Uma criptomoeda com uma grave falha em sua implementação de contrato inteligente foi hackeada na madrugada desta quarta-feira (2), com seu preço caindo a zero em menos de 1 hora.
O projeto em questão é o Uwerx Network, que mantinha um pool de liquidez na Uniswap, e acabou passando pelo problema.
Com isso, o token UWERX morreu e os responsáveis pedem agora que o hacker devolva pelo 80% dos valores roubados.
Equipe pede que hacker devolva pelo menos 80% dos valores roubados em criptomoeda ether
A empresa Peckshield, que monitora projetos de criptomoedas em várias redes, divulgou que a UWERX passou pelo problema, mostrando que o token morreu nesta quarta. Ou seja, mesmo aqueles investidores que ainda possuem tokens, eles não conseguirão mais trocar seus ativos digitais.
Ainda não está totalmente claro como a equipe do projeto fará para contornar o problema. A Uwerx Network afirmava ser uma blockchain global, que apresentaria o futuro da Gig economy, ou de trabalhos de freelancers.
Ao todo, a estimativa de roubo deste projeto é de US$ 325 mil, ou seja, R$ 1,5 milhão, por meio de 170 Ethers (ETH).
Com o ataque, o projeto agora tenta recuperar pelo menos 80% dos fundos, afirmando que o hacker pode manter para ele 20% como recompensa por encontrar a falha.
“Mensagem para o exploiter: Considere devolver 80% dos fundos explorados e manter 20% como uma recompensa de white-hat. Se você concorda com isso, envie o Ethereum roubado para o nosso endereço: 0x6a2A1481c09d55Da3A733fae5691ee72f344555E.”
Message to the exploiter:
Please consider returning 80% of the exploited funds and keeping 20% as a white-hat bounty.
If you agree to this, please send the exploited Ethereum to our deployment address:
0x6a2A1481c09d55Da3A733fae5691ee72f344555E https://t.co/OC0RvlRtVS
— Uwerx (@uwerx_network) August 2, 2023
No entanto, não há garantias de que o hacker poderá devolver, o que mantém o projeto em pane total nesta quarta.
Equipe tenta animar investidores para um “relançamento” com o que sobrou
Com a maioria dos recursos fluindo para as carteiras do hacker, ele rapidamente enviou os fundos para o mixer Tornado Cash, em uma clara tentativa de ocultar para sempre os valores. A ação indica que ele não pretende mais devolver os valores e planeja ficar com a posse das moedas para si.
Para o futuro, o novo projeto afetado por um ataque hacker tenta reunir o que sobrou, para dar uma sobrevida ao Uwerx. Em nota via X (ex-Twitter), a equipe declarou que ainda há recursos anteriormente reservados, que poderão ser utilizados para um relançamento.
No entanto, não está claro como o projeto voltará e nem se os investidores continuarão com seus aportes. O caso é mais um lamentável no mercado de criptomoedas, em que equipes de tokens deixam falhas em suas implementações e causam prejuízos a quem acredita no projeto.
“Oi pessoal, vamos ter que relançar o WERX e usar os recursos que reservamos para recompras para relançar com liquidez. Teremos que mudar o cronograma de aquisição.”
Hi everyone,
We're going to have to relaunch WERX and use the funds we reserved for buy-backs to relaunch with liquidity.
We will have to change the vesting schedule.
We have contacted @SolidProof and @InterFiNetwork
— Uwerx (@uwerx_network) August 2, 2023