Contango, indicador importante para medir o apetite dos investidores profissionais no Bitcoin

Siga no
Gráfico de Bitcoin
Gráfico de Bitcoin

Se você tiver que olhar um único indicador para medir o apetite dos investidores profissionais no Bitcoin, monitore o prêmio do índice futuro, conhecido como Contango.

Repare que o volume dos contratos futuros de Bitcoin lidera o ranking, mesmo quando comparado às grandes exchanges Coinbase, Binance e Bitstamp. Embora não seja exatamente o mesmo mercado, é inquestionável a importância dos derivativos Bitmex, Binance Futuros e OKEx Futuros.

Ao contrário de uma exchange normal (Coinbase, Bitstamp, Mercado Bitcoin), este contrato futuro é uma aposta entre duas pessoas. Para comprar 9.200 contratos futuros na Bitmex é possível depositar lá apenas 0.01 BTC, alavancando 100x. Esse comprador não consegue sacar 1 BTC de lá, nem tampouco negociou 1 BTC de verdade.

Este é o mercado de derivativos, uma aposta derivada do preço do mercado de Bitcoin, logo seu volume não é comparável com o mercado à vista (spot). É normal e esperado que seu volume seja muito maior, e sua influência na cotação de curto-prazo gigantesca.

Lembre-se que após o crash de 13/Mar a cotação na Bitmex ficou na casa dos USD 4.200 enquanto nas demais exchanges já havia retomado os USD 5.000, conforme gráfico abaixo.

Agora que já estabelecemos a importância e diferenças do mercado de contratos futuros, vamos ao indicador que sinaliza o sentimento dos traders profissionais, o tal contango.

Conforme mencionamos, mede o prêmio, ou seja, quão acima está o contrato futuro vencendo em alguns meses em relação ao futuro perpétuo, este contrato padrão das exchanges de derivativos.

Na tela acima temos o contrato trimestral da OKEx, que vence em 25/Set. Na ocasião, estava negociando em USD 9.265, ante os USD 9.156 do índice, um prêmio de 1,2% para quem aguardar os 66 dias restantes – equivalente a 6,8% ao ano.

Esta situação é chamada de contango, e representa um mercado saudável.

Quando o preço do contrato futuro está abaixo do índice temos uma situação oposta, denominada backwardation. Isto indica que estes traders profissionais estão dispostos a perder dinheiro para manter suas posições em contratos mais longos, indicando um mercado pessimista.

Para evitar distorções causadas por uma única exchange, recomendamos o gráfico do Skew, um excelente site (grátis) para acompanhar este indicador.

Abaixo temos o prêmio do contrato futuro de 1 e 3 meses. Repare como ambos estão em níveis saudáveis acima de 3% ao ano.

Níveis entre 0% e 2% ao ano indicam num sentimento levemente negativo, embora ainda em contango. Agora, se cair pro negativo, saiba que estes profissionais estão com medo, ou pessimistas.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Marcel Pechman
Marcel Pechman é trader e analista de criptomoedas desde 2017. Atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Além de YouTuber em seu canal RadarBTC, foi reconhecido em diversas premiações como um dos maiores interlocutores do Bitcoin do país. Maximalista convicto, acredita na falência da moeda fiduciária, aquela emitida por governos.

Debate Descentralizado: stablecoins podem impactar outras criptomoedas

As stablecoins são possivelmente um dos pilares do mercado de criptomoedas atualmente. O USDT, por exemplo, é usado como medidor de demanda por investidores....
Trade na Uniswap baleia

Criador da Uniswap quer melhorar negociações de baleias Ethereum

Hayden Adams, o criador da Uniswap quer implementar uma melhoria para as negociações de baleias de Ethereum. Um estudo está sendo feito em conjunto...
US Marshals na vigilância do telhado bitcoin

Polícia americana contrata empresa para armazenar bitcoins apreendidos

A polícia dos Estados Unidos quer guardar os bitcoins apreendidos em operações e para isso, contratou uma empresa especializada, a Anchorage Digital. De acordo com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias