Celso Russomano pede fim de golpes com PIX

Deputado quer que Bacen faça mais publicidade de golpes para evitar problemas.

Bandeira do Brasil próximo de aplicativo com imagem do PIX, do Banco Central
Bandeira do Brasil próximo de aplicativo com imagem do PIX, do Banco Central

O deputado federal Celso Russomano pediu que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, busque em sua gestão o fim dos golpes com PIX. O novo meio de pagamento cresceu desde seu lançamento em novembro de 2020.

Russomano defende há vários anos causas no setor de defesa do consumidor. Na última terça-feira (31/05), Roberto Campos Neto foi até a Câmara dos Deputados conversar sobre o problema da inflação no Brasil, em uma audiência pública a convite da Comissão de Defesa do Consumidor.

Um dos pontos da fala do presidente do Banco Central do Brasil acabou sendo sobre a criação do PIX, que trouxe benefícios para a sociedade, além do projeto de Real digital.

Celso Russomano pede que BC acabe com golpes envolvendo PIX no Brasil

Após sua fala sobre a inflação, Campos Neto respondeu a diversas dúvidas dos parlamentares da Comissão da Câmara dos Deputados, uma delas envolvendo o PIX.

Tanto Celso Russomano (Republicanos-SP) quanto Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) questionaram sobre os golpes no setor financeiro. Segundo Russomano, o PIX ajudou bastante, mas os golpes estão muito em evidência com a ferramenta do BC.

“O PIX veio e ajudou bastante, mas ainda nós temos aí uma quantidade grande de golpes com PIX e, eu acho que, mais uma vez se a gente alertar a população, fizer ações de alerta a população, nós podemos ajudar a evitar esses golpes.”

Já Sílvio questionou se o Bacen tem conversado com o mercado sobre as fraudes remotas no Brasil, visto que há vários casos alarmantes sendo expostos nos últimos meses.

Em resposta, Campos Neto disse que a fraude no sistema bancário caiu muito com a pandemia, com as pessoas evitando a busca de dinheiro. Com a chegada do PIX, os golpes voltaram a subir, ainda que o nível de fraudes seja similar ao de antes da pandemia.

“Vejo muitas vezes pessoas as pessoas associando um negócio ao PIX, mas, na verdade, o índice de incidentes era muito parecido, só tinha mudado o instrumento. Temos melhorado o PIX, vamos começar a entrar nas contas receptoras mais claramente.”

Vale lembrar que o PIX é o sistema que antecede a criação do Real digital e o BC tem planos de integrar esse sistema a nova CBDC quando essa for lançada no futuro.

“Robô do PIX” tem causado alvoroço para investidores desatentos

Um dos golpes que se popularizaram entre investidores do mercado financeiro foram os chamados Robôs do PIX, que oferecem lucros com a transferência de valores pelo sistema do Bacen.

Dessa forma, investidores acreditam que ao enviar um PIX para uma conta, o valor é rentabilizado e retorna com rendimentos. Normalmente as promessas de lucros são altas e rápidas, de esquemas que não passam de pirâmides financeiras.

Vale lembrar que o Nubank salvou uma cliente de golpe do “robô do PIX” recentemente, caso que ganhou repercussão para os perigos da prática.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias