Corretora de criptomoedas suspende mais de 1.600 contas por manipulação de mercado

Os investidores estão sendo acusados de diversas práticas de manipulação, incluindo autonegociação, spoofing, layering, front-running, quote stuffing.

A corretora de criptomoedas MEXC, uma das 10 maiores do mundo, anunciou a suspensão de dois grandes grupos de investidores que estavam manipulando mercados. A decisão afetou 182 usuários e 1.668 contas.

Enquanto o primeiro grupo operava do Vietnã, com somente 168 contas, o outro era da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), composto por países como Rússia, Uzbequistão e Azerbeijão, com outras 1.500 contas.

A corretora não informou quais criptomoedas eram negociadas pelo grupo. No entanto, conforme quase 3.000 moedas estão listadas na MEXC, é provável que as manipulações ocorressem em projetos menores de baixo volume.

Clientes da MEXC são liquidados pela corretora após acusação de manipulação

Os investidores estão sendo acusados de diversas práticas de manipulação, incluindo autonegociação, spoofing, layering, front-running, quote stuffing. A MEXC explicou cada um desses termos da seguinte forma:

  • Autonegociação: Contas atuando simultaneamente como compradoras e vendedoras para criar volume de negociação artificial.
  • Spoofing: Colocação e cancelamento de grandes ordens para enganar traders sobre a demanda do mercado.
  • Layering: Repetição de ordens grandes e canceladas para manipular a percepção de preços.
  • Negociação Algorítmica Disruptiva: Uso de métodos programáticos de negociação que ameaçaram a estabilidade do sistema.
  • Manipulação de Mercado: Esforços coordenados para influenciar artificialmente preços de ativos ou volumes de negociação por meio de práticas enganosas, como inflação ou supressão de preços e atividade enganosa no livro de ordens, distorcendo as condições de mercado justas.

Segundo o comunicado, essas fraudes cresceram 60% entre janeiro e fevereiro em comparação ao final 2024. O esquema foi descrito como de larga escala.

Golpistas movimentavam milhões por dia

A MEXC revelou que algumas dessas contas chegavam a negociar US$ 20 milhões por dia enquanto manipulavam preços de criptomoedas. Em alguns casos, as manipulações resultavam em volatilidades de até 120%, o que poderia afetar outros investidores.

“Tais ações, se não identificadas a tempo, poderiam causar liquidações em massa e distorção do preço de mercado do ativo em poucos minutos.”

“Estamos registrando a transformação das manipulações do nível varejista para o nível grupal e até quase institucional, gerando riscos sistêmicos tanto para corretoras individuais quanto para a infraestrutura de mercado como um todo”, disse a MEXC.

Como punição, a corretora reverteu as transações suspeitas e suspendeu todas as contas identificadas no esquema. Finalizando, a MEXC nota que seu relatório, ainda em construção, será encaminhado para autoridades e reguladores internacionais.

O caso, no entanto, não é único da MEXC. Há duas semanas, a Binance identificou uma manipulação de preço na GoPlus Security (GPS) por um criador de mercado (market maker). Na semana seguinte, a corretora anunciou que seus clientes afetados seriam recompensados.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Compre na OKX

Últimas notícias