O bilionário e crítico do bitcoin, Peter Schiff, chamou o ChatGPT de uma ferramenta inteligente, por ignorar a moeda digital como proteção e recomendar a compra de ouro como um hedge de crises.
Conhecido por prever a crise de 2008 no mercado imobiliário dos Estados Unidos, Schiff é um defensor do ouro, ou seja, gostou de ver a inteligência artificial concordar com sua teoria.
Vale lembrar que muitos consideram ambos os ativos, bitcoin e ouro, como formas de proteção. Contudo, para Peter, o bitcoin é uma tecnologia obsoleta que não serve como boa proteção de capital no longo prazo.
“Afinal, ChatGPT AI é bastante inteligente. Não recomendou nenhuma alocação para Bitcoin.”
#ChatGPT AI is pretty intelligent after all. It didn't recommend any allocation to #Bitcoin.https://t.co/mnhRN2TmFm
— Peter Schiff (@PeterSchiff) April 6, 2023
O que diz o artigo que conversou com o ChatGPT e supostamente recebeu a recomendação de compra de ouro e não de bitcoin?
Para dizer que o ChatGPT é uma tecnologia inteligente, Peter Schiff citou um artigo publicado pelo News Trail. No material, contudo, a autora Francisca Sequeira faz uma verificação de fatos.
De acordo com ela, circula na internet uma notícia falsa, sugerindo que o ChatGPT indicou a compra de ouro, a manutenção de dinheiro e outros ativos como proteção de patrimônio.
Contudo, ela mesmo pesquisou a ferramenta de inteligência artificial na última quinta-feira (6), não obtendo os mesmos resultados. Em sua checagem de fatos, a autora identificou que ao contrário da chamada do artigo, o ChatGPT alerta que o ouro também pode sofrer em crises financeiras.
Além disso, o ouro é uma posição bem baixa no portfólio de investidores renomados do mundo das finanças, não se mostrando como “invulnerável” em uma eventual crise.
Ao que tudo indica, sem ler a verificação, Peter Schiff compartilhou o artigo apenas pelo seu título, que ele acreditava que o ChatGPT elogiava o ouro, quando de fato não o faz.
Oportunidades para cutucar o bitcoin
Crítico do bitcoin, tudo indica que Peter Schiff não perdeu a oportunidade de usar a imagem da ferramenta de inteligência artificial para criticar a moeda digital.
Nos últimos dias, ele também disse que o Bitcoin liderará o colapso dos ativos de risco, indicando que em uma eventual crise financeira, o BTC cairá antes.
A opinião do homem que previu a crise de 2008 é clara quanto ao bitcoin, de que a moeda é uma bolha especulativa capaz de causar prejuízos financeiros. Contudo, nos últimos anos, Peter Schiff tem recomendado a venda de bitcoin com frequência, enquanto no mercado a cotação da moeda não para de subir.
Alguns fãs do bitcoin, vale lembrar, acreditam tanto no ouro quanto no BTC como reserva contra crises financeiras.