Uma corretora de criptomoedas surpreendeu os seus clientes no início da manhã desta segunda-feira (29), ao anunciar que suspendeu os saques devido a uma suposta cooperação com a polícia.
Como é uma corretora de criptomoedas centralizada, localizada nas Ilhas Virgens Britânicas, a novidade logo repercutiu entre seus clientes.
Dados do mercado estimam que a plataforma tem mais de 2 milhões de clientes espalhados pelo mundo, que agora não conseguem mais sacar valores.
Para justificar o travamento, a corretora declarou apenas que colabora com autoridades, mas não deixou claro de qual país partiu a suposta investigação.
O que diz a corretora ao travar saques de criptomoedas a clientes?
Em nota ao mercado, a corretora BKEX declarou que encontrou indícios de que clientes praticaram crimes de lavagem de dinheiro. Assim, uma investigação policial teria se iniciado na plataforma e ocasionou o atual travamento de saques.
De acordo com a explicação, a corretora tenta o possível para restaurar os saques o mais rápido possível. No entanto, até a manhã desta segunda, os saques continuavam travados.
“Recentemente, os fundos dos usuários da plataforma estiveram envolvidos em ‘lavagem de dinheiro’ e o BKEX está atualmente cooperando com a polícia para coletar evidências, para as quais suspenderemos os saques para cooperar com o trabalho. A equipe BKEX cooperará totalmente com a investigação regulatória e fará o possível para restaurar a operação normal da bolsa.”
“Obrigado por seu apoio e compreensão, colocamos os interesses dos clientes em primeiro lugar”, disse corretora aos investidores com saques travados
Ao declarar que trabalha ativamente com autoridades para resolver problemas, a BKEX disse que espera a máxima proteção dos direitos de seus clientes.
Além disso, a corretora promete manter os investidores comunicados sobre os próximos passos da suposta investigação, da qual não há detalhes públicos. Por conta disso, a exchange declarou que o suporte da corretora está disponível a todos os clientes que queiram mais esclarecimentos.
Por fim, a corretora de criptomoedas que trava saques a investidores nesta segunda declarou que coloca o interesse dos seus usuários em primeiro lugar.
“Finalmente, obrigado novamente por seu apoio e compreensão da BKEX. Continuaremos trabalhando arduamente para restabelecer o funcionamento normal da bolsa e sempre colocar os interesses de nossos usuários em primeiro lugar.”
#BKEX Announcement on Suspension of Withdrawals
– Details: https://t.co/gDh6Z3bg9a pic.twitter.com/EMTEuU2DDO
— BKEX (@BKEXGlobal) May 29, 2023
De fato, quando uma corretora de criptomoedas centralizada trava saques, o mercado acende um alerta para o negócio.
Isso porque, nos últimos anos, muitas corretoras encerraram o suporte aos clientes de surpresa, e muitos nunca mais viram seu patrimônio de volta.
Não está claro ainda, no caso da BKEX, quando a plataforma pretende retornar suas atividades, mas todo o mercado acompanha com atenção o caso.