Conhecida no mercado de criptomoedas privadas, a Zcash costuma ser uma das tecnologias que buscam fazer frente ao Bitcoin. Vendo as críticas de um fã da ZEC sobre a Monero, o criador da moeda se revoltou e lançou um desafio.
Em algumas discussões pela internet é possível ver pessoas alegando que a criptomoeda Monero não é privada de verdade. Entre as alegações, uma delas é de que o algoritmo de privacidade da moeda é uma fraude total.
“#Monero $XMR privacidade é falsa e uma fraude total. Peça-me para provar isso! #Zcash $ZEC a privacidade é real. Você mesmo faz uma transação Monero… e eu mostrarei como qualquer um pode expô-la.”
Ao intimar a comunidade Monero para um desafio, Bruce talvez não esperava que o próprio criador da moeda iria lhe responder. Assim, Riccardo Spagni, fundador da criptomoeda que detém a maior capitalização de mercado dentre as “privacy coins“, aceitou o desafio.
Também pelo Twitter, Riccardo fez uma transação pela rede Monero e desafiou Bruce a apresentar os detalhes do seu envio. O criador da criptomoeda privada disse que agora vai esperar para ver se sua rede realmente não pode proteger informações das partes de uma transação.
“Ok Bruce Wagner. Mostre-me quanto enviei, para quem, qual saída foi realmente gasta e o endereço IP de onde o tx foi enviado. Eu vou esperar. txid: aae87c5bae9a7cbd615c47e91280a6171a5b19d5e46e720d9995954a7aef7996”
Fine @brucewagner, I’ll bite. Show me how much I sent, to whom, which output was actually spent, and the IP address the tx was sent from.
I’ll wait.
txid: aae87c5bae9a7cbd615c47e91280a6171a5b19d5e46e720d9995954a7aef7996 https://t.co/0AugopFL8H
— Ric “el pony esponjoso” (@fluffypony) June 30, 2021
Vale notar que Riccardo ainda disse que pegou leve com Bruce, declarando que “eu fiz este mais fácil, especialmente para quem já assistiu à série de vídeos Breaking Monero.”
Em funcionamento desde 2014, a Monero já foi até proibida por governos de alguns países por sua característica de privacidade, que apesar das desconfianças, nunca foi quebrada.
Monero será suportada por carteira de Bitcoin Samourai em breve
Por sua característica de privacidade, descentralização e presença de mercado, uma parte da comunidade Bitcoin nutre um certo carinho pela Monero.
Prova disso é que os desenvolvedores da carteira de Bitcoin, Samourai Wallet, estão buscando implementar em sua tecnologia, o suporte a Monero em breve. Essa funcionalidade será possível graças a um mecanismo de trocas atômicas entre Monero e Bitcoin, que foi lançado em maio de 2021.
“Sim, estamos trabalhando na funcionalidade de troca atômica com XMR”
Yep, we're working on atomic swap functionality with XMR
— Samourai Wallet (@SamouraiWallet) June 25, 2021
Assim, no futuro, fãs das criptomoedas poderão depositar Monero, pela própria rede, obtendo Bitcoin diretamente em suas carteiras, preservando características de privacidade em transações, sem necessidade de uso de corretoras, por exemplo.