A Coinbase, corretora de criptomoedas listada na Nasdaq, anunciou nesta segunda-feira (2) a remoção de 80 pares de negociação de criptomoedas de sua plataforma. A decisão terá efeito no próximo dia 16 de outubro, uma segunda-feira.
Segundo o comunicado oficial, as remoções acontecem para “melhorar a saúde geral do mercado e consolidar a liquidez”. Sendo assim, as criptomoedas afetadas pela decisão ainda poderão ser negociadas por meio de outros pares dentro da própria corretora.
Outra que está passando por uma reestruturação semelhante é a sua maior rival, a Binance. Nos últimos meses, a corretora de Changpeng Zhao já removeu mais de 100 pares de seus livros, citando motivos semelhantes aos da Coinbase.
Maior corretora dos EUA removerá 80 pares de criptomoedas
A remoção dos 80 pares afetará três serviços da corretora americana: Coinbase Exchange, Advanced Trade e Coinbase Prime. Enquanto algumas criptomoedas terão apenas um par removido, outras passarão por uma remoção de até quatro.
A lista dos pares de negociações a serem removidos da Coinbase no próximo dia 16 de outubro é a seguinte:
- ACH/USDT
- AGLD/USDT
- ARPA/EUR, ARPA/USDT
- AUCTION/EUR, AUCTION/USDT
- BADGER/EUR, BADGER/USDT
- BAND/BTC, BAND/EUR, BAND/GBP
- BNT/BTC, BNT/EUR
- BTRST/BTC, BTRST/EUR, BTRST/USDT
- C98/USDT
- CTSI/BTC
- DESO/USDT
- ELA/USDT
- ERN/USDT
- FORTH/BTC, FORTH/EUR
- GAL/USDT
- HFT/USDT
- IDEX/USDT
- IOTX/EUR
- KNC/BTC
- KSM/USDT
- LCX/EUR, LCX/USDT
- LQTY/EUR, LQTY/USDT
- METIS/USDT
- NKN/BTC, NKN/EUR, NKN/GBP
- NMR/BTC, NMR/EUR, NMR/GBP
- OGN/BTC
- PERP/EUR, PERP/USDT
- POND/USDT
- POWR/EUR, POWR/USDT
- RAD/BTC, RAD/EUR, RAD/GBP, RAD/USDT
- REN/BTC
- REQ/BTC, REQ/EUR, REQ/GBP, REQ/USDT
- RLC/BTC
- SKL/BTC, SKL/EUR, SKL/GBP
- SPELL/USDT
- STORJ/BTC
- SUPER/USDT
- SUSHI/BTC, SUSHI/ETH, SUSHI/EUR, SUSHI/GBP
- TRAC/EUR, TRAC/USDT
- TRU/BTC, TRU/EUR, TRU/USDT
- UMA/BTC, UMA/EUR, UMA/GBP
- XYO/EUR, XYO/USDT
- ZEN/BTC, ZEN/USDT
- ZRX/BTC, ZRX/EUR
“Num esforço para melhorar a saúde geral do mercado e consolidar a liquidez, removeremos uma série de pares de negociação”, escreveu a Coinbase em suas redes sociais. “Suspenderemos a negociação de 80 mercados por volta das 15h30 ET do dia 16 de outubro de 2023.”
We will suspend trading on 80 non-USD markets from Coinbase Exchange, Advanced Trade, and Coinbase Prime on or around 3:30PM ET on 16 October 2023.
To see the full list of affected markets, please see here: https://t.co/rWCquh0QUr
— Coinbase Exchange 🛡️📞 (@CoinbaseExch) October 2, 2023
Seguindo, a Coinbase também nota que esses mercados representam uma porcentagem muito pequena de seu volume total e que as criptomoedas afetadas ainda poderão ser negociadas através de outros pares.
No momento desta redação, diversas criptomoedas mencionadas acima estão apresentando uma leve queda. No entanto, o motivo da baixa está ligado a flutuação do Bitcoin, que voltou para os US$ 27.400 após ultrapassar os US$ 28.000 nesta segunda-feira com o lançamento dos ETFs de Ethereum nos EUA.
Já as ações da Coinbase também operam em leve baixa durante a abertura da Nasdaq nesta manhã. Em relação à sua estreia na bolsa, em abril de 2021, suas ações desvalorizaram mais de 82%.