Contango, indicador importante para medir o apetite dos investidores profissionais no Bitcoin

-

Siga no
Gráfico de Bitcoin
Gráfico de Bitcoin

Se você tiver que olhar um único indicador para medir o apetite dos investidores profissionais no Bitcoin, monitore o prêmio do índice futuro, conhecido como Contango.

Repare que o volume dos contratos futuros de Bitcoin lidera o ranking, mesmo quando comparado às grandes exchanges Coinbase, Binance e Bitstamp. Embora não seja exatamente o mesmo mercado, é inquestionável a importância dos derivativos Bitmex, Binance Futuros e OKEx Futuros.

Ao contrário de uma exchange normal (Coinbase, Bitstamp, Mercado Bitcoin), este contrato futuro é uma aposta entre duas pessoas. Para comprar 9.200 contratos futuros na Bitmex é possível depositar lá apenas 0.01 BTC, alavancando 100x. Esse comprador não consegue sacar 1 BTC de lá, nem tampouco negociou 1 BTC de verdade.

Este é o mercado de derivativos, uma aposta derivada do preço do mercado de Bitcoin, logo seu volume não é comparável com o mercado à vista (spot). É normal e esperado que seu volume seja muito maior, e sua influência na cotação de curto-prazo gigantesca.

Lembre-se que após o crash de 13/Mar a cotação na Bitmex ficou na casa dos USD 4.200 enquanto nas demais exchanges já havia retomado os USD 5.000, conforme gráfico abaixo.

Agora que já estabelecemos a importância e diferenças do mercado de contratos futuros, vamos ao indicador que sinaliza o sentimento dos traders profissionais, o tal contango.

Conforme mencionamos, mede o prêmio, ou seja, quão acima está o contrato futuro vencendo em alguns meses em relação ao futuro perpétuo, este contrato padrão das exchanges de derivativos.

Na tela acima temos o contrato trimestral da OKEx, que vence em 25/Set. Na ocasião, estava negociando em USD 9.265, ante os USD 9.156 do índice, um prêmio de 1,2% para quem aguardar os 66 dias restantes – equivalente a 6,8% ao ano.

Esta situação é chamada de contango, e representa um mercado saudável.

Quando o preço do contrato futuro está abaixo do índice temos uma situação oposta, denominada backwardation. Isto indica que estes traders profissionais estão dispostos a perder dinheiro para manter suas posições em contratos mais longos, indicando um mercado pessimista.

Para evitar distorções causadas por uma única exchange, recomendamos o gráfico do Skew, um excelente site (grátis) para acompanhar este indicador.

Abaixo temos o prêmio do contrato futuro de 1 e 3 meses. Repare como ambos estão em níveis saudáveis acima de 3% ao ano.

Níveis entre 0% e 2% ao ano indicam num sentimento levemente negativo, embora ainda em contango. Agora, se cair pro negativo, saiba que estes profissionais estão com medo, ou pessimistas.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Marcel Pechman
Marcel Pechman
Atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Desde Mai/2017 faz arbitragem e trading de criptos, além de ser co-fundador do site de análise de criptos RadarBTC. Palestrante do Bitcoin Summit Florianópolis 2019
Poupança

Idoso colocou poupança em criptomoeda

O tema DeFi está em alta em 2020, com algumas inovações sendo destaque com criptomoedas ligadas a Ethereum. Chamou atenção nos últimos dias para...
Hacker. Imagem: Cortesia Pixabay

Hackers roubam R$ 9.2 milhões em ataque de 51% ao Ethereum Classic

Através de um ataque de 51% contra a rede do Ethereum Classic (ETC), hackers conseguiram fazer um gasto duplo de cerca de 238,306 ETC,...
Blockchain do Bitcoin descentralizada

Economista brasileiro acredita no Bitcoin como moeda

Para um economista brasileiro, que acredita na tecnologia do Bitcoin, o BTC é mais que um ativo. De acordo com ele, ao cumprir a...