“Criptomoeda do Facebook é um lobo vestido de ovelha”, diz co-fundador da Ethereum

Siga no
Imagem de Sarah Richter por Pixabay

Joseph Lubin, fundador da ConsenSys e co-fundador da Ethereum publicou recentemente um post onde descreve a criptomoeda do Facebook como “um lobo centralizado vestido de ovelha descentralizada”.

Lubin reconhece que a moeda Libra é projetada para envio de dinheiro de forma rápida e barata, mas observa que o Facebook está ciente da falta de confiança entre a empresa e o público. Como tal, Joseph diz: “Não preciso confiar no Facebook e em outros intermediários para confiar na Libra?”

Como ele ressalta, o nome da gigante da mídia social quase nunca é mencionado no whitepaper ou em seus documentos técnicos, sugerindo que o Facebook está consciente da falta de confiança que o público tem na empresa.

Além disso, Lubin observa que, com o whitepaper da Libra, o Facebook não elimina a “confiança subjetiva” como a maioria das blockchains tem a intenção de fazer. Em vez disso, o Facebook está realmente nos pedindo para confiar neles.

Continuando com o tema da confiança, Lubin observa que a Libra exige nossa confiança de que acabará por se transformar em um sistema descentralizado”, em vez de mantê-lo nas mãos de 28 empresas.

O co-fundador da Ethereum, em seguida, afirma que os investidores mais jovens provavelmente estarão “mais interessados ​​em sistemas de pagamento baseados em protocolos verdadeiramente descentralizados do que em concordar em se verificar no Facebook”.

Isso se torna ainda mais verdadeiro quando se considera quanto dinheiro o Facebook ganha com a venda de dados de usuários. Lubin levanta preocupações sobre o que pode acontecer se começarmos a dar ao Facebook informações sobre nossas finanças pessoais também.

“mesmo que tenham a melhor das intenções – ‘acidentes’ e incursões acontecem quando se confia em arquiteturas centralizadas”, diz ele.

Finalmente, Lubin revela que sua empresa começou a revisar o código-fonte da moeda.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Analista de Sistemas, entusiasta de criptomoedas e blockchain. Tradutor do site Bitcoin.org Sugestão de pauta: mateus@livecoins.com.br
Mão segurando picolé laranja, cor do Bitcoin

Homem compra picolé com Bitcoin em El Salvador em menos de 15 segundos

Um homem gravou um vídeo em El Salvador comprando um simples picolé com Bitcoin, a compra não demorou 15 segundos para ser completada. A...
Roberto Campos Neto, presidente do BCB no Brasil

Presidente do Banco Central do Brasil pede cautela com Bitcoin

O presidente do Banco Central do Brasil (BCB) pediu que as pessoas tenham cautela com o Bitcoin. Reunindo especialistas do setor financeiro brasileiro para...
Imagem: ShutterStock

Fundadores de corretora de Bitcoin desaparecem com R$ 17 bilhões de clientes

Dois irmãos na África do Sul podem ser responsáveis pelo maior golpe Ponzi envolvendo o Bitcoin já aplicado no país. O nome da empresa...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias