Criptomoeda despenca 99% após projeto encerrar serviço

Solução supostamente descentralizada foi hackeada e perdeu tudo, ficando sem condições de continuar suas operações.

Uma criptomoeda despencou 99% nas últimas horas, após um serviço DeFi associado a ela encerrar o seu serviço. Esse é mais um colapso de um ecossistema descentralizado nos últimos meses.

Entre 2020 e 2021, com um mercado de criptomoedas em alta, muitas novidades surgiram no ecossistema, como os chamados DeFi.

Com a tradução de Finanças Descentralizadas, as plataformas surgiram como uma promessa de criar soluções bancárias com criptomoedas, sem necessariamente utilizar os sistemas tradicionais.

Os projetos de DeFi atraíram muitos clientes interessados em emprestar criptomoedas e obter rendimentos, entre outras oportunidades que surgiram nas plataformas.

Contudo, os riscos das plataformas também se mostram um desafio para o crescimento sustentável do setor.

Criptomoeda despenca 99% após DeFi encerrar seus serviços

Um dos casos mais tristes dos últimos meses aconteceu para os clientes da Babylon Finance, uma plataforma que se apresentava como um “clube de investimentos” para aportes em criptomoedas.

Fornecendo soluções simples para seus investidores, a plataforma acabou não mostrando ser um ambiente totalmente seguro, visto que, em abril de 2022, as pools de liquidez da Rari Fuse foram alvos de uma invasão e impactaram imediatamente a Babylon Finance.

Foram mais de 70 milhões de dólares roubados nesse episódio, parte sendo de clubes da Babylon. Com um mercado em queda, a recuperação do projeto se mostrou impossível.

No dia 31 de agosto então, a Babylon Finance anunciou o seu fim, projeto que foi lançado em fevereiro de 2022 e não durou muitos meses para impactar o mercado.

Com o serviço DeFi disposto a encerrar seus serviços, a criptomoeda do projeto despenca 99% desde sua alta histórica no mercado, em dezembro de 2021, sendo a pior queda visto desde o dia 31 de agosto último.

“Efeito dominó de problemas derrubaram projeto”

O mercado de criptomoedas vive uma de suas fases mais complicadas em toda a história, após passar por anos de grande alta.

Muitas corretoras estão demitindo funcionários, criptomoedas morreram e empresas do mercado deixaram de honrar compromissos, mostrando que o momento não é do melhor.

Embora a tecnologia do bitcoin siga intacta e funcionando com grande segurança, a cotação da principal moeda perde valor em relação ao Dólar em 2022.

Para a Babylon Finance, com o ataque hacker sofrido pela Rari Fuse, aliado ao mercado de urso, o efeito dominó de problemas tornou impossível reerguer a plataforma DeFi em meio aos problemas.

Investidores que perderam dinheiro com o projeto e seu token levam como lição um duro aprendizado de quão novo e ainda arriscado é o setor de finanças descentralizadas.

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias