Um membro do Congresso dos EUA pediu uma proibição definitiva das criptomoedas. O representante democrata Brad Sherman alertou sobre a ameaça que o Bitcoin e outras criptomoedas representam para a hegemonia do dólar americano.
De acordo com Sherman, o dólar dos EUA tem um papel fundamental como moeda de reserva do mundo, e é uma maneira importante para o poder americano ser afirmado globalmente. Ele alegou que as criptomoedas e seus entusiastas estão procurando tomar este poder.
Brad Sherman pediu que membros do Congresso se juntassem a ele na apresentação de um projeto de lei que proibisse a compra de criptomoedas por americanos.
The world-wide use of the U.S. dollar strengthens the U.S. economy and allows us to sanction rogue nations. Those desperate to weaken the U.S. pray for a crypto-alternative to the U.S. dollar. 3/3
— Congressman Brad Sherman (@BradSherman) May 3, 2019
Sherman alertou que “as sanções mais significativas que temos sobre o Irã, por exemplo, se tornariam irrelevantes” se as criptomoedas acabassem por usurpar o dólar americano como padrão internacional para transações financeiras.
Ele pediu que outros o apoiassem na elaboração de um projeto de lei que proporia “proibir a compra de criptomoedas por americanos, para que possamos eliminar isso pela raiz”.
“Eu consideraria as criptomoedas como uma ‘arma de plástico das moedas’. Isto é, pode ser usada para um propósito legítimo”, disse Sherman.
A comunidade de criptomoedas reagiu à sugestão de Sherman mais ou menos exatamente como você esperaria. O chefe da ShapeShift, Erik Voorhees, comparou o congressista a um vilão, enquanto outros apontaram que o discurso de Sherman, na verdade, forneceu um grande argumento para o Bitcoin e para as criptomoedas.
Embora muitos na comunidade tenham respondido que Sherman está negligenciando as aplicações úteis das criptomoedas, a utilidade da tecnologia em facilitar a atividade ilegal também não deve ser subestimada.
O fato de os congressistas estarem considerando seriamente as criptomoedas como uma ameaça ao sistema financeiro e ao estado de direito, é um testemunho de sua força e utilidade, tanto entre criminosos quanto para usuários honestos. De acordo com Sherman, as criptomoedas tem o potencial de “tirar o poder” dos Estados Unidos e do dólar dos EUA, e isso é ao mesmo tempo excitante e aterrorizante.