Criptomoeda usa nome de Elon Musk e dá golpe de R$ 1 milhão

Embora o nome Elona pareça um erro nosso, na verdade, este é o nome que o bilionário Elon Musk está usando em suas redes sociais, provavelmente após cometer um erro de digitação em um comentário no Twitter.

Golpe com criptomoeda.
Golpe com criptomoeda.

Nesta semana uma criptomoeda chamada ElonaVsMusk (EVP) foi criada após Elon Musk desafiar Vladimir Putin para uma luta, menos de três horas depois seus criadores deram um golpe equivalente a R$ 1 milhão de reais em BNB arrecadados.

Para encobrir o rastro os golpistas utilizaram a ferramenta Tornado Cash, enviando mais de 530 BNB para o serviço. Já o token EVP despencou 99% em apenas um minuto.

A reação da comunidade ao descobrir que pessoas colocaram dinheiro neste token foi de espanto. Alguns seguem sem entender como alguém investiu em tal moeda, outros afirmaram que as vítimas mereceram perder dinheiro.

Elona Vs Putin

Embora o nome Elona pareça um erro nosso, na verdade, este é o nome que o bilionário Elon Musk está usando em suas redes sociais, provavelmente após cometer um erro de digitação em um comentário no Twitter.

Indo além, o token ElonaVsPutin (EVP) está relacionado ao desafio de uma luta que o CEO da Tesla e da SpaceX propôs ao presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Sem muita surpresa, a Peck Shield apontou que o token EVP era, obviamente, um golpe. Além de ter despencado 99%, os golpistas conseguiram faturar mais de 1 milhão de reais ao sumir com 537 BNB.

“#ElonaVsPutin (EVP) despencou -99.78% em menos de uma hora. Não seja vítima disso.
Cerca de 537 #BNB dos golpistas do EVP foram para o TornadoCash”

Na verdade, a Peck Shield foi bastante conservadora ao afirmar que o token levou uma hora para desaparecer. Olhando o gráfico é possível ver que o despejo ocorreu em apenas um minuto e que a vida desta moeda durou poucas horas.

EVP/BNB, gráfico de 1 minuto. Fonte: PooCoin

Por fim, a comunidade de criptomoedas do Twitter ainda está espantada em como alguém coloca dinheiro em tais projetos. Já outros afirmam que as vítimas mereceram perder dinheiro.

O uso de nomes de famosos para aplicar golpes é uma estratégia bem antiga, além de tokens falsos como este e outros usando nomes de marcas como da Amazon, os golpistas também estão criando lives falsas no YouTube para enganar os mais inexperientes. Portanto, atenção redobrada antes de investir em projetos supostamente apoiados por famosos.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias