O CriptoFunk 2019 é um evento voltado para a discussão sobre a criptografia de dados na internet. Além disso, o “evento-festa” debate sobre segurança, privacidade e democracia. Ao som da “batida perfeita”, o CriptoFunk 2019 busca financiamento para o evento “Criptografar dados e descriptografar corpos”.
O projeto coletivo CriptoFunk 2019 busca um financiamento coletivo para que o evento seja realizado. A criptografia celebra o universo das criptomoedas e de um importante debate digital sobre a segurança na internet. Em uma visão macro, o evento procura apresentar a integração sobre esses “cuidados digitais” através dos corpos.
Para as idealizadoras do projeto, a batida do funk é ideal para que os corpos sejam “descriptografados”. Todo o debate sobre segurança digital é voltado também para o corpo.
“A ideia é debater sobre criptografia, dados digitais e privacidade na internet, mas a partir da perspectiva do corpo”.
CriptoFunk 2019 é apoiado pelo Observatório de Favelas
O local escolhido pelo evento CriptoFunk 2019 foi o Complexo da Maré, no Rio de Janeiro – RJ. A proposta é democratizar o acesso de espaços periféricos à discussões sobre criptografia. Fazem parte do coletivo que promove o CriptoFunk 2019 o coletivo Intervozes, a Escola de Ativismo, o Coding Rights e o data_labe.
Segundo campanha de arrecadação do CriptoFunk 2019, o evento ainda conta com o apoio do Observatório de Favelas. A liberdade e privacidade na internet está ligada a transitoriedade das pessoas. Segundo a campanha do evento, somente a partir de um visão plural sobre a internet é que o debate sobre criptografia pode acontecer.
“As soluções para as questões de privacidade e liberdade na Internet, que são muito novas pra todo mundo, só podem ser construídas a partir de múltiplos olhares, lugares e experiências”.
Evento espera arrecadar R$ 15 mil em campanha
O CriptoFunk 2019 busca um financiamento coletivo para que o evento aconteça. A campanha foi lançada no site Benfeitoria e acontecerá até o dia 10 de setembro. Em poucos dias o CriptoFunk 2019 já conseguiu arrecadar 20% do evento. Ou seja, pouco mais de R$ 3 mil.
O valor arrecadado será utilizado para custeio do evento que acontecerá em cerca de um mês. Além de gastos com a equipe, o CriptoFunk 2019 terá custos relacionados a estrutura, comunicação e DJ’s. A última CriptoFunk aconteceu em novembro de 2018 e contou com 100 participantes.
‘