A Coinbase foi condenada a pagar uma multa de US $ 6,5 milhões, cerca de R$ 35 milhões, para resolver acusações apresentadas pela Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities por relatórios imprecisos e manipulação de mercado.
A CFTC descobriu que a Coinbase estava envolvida em práticas que forneciam “informações enganosas” a serviços como o Coinmarketcap. Isso aconteceu por meio do uso indevido de bots de negociação e até mesmo atividades irregulares de um funcionário da empresa.
De acordo com o documento publicado pela agência americana, entre janeiro de 2015 e setembro de 2018, a corretora “entregou relatórios falsos ou imprecisos sobre transações em ativos digitais, incluindo Bitcoin, na plataforma GDAX (agora Coinbase PRO).”
Durante este período, diz o documento, a Coinbase operava dois programas de negociação automatizados, Hedger e Replicator, que “geravam ordens que às vezes combinavam entre si.”
“Hedger e Replicator tinham finalidades independentes; na prática, os programas combinavam ordens entre si em certos pares de negociação, resultando em negociações entre contas de propriedade da Coinbase”, disse a CFTC.
Volume falso e manipulação de mercado
A Coinbase teria incluído as informações para essas transações em seu site e fornecia aos serviços de relatórios, diretamente ou por meio do acesso ao seu site.
De acordo com a ordem da CFTC, essas informações “resultavam em um volume percebido e nível de liquidez de ativos digitais, incluindo Bitcoin, falso, enganoso, ou impreciso.”
O pedido também afirma que durante um período de seis semanas, entre agosto a setembro de 2016, um ex-funcionário da Coinbase usou um dispositivo manipulador ao colocar intencionalmente ordens de compra e venda no par de negociação Litecoin / Bitcoin na GDAX que combinavam entre si os trades.
Isso criou uma aparência enganosa de liquidez e interesse comercial na Litecoin. A Coinbase é, portanto, considerada indiretamente responsável pela conduta do funcionário.
“Relatar informações de transações falsas, enganosas ou imprecisas prejudica a integridade dos preços de ativos digitais”, diz o documento.
Coinbase
A corretora concordou em pagar a multa como um esforço para não deixar nenhuma mancha em sua imagem antes de abrir seu capital, que deve acontecer nos próximos dias.
A empresa divulgou um comunicado dizendo que a investigação não alegou nenhum dano aos clientes. “Nós nos engajamos proativamente com a CFTC ao longo de sua investigação e acreditamos que nossas conversas foram construtivas e contribuíram para um resultado satisfatório para ambas as partes”.