Uma criptomoeda até então desconhecida disparou nas últimas horas, após traders confundirem o ativo com um projeto de Sam Altman, o mesmo que fundou o ChatGPT, da empresa OpenAI.
A WorldCoin (WDC) tem como foco escanear os olhos das pessoas em troca de recompensas em criptomoeda.
A solução consegue escanear a íris dos olhos com objetivo de dar uma identificação única para cada pessoa no mundo. Entre os fundadores do projeto também estão executivos da Coinbase e do LinkedIn.
Criptomoeda errada dispara após ligações com cofundador do OpenAI, que viralizou com ChatGPT
Uma criptomoeda de nome WorldCoin (WDC) disparou últimos dias, chegando a registrar uma alta de 22% nas últimas 24 horas e chegou a ser cotada em US$ 0,0065.
O problema é que muitos investidores não entenderam é que a moeda, criada em 2013, não tem relação com a WorldCoin.org, que escaneia os olhos.
Ou seja, investidores podem estar comprando a moeda errada, por uma suposta ligação com Sam Altman, dono da OpenAI, empresa que viralizou nos últimos dias com sua solução de inteligência artificial chamada ChatGPT.
Na segunda-feira (5), o próprio Sam confessou em resposta a um seguidor que sua solução ChatGPT não será gratuita para sempre. Assim, investidores podem ter comprado a moeda errada quando procuraram pela verdadeira WorldCoin.
“Teremos que monetizar de alguma forma em algum momento, os custos de computação são impressionantes.”
we will have to monetize it somehow at some point; the compute costs are eye-watering
— Sam Altman (@sama) December 5, 2022
Parte da comunidade alerta para dados utilizados por ambas as plataformas
No caso da WorldCoin cocriada por Sam Altman, o projeto passa por um período de desconfiança. Isso porque, após escanear os olhos de muitas pessoas pelo mundo, registrando os dados em blockchain, a promessa era da criação de uma renda básica universal.
Em abril de 2022, por exemplo, uma publicação da BuzzFeedNews conversou com operadores dos leitores de olhos. De acordo com um deles, a equipe responsável pelo projeto era de ladrões e que ele acredita ter sido enganado.
Em sua defesa, a empresa respondeu apenas que durante a fase de testes, erros e problemas eram esperados, enquanto a criptomoeda ainda não foi lançada no mercado.
De qualquer forma, o sucesso repentino do ChatGPT, da OpenAI, que também pede dados dos usuários, é mais um acusado de ser um honeypot, ou seja, uma distração para clientes desatentos.
“O cofundador da Worldcoin, de escanear olhos, mineração de dados, shitcoin, é o CEO da OpenAI! É um honeypot!”
🚨The cofounder of Worldcoin, the eye scanning, data mining, shitcoin, is the CEO of OpenAI! 🚨
🚩🚩🚩
It's a honeypot! https://t.co/GS7X0MupBs
— Kyle (@KyleOfTheCorn) December 5, 2022
Sobre o projeto de inteligência artificial, até o bilionário Elon Musk começou a observar a solução, principalmente no custo para chatbots. Vale o destaque que o executivo comprou recentemente o Twitter está de olho no nascimento de um possível concorrente.
average is probably single-digits cents per chat; trying to figure out more precisely and also how we can optimize it
— Sam Altman (@sama) December 5, 2022