Criador de suposta pirâmide financeira atira em vítima que cobrava dinheiro investido

Homem queria receber de volta o dinheiro investido no esquema. O líder da Orion Partner não aceitou a cobrança e, após várias discussões, ele atirou contra a vítima do golpe. O momento do tiro foi filmado pelo filho de 8 anos. Negócio se dizia a "única comunidade de ajuda mútua do mundo com a tecnologia blockchain."

Siga no
Vítima sendo socorrida após ser baleada. imagem: Whatsapp

O criador da suposta pirâmide financeira Orion Partner atirou em uma das vítimas do esquema financeiro, nesta quarta-feira (16), em Itamonte, no Sul de Minas Gerais. Fabrício Ramos deu um tiro no ombro do homem, após uma discussão entre os dois por causa dos danos financeiros causados à vítima. Ramos já era investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais por causa dos golpes. 

De acordo com a Polícia Militar, a vítima é de São Paulo, um homem que tem 42 anos que se afundou em dívidas por causa da pirâmide.

Ele perdeu a casa em que morava. Revoltado com a situação e sem ter onde morar, a vítima foi com o filho de 8 anos para Itamonte, abriu uma barraca e acampou em frente a casa do criador da Orion Partner, Fabrício Ramos. Ele ficou no local por cerca de 15 dias.

Vítima do esquema acampado em frente a casa do criador da Onion Partner. Imagem: Whatsapp
Vítima do esquema acampado em frente a casa do criador da Onion Partner. Imagem: Whatsapp

Filho da vítima filmou o momento do disparo

O paulista queria receber de volta o dinheiro investido no esquema. Fabrício não aceitou a cobrança e, após várias discussões, ele atirou contra a vítima do golpe. O homem foi socorrido para o hospital da cidade e não corre risco de morrer, mas ficará internado para passar por uma bateria de exames.

O momento do tiro foi filmado pela criança de 8 anos. Nas imagens a mãe do criador da Orion aparece com um pedaço de pau querendo agredir o paulista e também o menino. Já no fim do vídeo é possível ouvir o barulho do tiro e a vítima gritando por socorro.

Fabrício fugiu logo após o crime, mas depois se apresentou à polícia junto com um advogado e entregou a arma do crime. Ele foi ouvido e não ficou preso. Segundo a polícia, as investigações sobre a suposta pirâmide ainda estão no início e não há detalhes sobre a empresa ainda.

A pirâmide financeira é considerada como crime desde 1951. O esquema consiste no enriquecimento de um pequeno número de pessoas que recrutam, com argumentos enganosos de sucesso financeiro. Para participarem os novos membros precisam desembolsar um dinheiro para investir.

A Orion Partner

Desde o fim do ano passado a “empresa” já era suspeita de ser um esquema ponzi, no site Reclame Aqui, a Orion possui dezenas de reclamações, todas relacionadas a problemas com saques.

O modelo de negócio apresentado no site consiste basicamente em doar dinheiro para a rede, e receber de volta. De acordo com um artigo publicado no jornal O Tempo em agosto de 2019, a Orion Partner era insustentável.

Um blog da Orion Partner também mostra que a empresa tentava usar o Bitcoin para se promover. De acordo com a postagem, a Orion é a “única comunidade financeira do mundo com a tecnologia blockchain.”

Nesta quarta-feira, após o crime, o site da Orion, que tinha um domínio na Rússia e outro no Brasil, foi retirado do ar. Pelo site, a empresa oferecia rendimentos fixos e mensais, alguns deles até 240% do valor investido, no prazo de 4 a 5 meses.

Fabrício tem um sócio que também foi criador da pirâmide.

Natália Oliveira
Natália Oliveira
Jornalista desde 2011. Já atuou em grandes mídias de Minas Gerais. Tem interesse por tecnologia e economia.
MAduro conclama o povo a apostar na nova economia com o Bolívar digital. Imagem: VTV

Maduro anuncia “bolívar digital” e autoriza abertura de contas em dólares

Os planos de Nicolás Maduro de digitalizar a economia da Venezuela parecem estar avançando, com o anúncio do que ele apresentou como um “bolívar...
Baleia jubarte pulando Bitcoin

Empresas compraram Bitcoin na queda, aponta analista do mercado

Ainda que o Bitcoin tenha começado a se recuperar da queda do início da semana, muitos ficaram assustados com o movimento. Enquanto os pequenos...
Banco dos EUA JPMorgan - Bitcoin BTC Criptomoedas

JPMorgan recomenda que investidores diversifiquem portfólio com Bitcoin

O JPMorgan é um nome muito importante dentro do setor financeiro, contando com milhares de clientes e investidores. A firma conta com diferentes analistas...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Empresas compraram Bitcoin na queda, aponta analista do mercado

Ainda que o Bitcoin tenha começado a se recuperar da queda do início da semana, muitos ficaram assustados com o movimento. Enquanto os pequenos...

JPMorgan recomenda que investidores diversifiquem portfólio com Bitcoin

O JPMorgan é um nome muito importante dentro do setor financeiro, contando com milhares de clientes e investidores. A firma conta com diferentes analistas...

Stone Ridge adiciona Bitcoin ao seu fundo de alternativas diversificadas

Em um momento em que o Bitcoin está no centro das atenções, tanto pelo seu preço que está consolidando na faixa de US$ 50...

Coinbase cita Satoshi Nakamoto em documento enviado à SEC

A Coinbase, uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo e a maior dos EUA, está pronta para ser listada na bolsa de valores...

Vice presidente da Mastercard crítica o Bitcoin: “muito volátil para fazer parte da nossa rede”

A gigante de pagamentos Mastercard virou manchete no início de fevereiro depois de anunciar seu plano de começar a permitir criptomoedas em sua rede....