China limita saques em bancos e causa corrida aos bancos

Atualmente a economia do país passar por problemas em diferentes âmbitos e o número de inadimplência em empréstimos vem crescendo cada vez mais.

Yuan Digital (Moeda Digital da China)
yuan china

Um dos principais problemas de termos todo nosso dinheiro guardado no banco é que ele controla quando ou não podemos usá-lo. Apesar de se raro, o controle de saques é uma medida adotada por bancos em diferentes ocasiões, principalmente quando muitas pessoas começam a sacar valores em meio a uma economia depreciativa, a chamada corrida aos bancos.

O mais recente exemplo desse tipo de atitude aconteceu na China, que adotou uma nova medida para diminuir a quantidade de valores sacados ao limitar quanto pode ser retirado. Agora, para sacar e depositar grandes valores é necessário pedir uma autorização para as autoridades do país.

Mesmo com uma recente recuperação econômica após a crise do coronavírus, os cidadãos não estão com alta confiança no sistema financeiro e principalmente nas instituições do país asiático.

Com isso, uma série de corridas as bancos passou a acontecer nas províncias da China, o que colocou os bancos e as entidades financeiras em alerta para a possibilidade e de problemas de insolvência.

Foram registradas corridas aos bancos, com formação de filas para quem queria retirar o dinheiro.

Desde o dia primeiro de julho, os residentes da província de Hebei, no norte da China, são obrigados a pedirem autorização para fazer saques de grandes quantidades de dinheiros em bancos comerciais.

Os residentes precisam providenciar informações sobre o propósito do saque para qualquer transação acima de 100 mil yuan (cerca de R$76 mil). O limite para as empresas é de 500 mil yuans (R$ 384 mil).

Ainda com o objetivo de evitar problemas de insolvência, os que foram aprovados também precisam avisar que vão realizar uma transação com 1 dia de antecedência para o Banco.

Medida vai ser estendia para toda a China

Após a implementação em Hebei, onde o problema de corrida aos bancos tem sido mais consistente, outras províncias vão adotar esse tipo de autorização para realizar depósitos e saques.

Atualmente a economia do país passar por problemas em diferentes âmbitos e o número de inadimplência em empréstimos vem crescendo cada vez mais.

Esse tipo de problema mostra algumas das principais fraquezas do sistema financeira tradicional. Sendo assim, é por isso que muitos defendem o uso do Bitcoin como proteção contra essas instituições

Para importantes nomes, é hora de começar a colocar pelo menos 1% dos seus fundos em Bitcoin.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias