Após ter criptomoedas congeladas, clientes se unem para se vingar de empresa

Empresa quer usar dinheiro dos clientes para se reestruturar, mas eles estão batalhando para impedi-la.

Milhares de clientes da empresa de criptomoedas Celsius Network estão se unindo em grupos para tentar recuperar seus ativos. Eles estão lendo sobre leis de falências dos EUA, traduzindo documentos para quem não fala inglês e tentando batalhar judicialmente com a empresa.

Muitos dos 1,7 milhão de clientes da Celsius que sofrem com o colapso da plataforma estão escrevendo cartas para justiça para tentar recuperar o dinheiro.

A empresa entrou com pedido de falência e disse que pretende usar milhões em dinheiro dos clientes para continuar suas operações durante o processo de reestruturação e só depois  “retornar os valores aos clientes”.

Os clientes, no entanto, não querem que a Celsius use seus fundos para se reestruturar, ao invés disso, eles querem que a justiça faça com que a Celsius pague os clientes primeiro.

Em resumo, a Celsius congelou os fundos dos clientes e quer usa-los para se reestruturar. Os clientes então estão tentando congelar os fundos da Celsius na justiça.

Processo de falência

Rumores da insolvência da Celsius começaram a circular em junho deste ano, depois que a empresa foi forçada a congelar saques alegando “condições extremas de mercado”.

Nascida em 2017, a Celsius prometia rendimentos aos clientes que depositavam ativos em sua plataforma e ofereceu programas de empréstimo de criptomoedas.

A Celsius entrou com pedido de falência em julho após uma batalha de um mês com problemas de insolvência – deixando a empresa com aproximadamente US$ 3 bilhões em passivos.

Normalmente os clientes são tratados como credores sem garantia nos casos de falência, o que torna quase impossível a recuperação dos fundos. Às vezes, eles recebem o que sobra depois que as contas prioritárias são liquidadas com os advogados da empresa, consultores financeiros, funcionários e alguns fornecedores.

Clientes querem receber primeiro

Os clientes da Celsius estão pressionando o máximo que podem para serem a prioridade de pagamentos. Se reunindo em grupos do Telegram para analisar documentos legais, os clientes estão juntando fundos para pagar advogados e arquitetando seus próprios acordos de resgate.

Alguns desses clientes contrataram a gigante Togut Segal & Segal LLP, um escritório de advocacia com ampla experiência em processo de falências, para argumentar em tribunal devem receber primeiro.

Se eles conseguirem, a Celsius será obrigada a pagar os clientes e encerrar suas operações de vez, tendo que procurar uma forma de se reestruturar sem usar os fundos dos clientes.

Em setembro, a Celsius entrou com uma moção para devolver cerca de US$ 50 milhões dos mais de US$ 200 milhões presos em contas de custódia. Mas a empresa disse que só reembolsaria os usuários com fundos nas contas “Custody and Withhold” – não com o programa “Earn” – já que essas contas provavelmente não são “propriedade do espólio”.

A empresa havia estimado que ficaria sem dinheiro até o final de outubro, de acordo com documentos judiciais apresentados na segunda-feira por Kirkland & Ellis, o escritório de advocacia Celsius contratado para dirigir seu plano de reestruturação.

Sobre o pedido dos clientes, um juiz levantou preocupações sobre o caso realizará uma audiência sobre o assunto em 7 de outubro.

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