Carteiras podem deixar de existir, sites podem sair do ar, aplicativos podem sair da Google Play e da App Store ou até mesmo pela descontinuação de uma carteira desktop. Neste guia, que também serve para carteiras offline, mostraremos como importar chaves de uma carteira de Bitcoin para outra.
Não-determinística, determinística, HD, mnemônica, brainwallet
Em um artigo recente mostramos a diferença entre cada carteira de Bitcoin do ponto de vista da programação, cada tipo de carteira apresenta um método de backup diferente, porém, semelhante.
Utilizaremos a carteira Electrum para desktop neste tutorial, o processo em outras carteiras são parecidos.
Vá para Arquivo -> Novo/Restaurar
Abrirá uma tela pedindo para você escolher um nome para a carteira, escolha o nome desejado e clique em Próximo.
Aqui nossa opção dependerá do tipo de carteira, para determinística, HD, mnemônica e brainwallet, selecione Standart wallet e clique em Próximo.
Caso seja uma carteira mnêmonica ou brainwallet, selecione Eu já possuo a semente e clique em Próximo.
A Electrum conta com três tipos de importação de seeds, a versão antiga utiliza 1625 palavras e pode ser encontrada no Github da Electrum, caso esta seja a sua versão, insira as 12 palavras e clique em Próximo.
A versão nova é o BIP39, clique em Opções, marque a opção Semente BIP39, clique em Concluído e então digite suas 12 palavras, a lista de 2048 disponíveis pode ser encontrada no Github do Bitcoin, e então clique em Próximo.
Para brainwallets, clique em Opções e selecione ambas as opções (BIP 39 e Estenda esta semente com palavras personalizadas), clique em Concluído, digite sua passphrase e clique em Próximo.
Na próxima tela deixe tudo como está e clique em Próximo.
A tela a seguir pedirá qual seu tipo de carteira:
- Legacy (p2pkh) são as antigas cujos endereços públicos começam com 1
- P2sh-segwit (p2wpkh-p2sh) são as novas cujos endereços públicos começam com 3
- Native segwit (p2wpkh) é a versão na qual endereços começam com bc1
O derivation path é relacionado ao BIP, path m/84′ refere-se ao BIP 84 do segwit, por exemplo. Caso você não encontre seu endereço/saldo utilizando o path padrão, tente trocá-lo para m/0’/0′. Após esta etapa, clique em Próximo.
A tela a seguir pedirá que você escolha uma senha para encriptar o arquivo de backup*, utilize uma senha forte para melhorar a segurança. Clique em Próximo.
*O arquivo de backup será salvo em C:\Users\SeuNomeDeUsuário\AppData\Roaming\Electrum\wallets, note que a pasta AppData fica oculta, e que pode estar em outro disco, como o D:\, etc.
Agora clique na aba endereços e confira se você importou a carteira certa, esperamos que sim!
Caso seja uma carteira determinística ou HD, selecione Standart Wallet -> Próximo -> Use a master key e clique em Próximo.
A master private key é grande e começa com xprv ou yprv ou zprv, digite-a e clique em Próximo.
A tela a seguir pedirá que você escolha uma senha para encriptar o arquivo de backup, utilize uma senha forte para melhorar a segurança. Clique em Próximo.
Agora clique na aba endereços e confira se você importou a carteira certa, esperamos que sim!
Não-determinística
Caso você queira importar apenas uma chave privada (apenas um endereço), selecione Importar endereços Bitcoin ou private keys e clique em Próximo.
Digite a(s) sua(s) chave(s) privada(s), uma por linha caso for importar mais de uma e clique em Próximo.
Agora clique na aba endereços e confira se você importou a carteira certa, esperamos que sim!
Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades. Nunca compartilhe as suas chaves privadas, sementes ou master keys, são elas que dão acesso ao seu dinheiro. Procure anotá-las em um papel e em mais de um lugar, ambos seguros, claro.