China limita saques em bancos e causa corrida aos bancos

Atualmente a economia do país passar por problemas em diferentes âmbitos e o número de inadimplência em empréstimos vem crescendo cada vez mais.

Siga no
Yuan Digital (Moeda Digital da China)
yuan china

Um dos principais problemas de termos todo nosso dinheiro guardado no banco é que ele controla quando ou não podemos usá-lo. Apesar de se raro, o controle de saques é uma medida adotada por bancos em diferentes ocasiões, principalmente quando muitas pessoas começam a sacar valores em meio a uma economia depreciativa, a chamada corrida aos bancos.

O mais recente exemplo desse tipo de atitude aconteceu na China, que adotou uma nova medida para diminuir a quantidade de valores sacados ao limitar quanto pode ser retirado. Agora, para sacar e depositar grandes valores é necessário pedir uma autorização para as autoridades do país.

Mesmo com uma recente recuperação econômica após a crise do coronavírus, os cidadãos não estão com alta confiança no sistema financeiro e principalmente nas instituições do país asiático.

Com isso, uma série de corridas as bancos passou a acontecer nas províncias da China, o que colocou os bancos e as entidades financeiras em alerta para a possibilidade e de problemas de insolvência.

Foram registradas corridas aos bancos, com formação de filas para quem queria retirar o dinheiro.

Desde o dia primeiro de julho, os residentes da província de Hebei, no norte da China, são obrigados a pedirem autorização para fazer saques de grandes quantidades de dinheiros em bancos comerciais.

Os residentes precisam providenciar informações sobre o propósito do saque para qualquer transação acima de 100 mil yuan (cerca de R$76 mil). O limite para as empresas é de 500 mil yuans (R$ 384 mil).

Ainda com o objetivo de evitar problemas de insolvência, os que foram aprovados também precisam avisar que vão realizar uma transação com 1 dia de antecedência para o Banco.

Medida vai ser estendia para toda a China

Após a implementação em Hebei, onde o problema de corrida aos bancos tem sido mais consistente, outras províncias vão adotar esse tipo de autorização para realizar depósitos e saques.

Atualmente a economia do país passar por problemas em diferentes âmbitos e o número de inadimplência em empréstimos vem crescendo cada vez mais.

Esse tipo de problema mostra algumas das principais fraquezas do sistema financeira tradicional. Sendo assim, é por isso que muitos defendem o uso do Bitcoin como proteção contra essas instituições

Para importantes nomes, é hora de começar a colocar pelo menos 1% dos seus fundos em Bitcoin.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Gary Gensler. Imagem: Divulgação/ U.S. Senate

Presidente da SEC diz que Bitcoin é uma reserva de valor digital e escassa

O novo presidente da SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, disse na manhã desta sexta-feira (07) à CNBC que o Bitcoin "é...
NFT do Atlético Mineiro é lançado pelo clube

Atlético Mineiro leiloa NFT pela primeira vez no Brasil e lança colecionáveis no “Cartola”...

O mundo dos tokens artísticos chama cada vez mais atenção de empresas no Brasil e agora também no mundo do futebol. O Atlético Mineiro...
Elon Musk alerta sobre criptomoedas. Imagem: TMZ

Em meio alta da Dogecoin, Elon Musk faz alerta: “Cuidado”

Elon Musk - um dos maiores defensores das criptomoedas e em especial da Dogecoin - fez um alerta para os investidores que esperam lucrar...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias