Conheça o índice de medo e ganância das criptomoedas

Siga no

O comportamento do mercado das criptomoedas é muito emocional. As pessoas tendem a ficar gananciosas quando o mercado está ganhando valor, o que resulta em FOMO (medo de perder oportunidades). Além disso, muitas vezes as pessoas vendem suas criptomoedas em reação irracional ao ver números vermelhos.

Conheça o índice de medo e ganância das criptomoedas, ele pode te ajudar com ações emocionais.

Índice de medo e ganância das criptomoedas. Atualizado
Índice de medo e ganância das criptomoedas. Atualizado

O site analisa o atual sentimento do mercado geral sobre o Bitcoin em um simples medidor de 0 a 100.

Existem duas hipóteses simples:

  • Medo extremo pode ser um sinal de que os investidores estão muito preocupados. Isso poderia ser uma oportunidade de compra.
  • Quando os investidores estão ficando muito gananciosos , isso significa que o mercado deve sofrer uma correção.

Zero significa “Medo extremo“, enquanto 100 significa “Ganância Extrema“. Eles analisam emoções e sentimentos de diferentes fontes e as transformam em um índice de Medo e Ganância para o Bitcoin e outras criptomoedas populares.

Como funciona

O site reúne dados das cinco fontes a seguir, cada fonte de dados é avaliada com o dia anterior, para visualizar um progresso significativo na mudança de sentimento do mercado.

Em primeiro lugar, o índice atual é apenas para Bitcoin, mas eles pretendem adicionar índices separados para as principais altcoins em breve.

Os fatores avaliados são:

Volatilidade (25%)

A volatilidade compara os valores médios dos últimos 30 dias e 90 dias. Um aumento incomum na volatilidade é um sinal de um mercado temeroso.

Volume de mercado (25%)

O site mede o volume atual e o momento do mercado (novamente em comparação com os últimos valores médios de 30/90 dias) e colocam esses dois valores juntos.

Quando existe altos volumes de compra em um mercado positivo, conclui-se que o mercado age de forma gananciosa / otimista.

Mídias Sociais (15%)

É feita uma análise do Twitter. Lá, eles coletam e contam posts em várias hashtags para cada moeda (publicamente, mostram apenas aqueles para o Bitcoin) e verificam a rapidez e quantas interações elas recebem em determinados intervalos de tempo.

Uma alta taxa de interação incomum resulta em um interesse público crescente na moeda e no índice, corresponde a um comportamento de mercado ganancioso.

Enquetes (15%)

Utilizando o strawpoll.com, uma grande plataforma de pesquisa pública, eles realizam enquetes semanais sobre criptmoedas e perguntam às pessoas como elas vêem o mercado.

Normalmente existem de 2.000 a 3.000 votos em cada enquete, então, um retrato do sentimento de um grupo de investidores.

Você pode ver alguns resultados recentes aqui .

Dominância (10%)

A dominância de uma criptomoedas corresponde a sua participação em todo o mercado.

Para o Bitcoin, a abordagem que o site faz é avaliar um aumento na dominância do Bitcoin causado por algum medo de investimentos excessivamente especulativos em outras criptomoedas, já que, o Bitcoin está se tornando cada vez mais o refúgio seguro das criptomoedas. 

Quando a dominância do Bitcoin diminui, as pessoas ficam mais gananciosas investindo em altcoins mais arriscadas, sonhando com suas chances de ficar milionário da noite pro dia.

De qualquer forma, a dominância de qualquer criptomoeda que não seja Bitcoin demonstra um comportamento otimista / ganancioso para aquela moeda específica.

Tendências (10%)

Dados do Google Trends  são avaliados, especialmente a alteração dos volumes de pesquisa, bem como outras pesquisas atualmente populares.

Por exemplo, se você avaliar o Google Trends para “Bitcoin” , não conseguirá obter muita informação do volume de pesquisa.

Mas você pode ver que houve um aumento de + 1.550% para o termo manipulação de preço do bitcoin“, no dia 29/05/2018. Isso é claramente um sinal de medo no mercado, e é incluído no índice.

Histórico do sentimento

Aqui está um gráfico simples do índice Medo e Ganância ao longo do tempo, 0 significa “Medo Extremo” ou “Pânico”, 100 representa “Ganância Extrema” ou “Avareza”.

Análise Técnica

O site também reúne diferentes abordagens de análises técnicas tentando prever a direção em que o mercado de criptomoedas está indo, a longo prazo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Analista de Sistemas, entusiasta de criptomoedas e blockchain. Tradutor do site Bitcoin.org Sugestão de pauta: mateus@livecoins.com.br

Debate Descentralizado: stablecoins podem impactar outras criptomoedas

As stablecoins são possivelmente um dos pilares do mercado de criptomoedas atualmente. O USDT, por exemplo, é usado como medidor de demanda por investidores....
Trade na Uniswap baleia

Criador da Uniswap quer melhorar negociações de baleias Ethereum

Hayden Adams, o criador da Uniswap quer implementar uma melhoria para as negociações de baleias de Ethereum. Um estudo está sendo feito em conjunto...
US Marshals na vigilância do telhado bitcoin

Polícia americana contrata empresa para armazenar bitcoins apreendidos

A polícia dos Estados Unidos quer guardar os bitcoins apreendidos em operações e para isso, contratou uma empresa especializada, a Anchorage Digital. De acordo com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias