Dan Schulman, CEO do PayPal, participou do evento Axis Tel Aviv nesta semana e mostrou-se animado com as criptomoedas após responder uma pergunta do portal CTech. Na ocasião, Schulman afirmou que está “muito empolgado com o que a tecnologia das criptomoedas pode fazer com o sistema financeiro.”
Contudo, mostrou-se indiferente em relação à especulação de preço destas moedas, especialmente do Bitcoin. Seguindo, o CEO do Paypal fez menção a CBDCs e stablecoins, dando mais pistas sobre o que ele realmente espera para o futuro.
Quanto a integração de criptomoedas, o PayPal já está trabalhando com elas há algum tempo. Em setembro do ano passado, a sua carteira de criptomoedas foi um dos principais destaques do anúncio de seu novo aplicativo.
CEO do Paypal está interessado na utilidade das criptomoedas
Criado em 2009, o Bitcoin é tanto uma criptomoeda quanto um sistema de pagamentos. Contudo, a maioria das pessoas está mais interessada na moeda, devido ao seu potencial de valorização, porém esta não é a visão de Dan Schulman, CEO do PayPal.
Em comentários sobre o tema durante a Axis Tel Aviv, Schulman afirmou que não está interessado nas variações de preço das criptomoedas, especialmente do Bitcoin, e sim em como elas podem mudar o mundo dos pagamentos.
“Acredito que as coisas iniciais que todos pensam sobre criptomoedas, comprando e vendendo, e qual será o preço do bitcoin amanhã, essa é a parte menos interessante sobre moedas digitais para mim. Isso é pensar nas moedas digitais como uma classe de ativos.”, afirmou Dan Schulman.
“Para mim, a coisa realmente empolgante sobre as moedas digitais é que tipo de utilidade elas podem fornecer em pagamentos.”
Seguindo, Schulman comenta que diversos Bancos Centrais estão buscando emitir suas próprias moedas digitais, também chamadas CBDCs, usando a tecnologia introduzida pelo Bitcoin. Como destaque, a China já possui o Yuan Digital, já os EUA ainda estão céticos se os benefícios do Dólar Digital serão maiores que os riscos trazidos por ele.
“A interseção entre CBDC, stablecoins, carteiras digitais e utilidade aprimorada de pagamentos através das criptomoedas não é apenas fascinante, mas penso que redefinirá muito do mundo financeiro daqui para frente.”, completou o CEO do PayPal.
O ponto de vista de Schulman não é nenhuma surpresa, afinal pagamentos são o foco da sua empresa. Contudo, a remoção de intermediários, tanto pelas criptomoedas quanto pelas CBDCs, pode apresentar um risco a seu negócio, portanto, nada mais justo que o PayPal estar atento a isso.