Mais uma criptomoeda despencou e morreu após alcançar uma importante marca de preço, não durando nem um mês desde seu auge. Pelo menos duas mil carteiras ainda detém a moeda, que amarga 100% de queda.
Em uma investigação sobre o caso, a PeckShield, empresa de segurança em criptomoedas, aponta falhas na condução do projeto pelos criadores.
Chamado IPO Web3, o nome sugestivo de uma grande criptomoeda se provou como mais um golpe contra investidores.
Líderes de criptomoeda IPO Web3 aplicam puxão de tapete em investidores e roubam 100 mil dólares
Em uma investigação do caso na última segunda-feira (19), a PeckShield declarou que os criadores da IPO Web3 aplicaram um golpe. Segundo apuração do Livecoins na rede BNB Chain, pelo menos 2 mil investidores viram seus investimentos virar pó.
A IPO Web3 criou 21 milhões unidades de tokens e apresentava em suas redes sociais a promoção de eventos para a comunidade. Seu projeto afirmava que nasceu com a missão de impulsionar outros projetos de criptomoedas, como uma incubadora de startups.
Não demorou muito até o esquema desmoronar, e ficar claro que tudo não passava de mais um golpe. A investigação apurou que pelo menos 100 mil dólares terminaram nas mãos dos golpistas, que movimentaram valores para suas próprias carteiras.
“PeckShieldAlert parece IPO Web3 aplicou rugg pull por 102K $BSC-USD $IPO caiu -32%, os fundos roubados estão em 0x35fe.”
#PeckShieldAlert Seems like @IPO_web3 just rugged for ~102K $BSC-USD $IPO has dropped -32%, the stolen funds sit in 0x35fe…fc7bhttps://t.co/WTRLOyr0Ml pic.twitter.com/KATA2Wplia
— PeckShieldAlert (@PeckShieldAlert) June 20, 2023
Com o golpe finalizado, o token do projeto, o IPO, derreteu 32% em poucas horas, lesando quem acreditou na fraude.
Um mês após alta valorização, criptomoeda fraudulenta despenca para centavos de dólares
No dia 26 de maio de 2023, a criptomoeda IPO Web3 valorizava tremendamente para sua alta histórica, alcançando US$ 1.842,00 no mercado.
Impulsionada em poucas horas, a moeda não durou muito para derreter novamente e alcançar valores cada vez menores. Com o golpe finalizado, não há mais liquidez para quem tem o token negociar o IPO por outras criptomoedas e sair de suas posições.
Um detalhe que chama atenção para o golpe é a forma com que o projeto aplicou sua fraude, unindo dois termos famosos para atrair investidores.
No caso do nome IPO, esta é uma forma pela qual as empresas podem levantar capital para financiar suas operações, expansões ou outros projetos. Após um IPO, as ações das empresas podem ser negociadas em bolsas de valores, permitindo que os acionistas comprem e vendam suas participações.
Já o termo “Web3” refere-se a uma evolução do conceito de Web e da tecnologia por trás dela. A Web3, também conhecida como Web descentralizada, é baseada em tecnologias como blockchain, criptomoedas e contratos inteligentes.
O fim do “IPO Web3” mostra que os investidores devem redobrar suas atenções ao se envolver com novas criptomoedas, mesmo que seus nomes pareçam legítimos.