CPI das Criptomoedas pagará passagens para investigados irem a Brasília

Caso a defesa e os acusados de fraudes queiram ir a Brasília depor, poderão submeter pedidos a Câmara dos Deputados, que custeará passagens de avião aos suspeitos de fraudes financeiras.

No próximo dia 12 de julho, a Câmara dos Deputados se reunirá para mais uma reunião da CPI das Pirâmides Financeiras que atuavam no mercado de criptomoedas. Na data, alguns suspeitos e investigados devem comparecer em Brasília (DF) para prestar esclarecimentos.

Contudo, chama atenção que vários deles estão foragidos há alguns anos, como Rodrigo Marques, da Atlas Quantum. De qualquer forma, caso a defesa de Marques queira ir prestar esclarecimentos, poderá solicitar o custeio de suas despesas a CPI.

Além disso, caso os suspeitos queiram depor via chamada de vídeo, poderão solicitar para a comissão de inquérito parlamentar suas credenciais de acessos.

A CPI das Criptomoedas garante a todos que participarem os seus direitos constitucionais e legais. Ou seja, caso os suspeitos de fraudes queiram ter o acompanhamento de um advogado, poderão ter seus depoimentos acompanhados.

Câmara dos Deputados poderá custear despesas de deslocamento de investigados na CPI das Pirâmides Financeiras de Criptomoedas
Câmara dos Deputados poderá custear despesas de deslocamento de investigados na CPI das Pirâmides Financeiras de Criptomoedas. Reprodução.

CPI das Pirâmides Financeiras de Criptomoedas quer ouvir bancos que negociam bitcoin no Brasil

Na última semana, a CPI recebeu vários pedidos de convocações de pessoas ligadas a empresas do mercado de criptomoedas.

Com isso, alguns bancos que começaram a negociar criptomoedas para seus clientes entraram na mira dos deputados federais.

Entre eles, quem poderá receber convocações são Arnoldo J. Reyes, Executivo, Operador, Membro do Conselho e Investidor da Paxos, FinTech & Digital Commerce; Cristina Junqueira, Co-fundadora do Nubank; Diogo Roberte, Co-fundador do PicPay; Felipe Bottino, Diretor da Inter Invest; Jochen Mielke de Lima, CEO da B3 Digitas; José Augusto de A. Antunes Filho, Head of Digital Assets do Itaú Unibanco; e Osvaldo Gimenez, Presidente da Fintech Mercado Livre (Mercado Pago).

As convocações dos representantes de bancos e fintechs ainda carece de aprovação, mas todos devem participar apenas para prestação de esclarecimentos.

BLAZE entrou no radar da CPI das Pirâmides Financeiras de Criptomoedas

Impulsionada no Brasil por celebridades como Neymar Júnior e Felipe Neto, o casino digital BLAZE entrou na mira da CPI das Criptomoedas.

Mas sua aparição na comissão deve ocorrer por conta do patrocínio aos clubes Santos Futebol Clube e Atlético Goianiense. Assim, os convocados pela CPI são os presidentes dos clubes, Adson Batista (Atlético Goianiense) e Andrés Rueda (Santos).

A justificativa para a convocação dos presidentes envolve a prestação de informações sobre o funcionamento da empresa, que apesar de patrocinar os clubes, segue recebendo uma enxurrada de reclamações pela internet. No entanto, as convocações dos presidentes ainda precisam de aprovação pela comissão.

Recentemente, o analista Tiago Reis foi um que alertou para o funcionamento suspeito da empresa.

Ronaldinho Gaúcho entra na mira da CPI por possível fraude com criptomoedas

O ex-jogador de futebol brasileiro, Ronaldinho Gaúcho, também poderá receber convocação para prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados.

Em um dos pedidos a que o Livecoins obteve acesso, um deputado havia protocolado um requerimento para convocação dele como investigado. Contudo, após a apresentação do documento, o próprio autor pediu a retirada de pauta do documento.

De qualquer forma, o Requerimento 103/2023 ainda pede que o ex-jogador preste esclarecimentos na CPI, por seu envolvimento com a 18k Ronaldinho.

A empresa ofertou rendimentos altos no mercado de criptomoedas, mas deixou de pagar investidores em 2019.

Ronaldinho Gaúcho poderá ter de prestar esclarecimentos em CPI das Criptomoedas, por seu envolvimento com a 18k Ronaldinho
Ronaldinho Gaúcho poderá ter de prestar esclarecimentos em CPI das Criptomoedas, por seu envolvimento com a 18k Ronaldinho. Reprodução.

Por fim, a CPI seguirá seus trabalhos de investigação contra possíveis fraudes e deve ouvir suspeitos e especialistas do mercado. Ao final, um relatório poderá recomendar ao Ministério Público o aprofundamento das investigações contra possíveis golpes.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias