Criptomoedas são inúteis, diz presidente do Banco Central Europeu

Lagarde diz que o bitcoin e as criptomoedas não valem nada. Ela afirma que não há nada subjacente a eles que possa servir de apoio se seu valor for questionado.

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu BCE (Foto: Wikipedia Commons/ arquivos Bitcoinist)
Christine Lagarde (Foto: Wikipedia Commons/ arquivos Bitcoinist)

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde disse que as criptomoedas não valem nada e devem ser fortemente regulamentadas. A chefe do BCE acredita que regular o setor impedirá que as pessoas apostem suas economias em criptomoedas.

Christine Lagarde, que é presidente do Banco Central Europeu desde 2019, acredita que as criptomoedas são inúteis e devem ser regulamentadas. Além disso, ela disse que as pessoas devem ficar longe das criptomoedas e ressalta que, em sua opinião, o euro digital será uma solução muito mais segura.

Lagarde admitiu que é cética em relação ao valor das criptomoedas, em oposição a uma moeda digital do banco central (CBDC) como o euro digital, que o Banco Central Europeu (BCE) planeja emitir nos próximos anos.

Enquanto isso, as criptomoedas estão enfrentando crescente pressão de reguladores de todo o mundo, muitas vezes citando ameaças ao sistema financeiro.

“Garanto que no dia em que tivermos uma moeda digital do banco central, o banco central estará por trás disso e acho que será muito diferente de muitas outras coisas”, disse Christine Lagarde.

Christine Lagarde

Lagarde é famosa por sua relutância e abordagem crítica às criptomoedas. Durante anos, ele vem criticando sistematicamente as criptomoedas. Além disso, ela está promovendo cada vez mais o advento da moeda digital do Banco Central Europeu, um evento que estremece a comunidade de entusiastas de criptomoedas e defensores das finanças descentralizadas.

“Na minha humilde opinião, as criptomoedas não valem nada, não têm espinha dorsal e nenhum ativo para atuar como âncora de segurança”.

As tentativas do Banco Central Europeu de criar uma moeda digital não são novidade. Há muitas indicações de que a criação e implementação da CBDC é inevitável.

A presidente do BCE disse que não possui nenhuma criptomoeda, mas admitiu que um de seus filhos investiu em criptomoedas contra sua vontade.

Em 2016 (enquanto liderava o FMI) Lagarde foi considerada culpada de negligência em favor de um empresário francês. Devido às suas ações (ou à falta delas), o orçamento francês foi então reduzido em mais de 400 milhões.

Outros funcionários do BCE também expressaram críticas em relação às criptomoedas. Um deles é Fabio Panetta, membro do Conselho Executivo do BCE. Em abril deste ano, ele disse que os “criptoativos” estão criando um “novo Velho Oeste” e traçou paralelos com a crise das hipotecas subprime de 2008.

Bitcoin não tem valor?

Lagarde diz que o bitcoin e as criptomoedas não valem nada. Ela afirma que não há nada subjacente a eles que possa servir de apoio se seu valor for questionado.

O euro, do qual ela é defensora em seu papel de presidente do Banco Central Europeu, é controlado pelo banco.

À medida que mais euros são impressos, a moeda se degrada e as pessoas comuns que a detêm veem seu poder de compra diminuir proporcionalmente.

O Bitcoin, por outro lado, é o único ativo digital privado que não pode ser manipulado por governos ou qualquer outra entidade. Dá ao titular a capacidade de ser seu próprio banco e manter uma riqueza que não pode ser tocada por nenhum banco central ou governo.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Últimas notícias