A criptomoeda que teve o pior desempenho no ano de 2019 é desconhecida, mas passou por um grande hype, e foi bem avaliada por diversos sites de ICO.
Ela chegou a ser considerada um dos projetos mais promissores do ano.
Mas a altcoin perdeu mais de 90% do seu valor desde janeiro, deixando investidores furiosos.
De acordo com o Crypto Slate, a criptomoeda Algorand (ALGO) começou a ser vendida com uma proposta inovadora e ambiciosa, mas suas metas de descentralização reduziram a confiança dos investidores no projeto.
Em junho a empresa realizou a venda inicial de tokens, que se esgotaram em menos de quatro horas devido à alta demanda. O hype estava lá.
A empresa arrecadou mais de US $ 60 milhões com sua ICO com cada token sendo vendido por US $ 2,4 e um fornecimento máximo de 10 bilhões de moedas.
Se a moeda ainda estivesse com seu preço de venda inicial, seu valor total de mercado seria de US $ 24 bilhões, e a Algorand seria a terceira maior criptomoeda do mundo.
Mas a história foi bem diferente, a promissora moeda teve o pior desempenho do ano. Das 200 principais criptomoedas por capitalização de mercado, a Algorand perdeu mais de 90% de seu valor, de acordo com dados da CoinCodex.
A empresa está sendo acusada de manipulação. Várias análises de sites especializados em ICOS eram extremamente positivos.
A Algorand foi considerada uma das ICOs mais promissoras do ano, graças à reputação de seu fundador, professor do MIT Silvio Micali, vencedor do Prêmio Gödel.
A empresa pretendia melhorar a descentralização da blockchain utilizando o protocolo “Bizantino”, um algoritmo de consenso que requer computação mínima para qualificação como minerador da moeda.
A empresa se defende e disse que a queda de preço não foi intencional, os investidores da moeda estão furiosos.
Nem mesmo a promessa da empresa de recomprar a moeda em caso de queda abaixo de US $ 1,00 por um ano conseguiu reparar a reputação do projeto.
Hoje, a moeda que já foi negociada por 4 dólares tem preço de US $ 0,28, mas sem liquidez. Nas ultimas 24 horas a moeda perdeu 4% em valor de mercado.
Parece que a situação vai piorar.
Claro que existem coisas piores por aí, mas são golpes, projetos criados para darem prejuízo. Existem casos de moedas com variação de 1000% em um dia, ou mais.
Mas são esquemas de PUMP e DUMP.
A ALGO é diferente, era um projeto “sério”, com um grande nome por trás, e muitas expectativas.
A má execução do projeto causou a desvalorização. Assim, a ALGO, até agora, é o pior projeto de 2019.