Corretora agora permite negociação de ouro por bitcoin

O Bitcoin que será usado na transação vai ser enviado para uma conta de garantia

Siga no
Bitcoin e Barras de Ouro
Bitcoin e Barras de Ouro

“O Bitcoin é o ouro digital”, você provavelmente já ouviu isso muitas vezes e, em certo ponto, é uma afirmação verdadeira. Para tornar a relação desses ativos ainda mais próxima, a Paxful criou opções de negociação entre Bitcoin e Ouro.

A Paxful é uma corretora peer-to-peer (P2P) de Bitcoin e segundo o CEO, Ray Youssef, o novo serviço vem como uma resposta direta dos pedidos dos usuários. Agora os usuários possuem a opção de transferir ouro ou realizar trocas por Bitcoin.

Como sabemos, o Bitcoin é fácil de ser transferido para diferentes pessoas, já o ouro não possui essa mesma propriedade. Portanto, para as ações de transferência, será necessário que as duas partes concordem em como, quando e onde o ouro será entregue.

Essa pode parecer uma simples transação de pessoa para pessoa, mas a Paxful entrará como um intermediário para aumentar a segurança de todo o procedimento.

Sistema funciona semelhante ao “Mercado Pago” do Mercado Livre

Para evitar qualquer tipo de problema, o Bitcoin que será usado na transação vai ser enviado para uma conta de garantia, o valor só é liberado após a transferência do ouro ter sido confirmada por ambas as partes.

As negociações com ouro acima de US $ 50 devem passar por todos os protocolos de “conheça o seu cliente” (KYC, na sigla original), com procedimentos aprimorados de diligência prévia.

Ainda de acordo com Youssef, as negociações de ouro e Bitcoin já aconteciam de forma não-formal na plataforma. O CEO foi citado dizendo:

“Nossos usuários já estavam fazendo isso em uma escala relativamente alta. Nós não estávamos cientes por que é algo difícil de rastrear. Nós tivemos que falar com as pessoas.”

Ele disse que passou horas ligando para clientes através do suporte e muitos informaram que queriam negociar ouro utilizando Bitcoin.

Estratégia diferenciada da Paxful

A Paxful foca seus serviços em países emergentes, justamente os que mais precisam do Bitcoin.

A Paxful é uma corretora que se destaca por causa da sua posição de oferecer produtos inovadores e para mercados que geralmente são ignorados por companhias mais tradicionais.

A estratégia da corretora vem sendo apostar nos mercados fora do foco norte-americano e europeu que as outras plataformas possuem.

Com isso, a empresa tem uma forte base de usuários em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos, como Nigéria, Malásia e Gana e a Venezuela.

O pedido para a negociação de bitcoin e ouro pode representar um aumento no interesse para transações fora do sistema tradicional. Esse é um efeito que alguns acreditam que vai ser fortalecido no futuro, com o Bitcoin ganhando cada vez mais dominância no mercado financeiro.

Segundo os dados da Paxful, durante o período de isolamento social, o número de novos usuários cresceu em 27%.

Esse é um fenômeno que provavelmente vai continuar acontecendo em diferentes plataformas, principalmente aquelas com foco em países com dificuldades econômicas.

Enquanto isso, aqui no Brasil não é incomum que corretas fechem as portas, alguns por causa da recente crise, já outros por motivos mais misteriosos.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Amazon-loja Imagem: ShutterStock

Amazon aceitará Bitcoin, Ethereum e Cardano como pagamento até o fim do ano, diz...

A Amazon vai aceitar pagamentos com bitcoin 'até o final do ano', de acordo uma fonte envolvida com o projeto de moedas digitais da...
Elon Musk alerta sobre criptomoedas. Imagem: TMZ

Elon Musk faz alerta para investidores em Dogecoin

Dogecoin é uma moeda, não um investimento que fará as pessoas ganharem muito dinheiro - foi o que disse Elon Musk, o CEO da...
Bitcoins

45% das famílias mais ricas do mundo querem investir em Bitcoin, diz Goldman Sachs

Uma recente pesquisa realizada por uma das principais instituições financeiras do mundo, a Goldman Sachs, revelou que os family offices de algumas das famílias...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias