Criptomoeda do Facebook tinha plano ‘ingênuo’, diz cofundador da Diem Association

Assim que Dólar digital for criado, moeda Diem será eliminada.

Siga no
Criptomoeda do Facebook Diem e Libra
Criptomoeda do Facebook

De acordo com o cofundador da criptomoeda do Facebook, a Diem tinha um plano ‘ingênuo’. A informação foi compartilhada na última quarta-feira (26), por Christian Catalini, durante o evento Consensus 2021.

Catalini disse também que a Diem Association vai “eliminar” a Diem assim que o Federal Reserve (FED) emitir sua moeda digital de banco central (CBDC).

Catalini é professor de saída no MIT (Massachusetts Institute of Technology), onde fundou um laboratório de estudos sobre criptomoedas. Ele também é o economista chefe da Diem Association, antes conhecida como Libra, composta por grandes empresas, inclusive o Facebook.

Apesar da autocrítica, Catalini disse que os desenvolvedores aprenderam a lição e que o projeto será um sucesso a longo prazo, atuando mais como um complemento das CBDCs.

Vale o destaque que a emissão de um eventual dólar digital está em debate nos Estados Unidos.

Plano ‘ingênuo’

A criptomoeda do Facebook ainda passa por testes, não tendo sido lançada oficialmente para uso. Após várias mudanças, até de nome, a moeda será apenas uma stablecoin lastreada em dólar.

Contudo, cresce nos Estados Unidos os rumores da criação de um dólar digital, que serviria para frear o Yuan digital, já em fase de testes pela China. No país asiático, grandes empresas de tecnologia já utilizam a moeda digital como meio de pagamento.

Como um dólar digital poderá ser criado, os planos para a criptomoeda do Facebook então sofreriam mudanças, disse o cofundador da Diem, que afirmou que vai substituir a Diem quando a CBDC dos Estados Unidos for lançada.

“Somos o único emissor de uma stablecoin, que eu saiba, que se comprometeu publicamente a eliminar nosso próprio token e substituí-lo por um token CBDC”

A ideia inicial da Diem, que se chamava Libra, era ser uma moeda estável com várias divisas fiduciárias garantindo seu valor. Como alterou os planos para o lastro apenas em dólar, uma nova mudança no projeto pode ser iminente.

Objetivos mudaram rapidamente ou é apenas um blefe?

Apesar dos rumores que a criptomoeda do Facebook pode morrer após um eventual lançamento do dólar Digital, ainda sem data marcada para acontecer, a Diem Association segue fechando parcerias para crescer o ecossistema da moeda.

Além disso, no último dia 12 de maio, o próprio cofundador, Christian Catalini, havia afirmando que a Diem seria complementar ao CBDC. Desse modo, não está claro se houve uma mudança nos objetivos da criptomoeda do Facebook ou se seria apenas um blefe essa eventual desativação.

“Nossa jornada continua rumo à construção de um sistema de pagamento e rede aberta e interoperável que pode impulsionar a competição, inclusão financeira e inovação, bem como complementar os #CBDCs do setor público quando estiverem disponíveis.”

Desde que o Facebook iniciou seus planos de lançar sua criptomoeda, houve uma enorme pressão sobre a empresa. Mark Zuckberg, fundador e CEO da companhia, chegou a ser convocado pelo Congresso dos Estados Unidos para explicar essa nebulosa criação.

Para o Facebook, sendo uma das marcas mais valiosas e que detém grandes redes sociais, como WhatsApp, Messenger e Instagram, ter uma moeda própria daria vantagens para seus usuários, que poderiam negociar valores dentro dessas plataformas.

A expectativa era que a Diem fosse lançada ainda em 2021. Contudo, não se sabe se isso será realmente possível agora.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Mercado Livre e Mercado Bitcoin

Mercado Livre anuncia investimentos na Mercado Bitcoin

Operação reforça a presença da companhia no universo cripto, impulsionando seu desenvolvimento e adoção na região.  Paxos potencializa a experiência de transação de...
Notas de dólar

Fed lança relatório sobre dólar digital, porém não toma decisão

O Banco Central dos EUA, Federal Reserve (Fed), publicou um estudo de 40 páginas ressaltando pontos positivos e negativos da implementação de sua CBDC,...

Neymar compra 2 NFTs por R$ 6 milhões

O Twitter Blue é uma versão paga do Twitter que permite que os usuários possam ter diferentes vantagens e recursos e recentemente a rede...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias