A maior corretora de criptomoedas dos Estados Unidos, Coinbase, vai se tornar uma empresa de capital aberto em breve, assim, a empresa registrou um documento junto a SEC descrevendo suas operações e modelo de negócios.
No documento que a empresa registrou na Securities and Exchange Commission, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, ela disse que parte de sua estratégia de levantamento de capital pode incluir a “emissão de seu próprio token para apoiar o saúde financeira da empresa como uma empresa pública.”
A descoberta foi feita pelo presidente da Bakkt, Adam White, que estudou o documento e descobriu a possibilidade de a Coinbase criar uma criptomoeda própria em breve.
Conforme mostra o documento, a corretora pode implementar um programa de recompensas e fidelidade para seus clientes. Além disso, o token pode servir como uma fonte adicional de financiamento disponível para a empresa “apoiar” o crescimento de seus negócios.
Coinbase Coin
A Coinbase acredita que seguir a regulação possivelmente criará “custos substancialmente mais altos” do que no passado. Isso pode ter um impacto sobre a volatilidade das ações, como indica o documento protocolado na SEC.
A possibilidade de a corretora criar um token próprio é plausível considerando que ela faz parte do consórcio CENTRUM. Junto com a Circle, a Coinbase criou o consórcio para emitir a stablecoin USD Coin (USDC), que atualmente perde apenas para Tether (USDT) em capitalização de mercado.
“Podemos emitir nosso capital social ou títulos conversíveis na forma de tokens blockchain, de tempos em tempos em conexão com um financiamento, uma aquisição, investimentos, de acordo com recompensas ao cliente, programas de fidelidade e outros planos de incentivo. Qualquer emissão desse tipo poderia resultar em diluição substancial para nossos acionistas existentes e fazer com que o preço público de nossas ações ordinárias Classe A caísse.”
Corretoras como a Binance, Kucoin, Gemini, OKEx e outras têm seus próprios tokens. Contudo, nenhuma dessas exchanges têm capital aberto nos Estados Unidos.
Em um tweet, Adam White, que é ex-funcionário da Coinbase, levantou a questão de saber se a Coinbase está criando um token.
“A Coinbase está criando um token? Pode ser. A SEC considera esses tokens como títulos? Provavelmente. Será interessante ficar de olho neste espaço e como os reguladores e outras corretoras respondem.”
4/ Is Coinbase creating an exchange token? Maybe.
Does the SEC consider these token types securities? Probably.Will be interesting to keep an eye on this space and how regulators and other exchanges respond
— Adam White (@WhiteAdamL) February 26, 2021
Não ficou claro ainda quando a Coinbase vai lançar o token e a empresa não comentou publicamente o assunto.