Criptomoeda Libra do Facebook está pronta para ser lançada

Moeda teve que ser reinventada após pressão global

Siga no
Criptomoeda do Facebook Libra pronta
Criptomoeda Libra

A criptomoeda Libra, que tem como um dos criadores o Facebook, está pronta para seu lançamento. Segundo fontes envolvidas com o projeto, nos próximos dois meses a moeda digital deve ser lançada.

As criptomoedas devem assim ganhar um imenso destaque no mundo todo. Com mais de 2 bilhões de usuários, o Facebook é a maior rede social do mundo.

Além disso, o consórcio que está por trás do desenvolvimento da Libra conta com 27 empresas. Ou seja, o lançamento deverá apresentar as criptomoedas para um número expressivo de pessoas.

Vale o destaque que o projeto ambicioso da Libra teve que se adaptar as turbulências de governos. Contudo, ao que parece, a adaptação foi concluída e a Libra vem aí.

Criptomoeda Libra, apoiada pelo Facebook, pronta para lançamento em janeiro de 2021

O ano de 2021 nem começou e já promete um agito no mar das criptomoedas. Isso porque, segundo algumas pessoas envolvidas com o projeto, a Libra poderia estar chegando bem no mês de janeiro.

De acordo com o Financial Times, três pessoas envolvidas com o projeto confirmaram o lançamento. Com uma base de usuários maior que vários países, a moeda tem tudo para ganhar adoção em massa.

Desde 2019 de fato o projeto vem sendo discutido e era esperado seu lançamento em algum momento. Contudo, países se preocuparam com o projeto, colocando até o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, em audiências públicas.

A intenção inicial do projeto era lançar uma criptomoeda com blockchain própria. Seu valor de mercado, entretanto, seria atrelado a uma série de moedas nacionais, como Dólar, Yen, Euro, entre outras.

Os bancos centrais reagiram imediatamente, e na Europa a Libra recebeu advertências. Na última reunião do G20, por exemplo, os líderes deixaram claro que não querem o lançamento de uma stablecoin antes de uma regulamentação internacional.

Mesmo assim, a Libra continuou seus esforços e já até registrou marca no Brasil. O lançamento então parece ser inevitável.

Moeda teve que ser reinventada após pressão global

Segundo informações do Financial Times, a Libra então chega em janeiro de 2021. Contudo, o lançamento da moeda será acompanhado de novidades no “lastro” da moeda.

Isso porque, após a pressão global contra a Libra, foram retiradas várias moedas da cesta que iriam lastrear a moeda. Dessa forma, a “nova Libra” chega com lastro apenas em Dólar americano.

Seu valor igual ao do dólar limita os problemas com governos europeus. Além disso, garante que o ativo será menos volátil que o inicialmente planejado.

Após pedido de confirmação, a Libra ainda não havia declarado oficialmente o lançamento. De qualquer forma, o mercado começa a especular que a Libra está pronta para alcançar o mercado global.

Com várias redes sociais pertencentes ao Facebook, como WhatsApp, Instagram e Messenger, ainda não está claro onde seria possível utilizar a moeda. Por fim, janeiro de 2021 pode começar com agito no mercado de criptomoedas com o nascimento de um grande rival não apenas ao Bitcoin, mas ao próprio Dólar.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Bitcoin está se fundindo com mercado de ações

O Bitcoin já ultrapassou o ponto em que qualquer governo pode pensar seriamente em bani-lo porque o fenômeno está se tornando parte da economia...
Aplicativo Signal testa criptomoeda

Signal experimenta criptomoeda baseada na Stellar (XLM)

Um aplicativo que caiu no gosto popular, o Signal continua sua luta para ganhar novas funcionalidades. O app de mensagens agora está experimentando uma...
Bandeira do Brasil em cartão de crédito Binance Bitcoin

Binance libera compra de Bitcoin com cartão de crédito no Brasil

A corretora Binance liberou nesta nesta terça-feira (26) a compra de Bitcoin e criptomoedas com cartão de crédito no Brasil. Além disso, compras com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Signal experimenta criptomoeda baseada na Stellar (XLM)

Um aplicativo que caiu no gosto popular, o Signal continua sua luta para ganhar novas funcionalidades. O app de mensagens agora está experimentando uma...

Binance libera compra de Bitcoin com cartão de crédito no Brasil

A corretora Binance liberou nesta nesta terça-feira (26) a compra de Bitcoin e criptomoedas com cartão de crédito no Brasil. Além disso, compras com...

Mineradores estão vendendo Bitcoin e causando queda

Nos últimos dias o preço do Bitcoin tem se comportado de forma previsível, oscilando entre US $ 30 e US $ 35 mil. Mas...

Harvard e outras universidades estão comprando Bitcoin

Diversas universidades dos Estados Unidos estão comprando Bitcoin discretamente há pelo menos um ano, de acordo com informações do CoinDesk. Harvard, Yale, Brown a...

Presidente do Banco da Inglaterra sugere que criptomoedas estão com os dias contados

Durante um painel virtual de debate sobre moedas digitais em Davos, o presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, disse que uma moeda digital "duradoura"...