Desde o dia 26 de fevereiro de 2023, a criptomoeda Celestial (CELT) é acusada de manipular o mercado, utilizando a imagem da corretora OKX para isso, causando danos a investidores.
Ocorre queem setembro de 2021, a OKX Ventures, braço de capital de risco da corretora, investiu no GameFi, aportando 100 mil dólares no projeto.
Ou seja, a OKX era de fato uma investidora do projeto, mas não há outra relação além dessa, segundo a própria corretora. Contudo, o jogo NFT vinha prometendo lançar um jogo em parceria com a famosa plataforma de negociação, o que atraiu investidores ao seu ecossistema.
Criptomoeda manipulou o mercado com a imagem da corretora OKX, entenda como
Quando investiu na criptomoeda Celestial, a OKX recebeu, em contrapartida, alguns tokens. Tais tokens estão bloqueados na rede sem movimentação e só devem ser desbloqueados em um ano ainda.
Contudo, em 26 de fevereiro, a Celestial começou a divulgar seu novo jogo NFT chamado “OK Pro Son”, que causou revolta na OKX, segundo nota.
“Em 26 de fevereiro, o projeto anunciou oficialmente o lançamento de um novo jogo blockchain. Em 27 de fevereiro, vários KOLs o promoveram em nome de “OK Pro Son” nas plataformas de mídia social. Este comportamento não é permitido pela plataforma OKX.”
Na madrugada desta terça-feira (28), a OKX conduziu uma minuciosa investigação do caso e detectou 5 contas suspeitas de lucrarem com os anúncios maliciosos. Ao todo, mais de 700 mil USDT foram bloqueados das contas.
Além disso, a OKX procurou a equipe da Celestial e pediu a devolução de valores que já haviam sido sacados da plataforma. Os desenvolvedores concordaram em devolver 1,3 milhão em USDT para restituir os investidores lesados.
Por fim, a OKX declarou que vai dar 1 milhão em USDT para reforçar a restituição das vítimas, soma que ultrapassa os 3 milhões de dólares, em um caso que pode ser o primeiro em que uma corretora confessa ter sido envolvida em uma manipulação do mercado de criptomoedas.
Criptomoeda derrete após confusão e diz que funcionários da corretora são os culpados
Sem credibilidade com investidores após a manipulação de mercado em que ofertava um jogo associado a imagem da OKX, a Celestial (CELT) perde 51% de valor nas últimas 24 horas, caindo para US$ 0,0023.
Em explicação ao público, a Celestial deixou claro que vai recompensar os usuários da OKX afetados pela manipulação de mercado. Além disso, indicou que pretende queimar tokens recomprados, para ajudar a melhorar a cotação da moeda que segue derretendo.
“Faremos todos os esforços para compensar este incidente. Além do pagamento de compensação por este incidente, também teremos um plano de recompra e todos os tokens recomprados serão queimados.”
We will make every effort to compensate for this incident. Other than the compensation payment for this incident, we will also have a buyback plan, and all repurchased tokens will be burnt." https://t.co/RCIdY9vetp
— Celestial (@GameCelt) February 28, 2023
Contudo, chama atenção que o projeto Celestial aponta que não tem envolvimento com os anúncios falsos que manipularam o mercado. Assim, a equipe declarou que funcionários da OKX que conduziram a fraude, com a ajuda de um agente externo no mercado.
Vale lembrar que a OKX ainda investiga se algum funcionário participou da manipulação, que vai contra seus termos de uso e pode causar demissão de justa causa.