Consultor Sênior da DASH Core foge com moedas de investidores

Acusações sérias feitas contra um membro!

-

Siga no
Criptomoeda Dash DASH
Criptomoeda Dash (DASH)

Um consultor da Dash (DASH), ligado também ao Core do projeto, é acusado de ter dado um golpe conhecido como exit scam. Nesta modalidade de golpes, um responsável por realizar investimentos com o capital de terceiros foge levando o dinheiro dos investidores.

No setor de criptomoedas, conhecido pelo lema “suas chaves privadas, suas moedas“, golpes assim são cada vez mais comuns. Ao que parece, o golpe demorou a ser revelado pelos afetados da Dash.

Consultor Sênior da Dash Core pode ter dado golpe de exit scam

Segundo informações, o consultor da Dash MooCowMoo, não tem retornado os fundos dos usuários do sistema de masternode compartilhado que o mesmo administrava. Desde setembro de 2019, de acordo com uma discussão no Fórum da Dash, o usuário teria sumido.

No dia 1 de dezembro de 2019, o usuário Erulian teria iniciado a discussão sobre o tema. Com o início, outro usuário do fórum se uniu ao debate, também afirmando não ter mais o contato de MooCowMoo.

O outro usuário que parece ter sido afetado pelo golpe afirmou que envolver o Dash Core pode ser importante para resolver este problema. Para scombo, MooCowMoo era um membro importante do Core, de forma que com o exit scam pode fazer com que pegue mal para o projeto.

Erulian espera que outros afetados por este possível golpe responda ao seu chamado, manifestando o que ocorreu para tentar resolver essa situação. Enquanto a comunidade debate, ainda não há solução para o sumiço do possível golpista que era consultor sênior do projeto.

Dash Core não teria dado apoio, segundo portal de notícias

A Dash é uma moeda digital descentralizada, com mineração Proof of Work e que utiliza o sistema de Masternodes. Com isso, a governança da rede estaria protegida pelos stakeholders do projeto, de duas formas diferentes. Mesmo assim, há uma fundação chamada Dash Core, da qual MooCowMoo era consultor sênior.

Com a fuga do consultor com o dinheiro de alguns do projeto, os usuários teriam reclamado com o restante dos membros da Fundação. Entretanto, os demais participantes não teriam dado apoio para as vítimas, de acordo com o Bitcoinist.

O problema maior é que a identidade de MooCowMoo não é conhecida por nenhum dos membros afetados. Ou seja, recuperar as Dashs roubadas poderá ser uma tarefa muito complicada. Cabe o destaque que essa criptomoeda realiza transações privadas, de forma que é fácil para um golpista ocultar seus rastros nessa rede.

Ainda não é sabido a quantidade de pessoas afetadas pelo caso, nem quanto de Dash foi possivelmente roubada pelo consultor. De fato, com o último contato feito em setembro de 2019, as chances de reaver os fundos são baixas.

Usuário pediu transparência aos acusadores

O usuário emmo comentou no fórum que o antigo consultor da Dash Core ainda não deu sua palavra sobre o assunto. Contudo, falta transparência também aos acusadores deste golpe.

Para emmo, certamente o caso merece ser apurado, com calma e com evidências. O usuário do fórum da Dash lembrou que é importante colocar a quantidade de moedas roubadas para que todos saibam. Além disso, colocar os TxId das transações poderia ajudar a comunidade a verificar os endereços Dash envolvidos nessa trama.

Cabe o destaque que um perfil no Twitter chamado DashUncensored tem coberto o caso de perto.

O perfil verificou que Fernando Gutierrez, CMO da Dash Core, criticou o portal Bitcoinist pela cobertura dada ao caso. Para Fernando, MooCowMoo não seria promotor oficial da Dash há vários anos, logo afirmar que este é um colaborador do projeto seria fake news.

Entretanto, para o perfil DashUncensored, Fernando teria mentido uma vez que até julho de 2019 o acusado de sumir ainda constava no site como colaborador. Além disso, segundo dados consultados no dia 2 de dezembro, MooCowMoo ainda aparece no site da Dash.

Em resumo, conforme apurado pelo Livecoins, a Dash possui um problema com um membro que aparece em vários locais do site oficial, porém, teria dado um golpe. Alguns membros da Dash Core tem acusado a cobertura da mídia como um FUD (medo, incerteza e dúvida), mesmo com o CMO Fernando confessando que o problema existe. Até o momento, nenhuma solução clara foi proposta e não há um posicionamento da Dash Core quanto a fuga do antigo consultor.

Saiba tudo sobre:
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertolucci
Entusiasta e estudante de Bitcoin, graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Câmara dos Deputados e Bitcoin (Projeto de Lei)

Projeto de lei pode ajudar na adoção do Bitcoin no Brasil

Um projeto de lei, proposto pelo Deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), pode ajudar na adoção do Bitcoin no Brasil. Isso porque, na visão do deputado,...

Elon Musk nega rumores sobre uso da Ethereum

Elon Musk é um nome muito importante atualmente, responsável por algumas das empresas mais populares no mercado (Tesla e SpaceX). Recentemente vários rumores afirmaram...
Coca-Cola (Bitcoin, Blockchain, Criptomoedas))

Polícia Federal alerta: golpe com Bitcoin, WhatsApp e Coca-Cola

Você recebeu em seu aplicativo de mensagem instantâneo uma oportunidade de ganhar um frigobar personalizado? Cuidado, pode ser uma fraude! Isso porque, uma nota...