Casa Branca coloca criptomoedas na mira de força tarefa

Combate a corrupção pelo Departamento de Justiça dos EUA.

Siga no
Relâmpago sobre a Casa Branca em Washington DC, EUA
Relâmpago sobre a Casa Branca em Washington DC, EUA

A Casa Branca, residência oficial do presidente dos EUA Joe Biden, emitiu um comunicado nesta terça-feira (21), deixando claro que as criptomoedas estão na mira de uma força tarefa no país.

O mercado de criptomoedas se viu muito acuado por governos no ano de 2021, que ao observar o crescimento do setor correram para criar regras. Nos Estados Unidos, maior potencia mundial da economia e militar, o assunto virou alvo de debates no Congresso Nacional, SEC, e também na presidência.

Um dos motivos que Joe Biden observou com atenção esse setor foi devido aos ataques cibernéticos de ransomware, que afetaram serviços vitais no país. O assunto chegou a ser pauta entre os líderes das maiores potências, o G7, que emitiu um comunicado contra a Rússia, por suposto envolvimento nessa ação.

Casa Branca anuncia que as criptomoedas estão na mira de uma força tarefa para combate a corrupção

A comunicação da Casa Branca nos Estados Unidos divulgou nesta terça a “Estratégia de Combate à Corrupção“, documento que possuí 38 páginas e fala sobre vários assuntos.

Segundo o arquivo, este corresponde com o memorando do “Estudo de Segurança Nacional Sobre Estabelecimento da Luta Contra a Corrupção Como Um Interesse Nacional de Segurança Nacional dos Estados Unidos”, este último emitido em junho de 2021.

Com a estratégia definida em pilares estratégicos a serem percorridos imediatamente, cinco ações serão cumpridas pelas autoridades. Em uma delas, definida como Pilar 3, os Estados Unidos espera responsabilizar os agentes que criam corrupção no país.

Nessa posição, uma ação para melhorar os esforços de fiscalização foi tomada, com seis pontos em destaque.

O segundo ponto é o combate a corrupção com criptomoedas, do qual a Casa Branca informou que já existe uma força tarefa criada recentemente pelo Departamento de Justiça que vai se concentrar em investigações complexas envolvendo esse setor.

“Criptomoeda e corrupção: o DOJ utilizará uma força-tarefa recém-criada, a Equipe Nacional de Execução de Criptomoedas, para se concentrar especificamente em investigações complexas e processos judiciais de uso indevido de criptomoeda, particularmente crimes cometidos por câmbio virtual, serviços de mixer e tumbling e atores da infraestrutura de lavagem de dinheiro.”

Com as criptomoedas no centro das atenções, funcionários de órgãos e empresas ligadas ao governo pegos com uso ilícito de criptomoedas poderão ser duramente enquadrados pela força tarefa, que deverá focar em ações específicas para mitigar esse problema.

No comunicado da Casa Branca, o tema da corrupção deixou claro que o combate a crimes dessa natureza não serão mais admitidos, visto que como uma “ameaça fundamental ao estado de direito, a corrupção esvazia as instituições, corrói a confiança pública e alimenta o cinismo popular em relação a uma governança eficaz e responsável“.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Entenda o que é Smart Contract, a tecnologia que veio pra ficar!

Os produtos e serviços tradicionais estão sofrendo fortes mudanças decorrentes da transformação digital, criando instrumentos inteligentes para as empresas e nosso cotidiano. Carros autônomos, robôs...
Pedro Cerize, gestor de fundos brasileiro e sócio da Skopos

Gestor de fundos brasileiro critica CFA por incluir criptoativos em prova

Um famoso gestor de fundos brasileiro criticou a instituição responsável pela certificação Chartered Financial Analyst (CFA) por incluir criptoativos na prova. Como uma prova...
Símbolo do Bitcoin próximo do McDonalds

Queda do Bitcoin faz presidente de El Salvador postar foto como funcionário do McDonald’s,...

A queda do Bitcoin nos últimos dias afetou duramente o mercado, levando o presidente de El Salvador a postar uma foto usando "uniforme" do...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias