“Corretor das celebridades”, parceiro do “Faraó dos Bitcoins” tem prisão domiciliar negada pela justiça

Decisão foi dada pelo presidente do STJ, que não viu cabimento do pedido.

Siga no
Mãos algemadas de prisioneiro masculino na cadeia
Mãos algemadas de prisioneiro masculino na cadeia

Um dos parceiros da GAS Consultoria, empresa do “Faraó dos Bitcoins”, teve seu pedido de prisão domiciliar negado pela justiça. Nos últimos dias, outro líder da empresa, Tunay Pereira Lima, foi colocado pelo STJ em prisão domiciliar.

Para isso, ficou definido que ele deverá utilizar tornozeleira eletrônica, seu passaporte continua retido pela justiça e ele não pode sair do país, além de todos os seus aparelhos celulares devendo ficar a disposição das autoridades.

Mas o que chamou a atenção na decisão de que liberou Tunay para casa é que ele pediu uma extensão de benefício, após sua esposa, também presa na Operação Kryptos, ter sido colocada em prisão domiciliar. Ou seja, ele pediu que esse benefício fosse dado a ele por ser uma situação similar.

O STJ acabou entendendo que Tunay poderia ser liberado sob algumas condições, pedindo que a PF, MPF e TRF2 fossem comunicados da decisão.

Mais um parceiro do “Faraó dos Bitcoins” pediu prisão domiciliar

Com dois líderes da GAS Consultoria Bitcoin sendo levados para casa, outro parceiro e possível líder da empresa tentou sair pela mesma porta. Isso porque, Michael de Souza Magno, conhecido como “corretor das celebridades”, ingressou com pedido de prisão domiciliar também no Superior Tribunal de Justiça.

Em outubro de 2021, o STJ negou o pedido de liberdade impetrado por ele, com um caso já tendo sido apreciado antes.

Mas dessa vez, Michael pediu no STJ que o benefício dado a Tunay Pereira Lima fosse estendido a ele.

“Afirma que, mais recentemente, a denunciada MARCIA DOS ANJOS, apontada como integrante do grupo de sócios administradores, constante de quadro societário de uma das empresas operantes do grupo, teve sua prisão preventiva substituída por prisão domiciliar e, na sequência, seu marido, TUNAY PEREIRA LIMA, foi beneficiado pela concessão de pedido liminar em que a sua prisão preventiva foi convertida em prisão domiciliar.”

O líder da GAS ainda disse que sua esposa deu à luz recentemente a primeira filha do casal de forma prematura e possuí depressão, precisando de auxílio dele. Ele é casado com a ex-atriz da Record, Juliana Kelling.

Negada pelo presidente do STJ

Mas o presidente do STJ, Ministro Humberto Martins, disse que Michael não tem nenhuma relação com Tunay e Márcia, não tendo conexão direta com a decisão que foi dada a eles. Ou seja, Michael teve sua prisão domiciliar negada e segue preso.

“Isso porque, no caso concreto, a decisão de extensão concedida ao corréu TUNAY teve natureza personalíssima e se limitou a equiparar à decisão que concedeu a sua esposa e sócia MÁRCIA a prisão domiciliar concedida pelo Juízo de primeiro grau, não sendo, portanto, cabível interpretação extensiva que visa a incluir outros corréus.

Ademais, nos estreitos limites desta petição em habeas corpus, o requerente não logrou demonstrar, de forma objetiva, a conexão direta do seu pedido com a referida decisão, nem similitude de condições fáticas e de direito com a corré mencionada.”

Em prisão domiciliar ou não, o caso da GAS Consultoria Bitcoin segue sendo avaliado pela justiça federal, que acredita que essa seja mais um possível esquema de pirâmide que captou clientes no Brasil, com a ação de vários líderes.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Mercado Livre e Mercado Bitcoin

Mercado Livre anuncia investimentos no Mercado Bitcoin

Operação reforça a presença da companhia no universo cripto, impulsionando seu desenvolvimento e adoção na região.  Paxos potencializa a experiência de transação de...
Notas de dólar

Fed lança relatório sobre dólar digital, porém não toma decisão

O Banco Central dos EUA, Federal Reserve (Fed), publicou um estudo de 40 páginas ressaltando pontos positivos e negativos da implementação de sua CBDC,...

Neymar compra 2 NFTs por R$ 6 milhões

Neymar anunciou através de sua conta no Twitter que comprou dois NFTs da famosa coleção Bored Ape Yacht Club (BAYC). A postagem do jogador...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias