e incentivou os usuários a inserirem suas frases de recuperação em um site de phishing.”

“Nunca revele suas frases de recuperação da chave privada, independentemente de quem esteja pedindo”, recomendou CZ.

Em resposta, a Ledger fez um malabarismo para dizer que não foi hackeada, mas sim que a conta de um de seus funcionários terceirizados foi comprometida.

“Obrigado por lembrar os usuários sobre segurança, CZ. Para esclarecer: isso não foi um hack do Discord da Ledger nem das contas de administradores.”

“Mais de 24 horas atrás, a conta de um moderador terceirizado foi comprometida por um curto período, permitindo que um link de golpe fosse postado brevemente em um canal”, informou a Ledger, notando que “a conta foi removida, o site falso foi denunciado e todas as permissões foram reforçadas”.

Ledger responde ao fundador da Binance após alerta sobre golpe. Fonte: X.
Ledger responde ao fundador da Binance após alerta sobre golpe. Fonte: X.

Por fim, a recomendação final é nunca compartilhar sua frase de recuperação (12 ou 24 palavras) para ninguém. Afinal, elas dão acesso completo aos fundos de sua carteira.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.
Comprar agora

Últimas notícias