Criptomoeda despenca enquanto mais uma corretora colapsa

Além de corretora da Estônia, única plataforma cripto da Bélgica passa por problemas relacionados.

A criptomoeda CoinLoan (CLT) entrou em colapso e viu seu preço despencar quase 30% nos últimos sete dias. Tudo isso porque a corretora que emitiu a moeda, a CoinLoan, tem um pedido de falência em análise na corte da Estônia.

Com sede no país europeu, a exchange enfrenta problemas de liquidez e muitos clientes não conseguem mais sacar valores.

A situação preocupou vários clientes da plataforma, visto que a justiça estoniana mandou a corretora parar de realizar saques para apurar o caso, de acordo com a própria corretora.

O problema, contudo, já afeta outras empresas na Europa, dias após uma lei ter sido aprovada nos países do bloco europeu.

Preço da criptomoeda da corretora CoinLoan derrete

Dados apurados pelo Livecoins no CoinGecko apontam que apenas nas últimas 24 horas, o preço da CLT caiu 13% em relação ao Dólar.

Assim, a cotação da criptomoeda vinculada a corretora da Estônia entrou em colapso, custando apenas US$ 6,31 por unidade.

Caso a situação continue assim, tudo indica que a cotação deve sofrer ainda mais. A criptomoeda tem liquidez de mercado nas corretoras HitBTC, Tokpie e Bittrex.

Contudo, caso tudo seja esclarecido e a corretora volte a operar, o preço da moeda pode estabilizar e talvez até voltar a subir. Investidores do projeto continuam atentos ao caso.

CoinLoan recebeu pedido de paralisar saques de criptomoedas para clientes

No pedido realizado por autoridades, publicado na revista oficial da Estônia, tudo indica que a corretora CoinLoan faliu.

Assim, o CoinLoan, a empresa com sede no país, recebeu a proibição de movimentar criptomoedas em sua plataforma. Ou seja, não pode nem receber novas moedas de clientes, nem realizar saques para os investidores.

Com o pedido de falência, a corretora teve suspensa a liquidação de bens em seu nome e deverá conversar com o representante legal. O caso começou de fato no dia 24 de abril de 2023, e todos os ativos da empresa devem ficar à disposição do novo responsável.

Clientes ainda não sabem se há algum dinheiro na plataforma e quando poderão ter acesso as suas criptomoedas.

Outra corretora da Bélgica suspendeu saques após caso CoinLoan

O caso CoinLoan chama atenção por ser a primeira falência de uma corretora depois de aprovada a Lei das Criptomoedas na Europa, a MiCA.

No entanto, a situação preocupa ainda mais, visto que o fim da plataforma da Estônia também causou problemas para a bit4you, a única corretora de criptomoedas da Bélgica.

Em nota ao público, a bit4you declarou que mantinha sua custódia de criptomoedas com a CoinLoan, e como a empresa teve suas atividades suspensas, não conseguirá mais atender seus clientes.

Com isso, a bit4you suspendeu todas as suas operações até que entenda o que acontece com a parceira, e diz que a situação pegou sua gestão de surpresa.

“Para melhor preservar os interesses de nossos clientes e por uma questão de equidade, suspendemos a execução de operações por meio da plataforma. Continuamos a tomar todas as medidas necessárias para proteger e preservar os ativos de nossos clientes e os manteremos informados sobre os desenvolvimentos.”

Corretora diz que deverá apresentar recurso contra tribunal de falência

Seguindo com o nebuloso caso na Europa, a CoinLoan diz que o Tribunal da Estônia achou fácil emitir uma ordem de falência contra o negócio.

Em nota, a corretora declarou que o caso espera conhecer a realidade da empresa, que ainda tem liquidez para atender aos clientes, contrariando as alegações dos órgãos públicos oficiais.

“Nossa equipe jurídica forneceu argumentos suficientes para provar a capacidade da CoinLoan de cumprir suas obrigações. A nomeação do administrador interino parece ser a maneira mais fácil de o tribunal encontrar uma solução, permitindo que um terceiro independente verifique a situação financeira da empresa. Vamos interpor recurso, mas também devemos obedecer à decisão judicial existente.”

De qualquer forma, os saques para clientes seguirão travados e investidores de duas plataformas da Europa enfrentam os temores de perderem dinheiro.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias