Criptomoedas de graça, listagens e burns, veja onde encontrar

Siga no

Você certamente já ouviu falar dos AirDrops, as bonificações para detentores de criptomoedas. Aliás, este é o motivo por trás da alta de 119% de XRP em dólar nos últimos 30 dias.

No entanto, este não é o único fator que costuma causar pumps (fortes altas) nas altcoins. É muito comum ver a comunidade se movimentando em torno de burns (queima), ou seja, retirar moedas de circulação.

Além disso, temos as listagens nas exchanges, o início de negociação de uma criptomoeda. O impacto é enorme, especialmente quando entra na Coinbase, Binance, ou OKEx.

Na realidade a lista de eventos que podem impactar as criptomoedas é extensa, já que inclui os forks, parcerias, além do lançamento de mainnet, as atualizações e plataformas independentes.

Como acompanhar este calendário?

Acho uma boa começar pelo CoinMarketCal, que além de ser um dos mais antigos e confiáveis, permite filtrar pelas top 100. Dessa forma, fica mais fácil limpar a tela de eventos que não são relevantes. Outro ponto a favor é o link para a fonte da informação, assim você pode ter certeza da origem.

Ah! O site traz automaticamente as informações pra português (meio tosco, mas OK), e dá para colocar em “modo noturno” lá no rodapé, do lado esquerdo.

Outra opção é o Coindar, que também permite filtrar pela capitalização de mercado em dólares, e volume negociado.

Eventos mais importantes

Bom, primeiramente é preciso entender que agendar eventos é relativamente simples. Se bastasse anunciar lançamentos, parcerias, forks e burns, todos o fariam. Na realidade, até tentam, porém o mercado está mais atento.

Desta maneira, deve-se analisar também o histórico, ou seja, qual foi o impacto dos eventos anteriores no preço da moeda. Além disso, se um projeto realiza regularmente melhorias mensais ou trimestrais, as chances de surpresa são menores.

Em geral, os Forks e Airdrops das moedas no top 20 são eventos importantes. Burns raramente impactam pois usualmente são moedas que não estavam em circulação. 

Quanto às listagens, usualmente a Coinbase tem impacto positivo, mas o efeito é muito rápido. Em suma, a alta pode durar até 1 ou 2 horas, porém depois devolve grande parte. Já na Binance ou OKEx, somente há pumps (altas fortes) quando é a primeira listagem dentre as 10 maiores exchanges.

Última dica, acompanhar blogs das exchanges

Há eventos que surgem de surpresa, por exemplo, competições de trade, ou suporte de determinada exchange à um Fork ou Airdrop. Vou compartilhar com vocês este segredo pra facilitar o trabalho!

Neste site acima, block.cc dá pra monitorar os anúncios em uma única tela. Lá no canto superior direito, dá pra trocar pro inglês. Curtiu? Compartilhe nos grupos de whatsapp e telegram e ajude-nos a produzir mais conteúdo de qualidade.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Marcel Pechman
Marcel Pechman é trader e analista de criptomoedas desde 2017. Atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Além de YouTuber em seu canal RadarBTC, foi reconhecido em diversas premiações como um dos maiores interlocutores do Bitcoin do país. Maximalista convicto, acredita na falência da moeda fiduciária, aquela emitida por governos.
Bitcoin regulação. Imagem: ShutterStock

Reguladores correm contra o tempo para regular criptomoedas

Após mais de uma década da criação do Bitcoin e do desdenho do governo, o setor de criptomoedas se tornou grande demais para ser...
Corretora de criptomoedas do BTG Pactual

BTG Pactual divulga vaga de emprego para sua corretora de criptomoedas

O BTG Pactual publicou a primeira vaga de emprego para sua corretora de criptomoedas que será lançada em breve no Brasil. Chamada Mynt, o anúncio...
Joe Biden. (Imagem: Wikimedia)

Biden planeja indicar crítica de criptomoedas para Gabinete Controlador da Moeda

Joe Biden, presidente dos EUA, planeja nomear Saule Omarova, professora de direito que publicamente se demonstrou ser contra as criptomoedas, para comandar o Escritório...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias