Criptomoedas de graça, listagens e burns, veja onde encontrar

Siga no

Você certamente já ouviu falar dos AirDrops, as bonificações para detentores de criptomoedas. Aliás, este é o motivo por trás da alta de 119% de XRP em dólar nos últimos 30 dias.

No entanto, este não é o único fator que costuma causar pumps (fortes altas) nas altcoins. É muito comum ver a comunidade se movimentando em torno de burns (queima), ou seja, retirar moedas de circulação.

Além disso, temos as listagens nas exchanges, o início de negociação de uma criptomoeda. O impacto é enorme, especialmente quando entra na Coinbase, Binance, ou OKEx.

Na realidade a lista de eventos que podem impactar as criptomoedas é extensa, já que inclui os forks, parcerias, além do lançamento de mainnet, as atualizações e plataformas independentes.

Como acompanhar este calendário?

Acho uma boa começar pelo CoinMarketCal, que além de ser um dos mais antigos e confiáveis, permite filtrar pelas top 100. Dessa forma, fica mais fácil limpar a tela de eventos que não são relevantes. Outro ponto a favor é o link para a fonte da informação, assim você pode ter certeza da origem.

Ah! O site traz automaticamente as informações pra português (meio tosco, mas OK), e dá para colocar em “modo noturno” lá no rodapé, do lado esquerdo.

Outra opção é o Coindar, que também permite filtrar pela capitalização de mercado em dólares, e volume negociado.

Eventos mais importantes

Bom, primeiramente é preciso entender que agendar eventos é relativamente simples. Se bastasse anunciar lançamentos, parcerias, forks e burns, todos o fariam. Na realidade, até tentam, porém o mercado está mais atento.

Desta maneira, deve-se analisar também o histórico, ou seja, qual foi o impacto dos eventos anteriores no preço da moeda. Além disso, se um projeto realiza regularmente melhorias mensais ou trimestrais, as chances de surpresa são menores.

Em geral, os Forks e Airdrops das moedas no top 20 são eventos importantes. Burns raramente impactam pois usualmente são moedas que não estavam em circulação. 

Quanto às listagens, usualmente a Coinbase tem impacto positivo, mas o efeito é muito rápido. Em suma, a alta pode durar até 1 ou 2 horas, porém depois devolve grande parte. Já na Binance ou OKEx, somente há pumps (altas fortes) quando é a primeira listagem dentre as 10 maiores exchanges.

Última dica, acompanhar blogs das exchanges

Há eventos que surgem de surpresa, por exemplo, competições de trade, ou suporte de determinada exchange à um Fork ou Airdrop. Vou compartilhar com vocês este segredo pra facilitar o trabalho!

Neste site acima, block.cc dá pra monitorar os anúncios em uma única tela. Lá no canto superior direito, dá pra trocar pro inglês. Curtiu? Compartilhe nos grupos de whatsapp e telegram e ajude-nos a produzir mais conteúdo de qualidade.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Marcel Pechman
Marcel Pechman
Atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Desde Mai/2017 faz arbitragem e trading de criptos, além de ser co-fundador do site de análise de criptos RadarBTC. Palestrante do Bitcoin Summit Florianópolis 2019
Corretora Brasileira Mercado Bitcoin

Mercado Bitcoin contrata JPMorgan e prepara IPO

O Mercado Bitcoin, maior corretora de criptomoedas do Brasil vai seguir os planos da americana Coinbase e começou a se preparar para abrir capital...

Imóveis nos EUA são vendidos acima do preço ofertado

A Redfin, agente imobiliário listado na bolsa Nasdaq, informou que o mês de março foi recorde nas 400 regiões metropolitanas em que atua. Na...
Gráfico do Bitcoin com preço em crescimento alta

Bitcoin renova máxima história e supera US $ 63 mil

Na manhã desta terça-feira (13), o preço do Bitcoin ultrapassou a marca de 63 mil dólares pela primeira vez na história . A criptomoeda...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias