Conheça o índice de medo e ganância das criptomoedas

-

Nos siga no:
bitcoin fear greed

O comportamento do mercado das criptomoedas é muito emocional. As pessoas tendem a ficar gananciosas quando o mercado está ganhando valor, o que resulta em FOMO (medo de perder oportunidades). Além disso, muitas vezes as pessoas vendem suas criptomoedas em reação irracional ao ver números vermelhos.

Conheça o índice de medo e ganância das criptomoedas, ele pode te ajudar com ações emocionais.

Índice de medo e ganância das criptomoedas. Atualizado
Índice de medo e ganância das criptomoedas. Atualizado

O site analisa o atual sentimento do mercado geral sobre o Bitcoin em um simples medidor de 0 a 100.

Existem duas hipóteses simples:

  • Medo extremo pode ser um sinal de que os investidores estão muito preocupados. Isso poderia ser uma oportunidade de compra.
  • Quando os investidores estão ficando muito gananciosos , isso significa que o mercado deve sofrer uma correção.

Zero significa “Medo extremo“, enquanto 100 significa “Ganância Extrema“. Eles analisam emoções e sentimentos de diferentes fontes e as transformam em um índice de Medo e Ganância para o Bitcoin e outras criptomoedas populares.

Como funciona

O site reúne dados das cinco fontes a seguir, cada fonte de dados é avaliada com o dia anterior, para visualizar um progresso significativo na mudança de sentimento do mercado.

Em primeiro lugar, o índice atual é apenas para Bitcoin, mas eles pretendem adicionar índices separados para as principais altcoins em breve.

Os fatores avaliados são:

Volatilidade (25%)

A volatilidade compara os valores médios dos últimos 30 dias e 90 dias. Um aumento incomum na volatilidade é um sinal de um mercado temeroso.

Volume de mercado (25%)

O site mede o volume atual e o momento do mercado (novamente em comparação com os últimos valores médios de 30/90 dias) e colocam esses dois valores juntos.

Quando existe altos volumes de compra em um mercado positivo, conclui-se que o mercado age de forma gananciosa / otimista.

Mídias Sociais (15%)

É feita uma análise do Twitter. Lá, eles coletam e contam posts em várias hashtags para cada moeda (publicamente, mostram apenas aqueles para o Bitcoin) e verificam a rapidez e quantas interações elas recebem em determinados intervalos de tempo.

Uma alta taxa de interação incomum resulta em um interesse público crescente na moeda e no índice, corresponde a um comportamento de mercado ganancioso.

Enquetes (15%)

Utilizando o strawpoll.com, uma grande plataforma de pesquisa pública, eles realizam enquetes semanais sobre criptmoedas e perguntam às pessoas como elas vêem o mercado.

Normalmente existem de 2.000 a 3.000 votos em cada enquete, então, um retrato do sentimento de um grupo de investidores.

Você pode ver alguns resultados recentes aqui .

Dominância (10%)

A dominância de uma criptomoedas corresponde a sua participação em todo o mercado.

Para o Bitcoin, a abordagem que o site faz é avaliar um aumento na dominância do Bitcoin causado por algum medo de investimentos excessivamente especulativos em outras criptomoedas, já que, o Bitcoin está se tornando cada vez mais o refúgio seguro das criptomoedas. 

Quando a dominância do Bitcoin diminui, as pessoas ficam mais gananciosas investindo em altcoins mais arriscadas, sonhando com suas chances de ficar milionário da noite pro dia.

De qualquer forma, a dominância de qualquer criptomoeda que não seja Bitcoin demonstra um comportamento otimista / ganancioso para aquela moeda específica.

Tendências (10%)

Dados do Google Trends  são avaliados, especialmente a alteração dos volumes de pesquisa, bem como outras pesquisas atualmente populares.

Por exemplo, se você avaliar o Google Trends para “Bitcoin” , não conseguirá obter muita informação do volume de pesquisa.

Mas você pode ver que houve um aumento de + 1.550% para o termo manipulação de preço do bitcoin“, no dia 29/05/2018. Isso é claramente um sinal de medo no mercado, e é incluído no índice.

Histórico do sentimento

Aqui está um gráfico simples do índice Medo e Ganância ao longo do tempo, 0 significa “Medo Extremo” ou “Pânico”, 100 representa “Ganância Extrema” ou “Avareza”.

Análise Técnica

O site também reúne diferentes abordagens de análises técnicas tentando prever a direção em que o mercado de criptomoedas está indo, a longo prazo.

Quer receber novidades no e-mail? Assine nossa  Newsletter.
Saiba tudo sobre:
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Mateus Nunes
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Analista de Sistemas, aprendiz e entusiasta de criptomoedas e blockchain. Sugestão de pauta: [email protected]

Escreva seu comentário:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atlas. Foto Renata Santos, Livecoins

Plataforma de pagamento deve responder por investimentos perdidos na Atlas Quantum

O caso da Atlas Quantum, ao lado da Unick, foi um dos mais notórios do mercado de criptomoedas brasileiro. A Atlas deixou muita gente...
Prédio do Banco do Brasil (BB)

Hacker que levou R$ 400 milhões do Banco do Brasil foi preso

Na última segunda (1) o Banco do Brasil teria notado que R$ 400 milhões teriam sido levados por um ataque hacker. O alto valor...
Empresa Bitmain é uma das principais a construir máquinas de mineração de Bitcoin

Cofundador da Bitmain invade escritório da empresa com exército privado

O cofundador da Bitmain e ex-presidente da companhia, Micree Zhan, invadiu o escritório da empresa com uma unidade de guardas privados para tentar recuperar...
Cristo Redentor, símbolo no Brasil (Rio de Janeiro), e Bitcoin (BTC)

Ataque hacker na Prefeitura do Rio de Janeiro atrapalha saúde

Na esteira da prevenção ao novo coronavírus, a Prefeitura do Rio de Janeiro foi alvo de um ataque hacker nos últimos dias. Com o...

YouTube não deve remover vídeo de usuário que acusa empresa de ser pirâmide financeira,...

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal determinou que o Google Brasil não precisa remover do YouTube, ao menos por ora, um vídeo publicado na...