Congressistas pedem demissão de Gary Gensler para ‘descentralizar’ a SEC

Em nota publicada nesta segunda-feira (12) Warren Davidson pediu a demissão de Gary Gensler, atual presidente da SEC. Segundo o congressista, isso é uma luta crítica para proteger os mercados.

Outro nome por trás desse movimento é o de Tom Emmer. No ano passado, o congressista havia acusado Gensler de possuir laços com a falida corretora FTX.

Já a solução proposta vai muito além de substituir Gensler. Em suma, foi proposto a eliminação do cargo de presidente e a criação do posto de diretor-executivo, que atenderia os pedidos de comissionários republicanos e democratas.

Congressistas americanos pedem por “fim da tirania” da SEC

A nota de Warren Davidson é uma clara resposta aos recentes processos da SEC a empresas de criptomoedas. Na última semana, Binance e Coinbase se uniram a dezenas de outros projetos que entraram na mira da Comissão.

“Os mercados de capitais dos EUA devem ser protegidos de um presidente tirânico, inclusive o atual”, apontou Davidson. “É por isso que estou apresentando uma legislação para corrigir o abuso de poder em andamento, garantindo proteção que seja do interesse do mercado nos próximos anos.”

“É hora de uma reforma real e de demitir Gary Gensler como presidente da SEC.”

A proposta também está sendo apoiada por Tom Emmer. Através de sua página oficial, o congressista citou que Gary Gensler cometeu uma “longa série de abusos”, mas que isso precisa acabar.

“Os investidores e a indústria americana merecem uma supervisão clara e consistente, não um jogo político.”

A proposta sugerida pelos congressistas vão muito além da substituição de Gensler por outra pessoa. Em vez disso, notam que a SEC não deveria ter uma figura central e tal cargo deveria passar por uma redução de poderes.

“Demita Gary Gensler. Toda a regulamentação, aplicação e investigações [seriam] conduzidas por 6 comissários.”

Proposta de reformulação da SEC enviada por congressistas americanos que pedem a demissão de Gary Gensler.
Proposta de reformulação da SEC enviada por congressistas americanos que pedem a demissão de Gary Gensler.

A proposta também foi compartilhada por Changpeng Zhao. Assim como suas empresas, o CEO da Binance está sendo processado pela SEC e seria um grande beneficiado com a mudança.

Criptomoedas seguem pressionadas

Ainda que muitas criptomoedas tenham recuperado parte das perdas do final de semana, o sentimento ainda é negativo no mercado. Na última hora, Ripple (XRP) perdeu 5,6% de seu valor, Cardano (ADA) e Solana (SOL) apresentam baixas de 1,9% e 1,8%, respectivamente.

Mercado de criptomoedas segue abalado após processo da SEC contras as duas maiores corretoras do mercado. Fonte: Coin360.
Mercado de criptomoedas segue abalado após processo da SEC contras as duas maiores corretoras do mercado. Fonte: Coin360.

Por fim, é difícil imaginar que a SEC passe por mudanças estruturais. Além do modelo atual funcionar desta forma desde sua criação, a guerra contra as criptomoedas também envolve outras agências americanas.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias